Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à diabetes melito (DM), assinale a opção correta.
O principal gene ligado ao aumento de suscetibilidade à DM do tipo 1 localiza-se na região HLA do cromossomo 16.
O componente genético é fator secundário na manifestação de DM do tipo 2, sendo o nível de concordância dessa doença em gêmeos idênticos entre 25% e 30%.
A diabetes em indivíduo jovem surgida na maturidade (MODY) um subtipo de DM decorrente de herança autossômica dominante inicia-se, usualmente, antes dos 25 anos, com o surgimento precoce de hiperglicemia.
Pacientes com formas monogênicas de DM as quais são definidas geneticamente que apresentam mutação no HNF1 α (fator de transcrição nuclear do hepatócito) não respondem às sulfonilureias, causando-lhes piora progressiva no controle glicêmico.
A maioria dos indivíduos com DM do tipo 1 possui o haplótipo HLA DR5 e(ou) HLA DR2.
No controle terapêutico das dores crônicas da Fibromialgia, deve-se considerar que
Os cálculos renais de estruvita desenvolvem-se rapidamente, em semanas ou meses, podendo ocupar toda a pelve renal e os cálices, se não tratados adequadamente. A respeito desse tipo de nefrolitíase, assinale a opção correta.
Em pacientes com litíase desencadeada por cálculos coraliformes, é comum que o pH urinário, medido por meio de exame de urina, seja persistentemente ácido.
Pacientes com infecções urinárias causadas por bactérias produtoras de uréase, como as do gênero Proteus ou Klebsiella, apresentam, muitas vezes, cálculos urinários de estruvita.
O tratamento de cálculos renais de estruvita deve ser exclusivamente conservador, incluindo o uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.
Os homens são mais propensos a formar cálculos puros de estruvita do que as mulheres.
O cálculo puro de estruvita compõe-se de uma mistura de carbonato de cálcio e urato monossódico.
Paciente com história pregressa recente de enfermidade gastrintestinal apresenta: fraqueza muscular ascendente e simétrica com dificuldade para se manter em pé e caminhar, diploplia, disartria, mialgias e hipotensão ortostática. Esse quadro sugere o diagnóstico de
Acerca de glomerulonefrite pós-estreptocócica (GNPE), doença decorrente de infecção prévia causada por linhagem específica de estreptococo beta-hemolítico do grupo A, assinale a opção correta.
Pacientes diagnosticados com GNPE apresentam, nas duas primeiras semanas de manifestação da doença, níveis séricos da fração C4 do complemento bastante reduzidos.
Quadros clínicos de GNPE têm bom prognóstico, uma vez que raramente evoluem para quadros de insuficiência renal crônica.
Metade dos pacientes diagnosticados com GNPE apresenta, inicialmente, proteinúria maciça e síndrome nefrótica.
Por tratar-se de doença de fundo imunológico, a GNPE, em sua apresentação típica, deve ser tratada com corticosteroides, que devem ser administrados durante dezenas de semanas.
Na biópsia renal de pacientes com GNPE, os achados mais comuns descritos ao exame de imunofluorescência são depósitos subendoteliais granulosos de imunoglobulina A(IgA), imunoglobulina E(IgE) e frações C3,C4, e C5-C9 do complemento.
Paciente com dor lombar baixa devido à doença degenerativa do disco intervertebral, sem indicação cirúrgica, deve ser conduzido terapeuticamente da seguinte forma:
Na avaliação clínica dos distúrbios acidobásicos, o diagnóstico diferencial das causas dos distúrbios pode ser obtido empregandose, entre outras ferramentas, o cálculo do hiato aniônico (âniongap). Pacientes cujo índice de hiato aniônico é usualmente normal apresentam acidose metabólica causada por
acidose tubular renal distal (tipo 1).
acidose láctica.
intoxicação provocada por etilenoglicol.
cetoacidose diabética típica.
intoxicação desencadeada por salicilatos.
Um paciente jovem, com múltiplos parceiros sexuais, apresentava queixa de dor abdominal baixa concomitante à temperatura corpórea acima de 38°C, leucorreia e VHS elevado. Após tratamento com ceftriaxone associado à doxicilina e metronidazol, verificou-se melhora clínica, o que sugere o diagnóstico de
A gota é uma doença metabólica causada por depósitos de cristais de urato monossódico nas articulações e nos tecidos conjuntivos. Com relação a essa doença, cujos indivíduos afetados têm maior risco de desenvolver nefrolitíase, assinale a opção correta.
A hiperexcreção urinária de ácido úrico e o pH urinário elevado são fatores de risco para o aparecimento de nefrolitíase desencadeada por altos níveis de ácido úrico no organismo.
A gota afeta com maior frequência mulheres de meia-idade, manifestando-se, inicialmente, na maioria das vezes, como artrite aguda.
O consumo elevado de cerveja e o uso crônico de aspirina em doses baixas são fatores de risco para o aparecimento da artrite gotosa.
Os agentes uricosúricos, tais como a probenecida, são indicados para o tratamento da artrite aguda de pacientes cujos níveis de excreção urinária de ácido úrico são inferiores a 1.200 mg/dia.
A maior parte dos indivíduos com hiperuricemia sofre, em algum momento de sua vida, de artrite provocada por deposição de urato monossódico.
Uma paciente jovem apresenta: edema acentuado em face e extremidades inferiores, ascite, atrofia muscular, aumento de peso, hipoalbuminemia e proteinúria. Então, a principal suspeita diagnóstica é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...