Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
H.A.S., homem de 62 anos com controle irregular da pressão arterial relata que sofre defadiga e dispneia há 2 anos. Nega coronariopatia, DM, etilismo ou tabagismo. Epidemiologia para Chagas negativa. Deu entrada na emergência com queixa de dispneia em repouso há 3 dias. Ao exame estava dispneico 2+/IV cianose discreta, estase jugular moderada. PA = 100/ 84 mmHg, pulso 114 bpm, afebril, peso 82 Kg, altura 1,60 cm. O ritmo cardíaco mostrou-se bastante irregular SS 2+/IV em foco mitral com irradiação para axila. Estertores finos em bases pulmonares, fígado a 3 cm do rebordo costal direito e doloroso e edema 2+/IV de MMII. É manejado na emergência com ICC descompensada e internado na enfermaria. No 3º dia de internação, já mais estável, apresentou dispneia, cianose e PCR responsiva às manobras de reanimação permanecendo em ventilação mecânica com noradrenalina sendo encaminhado à UTI. Dado esse contexto, quais das hipóteses abaixo são mais adequadas como diagnóstico diferencial dessa intercorrência neste paciente:
TEP, AVC ou tamponamento cardíaco.
AVC, sepse ou TEP.
Sepse, pneumotórax ou IAM.
TEP, IAM ou arritmia.
HSA, TEP ou IAM.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda cujo agente etiológico é um parasito do gênero Plasmodium. Cinco espécies de protozoários desse gênero podem causar a malária humana, exceto:
Plasmodium falciparum
Plasmodium vivax
Plasmodium albicans
Plasmodium ovale
A doença ocupacional pulmonar que afeta basicamente as vias aéreas, com padrão obstrutivo, levando ao broncoespasmo e hiperprodução de muco e que acomete trabalhadores da indústria têxtil, expostos ao trabalho com algodão é a:
antracose
bissinose.
beriliose.
bagassose.
histiocitose.
O mesotelioma maligno apresenta forte relação causal com
irradiação.
infecção viral específica.
exposição a asbestos.
trauma torácico prévio.
tabagismo.
Considere os achados clínicos e laboratoriais abaixo.
I. Hemoglobina glicada de 9,2%.
II. LDL-colesterol de 175 mg/dL.
III. Elevação dos níveis de aldolase, CPK, TGO e DHL.
IV. Eletrocardiograma com fibrilação atrial de alta resposta ventricular.
Serão encontrados com maior probabilidade em uma mulher de 55 anos que apresenta dosagem de TSH muito aumentada APENAS os achados:
I e IV.
II e III.
II e IV.
I e II.
III e IV.
Em relação à Estratégia Saúde da Família (ESF), assinale a alternativa correta.
As Equipes de Saúde da Família trabalham de maneira integrada à rede de assistência em saúde dos municípios brasileiros.
A prevalência das condições mórbidas encontradas no nível de atenção próprio da ESF é semelhante àquela dos outros níveis hierárquicos do SUS.
Foi estabelecida por meio de Projeto de Lei antes da criação do SUS e teve seu funcionamento plenamente regulamentado por meio da NOB-96.
As equipes prestam assistência cobrindo um amplo leque de atividades, determinado pela demanda dos próprios pacientes.
Tem como fundamento a assistência domiciliar, determinada pela própria demanda dos pacientes.
Mulher 63 anos, tabagista, não hipertensa, apresentase na UTI com febre e tosse produtiva há 2 dias. Exame acusa PA 100/60 mmHg, FC 106 bpm, FR 30 mrpm e T 38,7oC. Ritmo cardíaco regular sem sopro e ausculta pulmonar com roncos e estertores crepitantes em base direita. Abdome flácido, indolor, sem visceromegalia e membros inferiores com edema 1+/IV. Conceitualmente, qual a melhor definição para esse quadro?
Síndrome da resposta inflamatória sistêmica.
Pneumonia.
Sepse pulmonar.
Sepse pulmonar grave.
Choque séptico de foco pulmonar.
É uma lesão na região genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV). A doença é também conhecida como crista de galo, figueira ou cavalo de crista. O trecho acima refere-se ao conceito de qual DST (Doença Sexualmente Transmissível)?
Condiloma acuminado
Linfogranuloma venéreo
Clamídia
Tricomoníase
A hipercalcemia pode ser uma manifestação paraneoplásica de diversos tumores malignos. Assinale o fármaco usado no tratamento da hipercalcemia da malignidade que, mais comumente, pode cursar com osteonecrose de mandíbula, principalmente no uso por tempo prolongado.
Nitrato de gálio.
Calcitonina.
Furosemida.
Zoledronato.
Dexametasona.
Numa prova oral, quatro acadêmicos de Medicina fizeram as seguintes afirmações sobre a doença de Alzheimer:
I. Histórico familiar de quadros demenciais é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
II. Nos pacientes com Alzheimer e depressão preferir os antidepressivos tricíclicos, já que não exacerbam a confusão mental.
III. Surtos psicóticos nas fases iniciais de demência sugerem o diagnóstico de Alzheimer.
IV. Perda da independência para atividades cotidianas é forte preditor da doença de Alzheimer.
É correto o que consta APENAS em
I e IV.
I e II.
III e IV.
II e III.
II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...