Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à Reforma Sanitária Brasileira, marque a alternativa CORRETA:
Setores da sociedade ligados ao meio acadêmico e aos profissionais de saúde tiveram papel decisivo no êxito da Reforma.
No Brasil, houve a participação do movimento popular, porém o movimento sindical não teve participação central como no caso da Itália.
Sofreu forte influência da Conferência Internacional sobre Atenção Básica de Saúde, realizada em Alma Ata, no Cazaquistão.
Surgiu como resposta pública à grande eficiência e racionalidade do sistema privado de saúde.
Um paciente de quarenta e um anos de idade, caminhoneiro, foi atendido em ambulatório apresentando prurido na fossa navicular que se estende para toda a uretra sintoma que, segundo o paciente, iniciou-se havia três dias , disúria e corrimento. O paciente relatou que o corrimento tinha inicialmente aspecto mucoide, mas que, com o passar do tempo, tornou-se mais abundante e purulento. O paciente referiu ter tido relações sexuais sem proteção havia uma semana. Ao exame físico, não foram encontradas úlceras na genitália.
Em face desse caso clínico, é correto afirmar que o provável agente etiológico da doença apresentada pelo paciente éNeisseria gonorrhoeae.
Haemophilus ducreyi.
Herpes simplex vírus.
Klebsiella granulomatis.
Chlamydia trachomatis.
São princípios e diretrizes para o Sistema Único de Saúde determinados pela Lei 8.080/1990, EXCETO:
Organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.
Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie, excetuando-se idosos, indígenas e estrangeiros.
Participação da comunidade.
Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
Um paciente de vinte e oito anos de idade foi atendido em emergência hospitalar apresentando febre não superior a 38,5o C (com base em medição da temperatura axilar), tosse improdutiva e dispneia progressiva, quadro que, segundo o paciente, prolongavase havia dez dias. O paciente relatou que, havia onze meses, sofria de diarreia crônica e emagrecia significativamente. Ao exame físico, apresentou-se hemodinamicamente estável, com 27 respirações por minuto e placas esbranquiçadas em orofaringe, e ausculta cardíaca e pulmonar normais. Apresentou, ainda leucopenia com linfopenia e PaO2 de 55 mmHg à gasometria arterial colhida em ar ambiente. Os resultados do raio X de tórax revelaram infiltrado reticular heterogêneo, difuso, bilateral e simétrico.
Nesse caso clínico, a conduta terapêutica mais indicada consiste na administração depenicilina cristalina.
claritromicina.
trimetoprim-sulfametoxazol.
gatifloxacina.
ciprofloxacina.
Marque a alternativa que apresenta alguma doença, agravo ou evento, que NÃO pertença à Lista de Notificação Compulsória determinada pela Portaria MS 104/2011:
Sífilis Congênita, Tularemia e Doença de Creutzfeldt-Jakob.
Sífilis Congênita, Tularemia e Doença de Creutzfeldt-Jakob.
Sífilis em Gestante, Violência doméstica, sexual e/ou outras violências.
Varíola, Filariose e Brucelose.
Texto para as questões 52 e 53
Um paciente de cinquenta e três anos de idade, portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica, foi atendido em emergência hospitalar apresentando vômito de coloração escura e diarreia enegrecida e fétida quadro clínico que se iniciou havia dois dias. Segundo a família, o paciente apresentou aumento do volume abdominal, dor difusa na região, diminuição do volume urinário, comportamento inadequado e grande dificuldade em despertar-se do sono. Ao exame físico, o paciente apresentou-se torporoso, descorado, taquipneico, febril, ictérico e acianótico, tendo sido observado, ainda, ginecomastia, hipotrofia muscular, ausência de pilificação, frequência cardíaca de 111 bpm e pressão arterial de 88 mmHg × 58 mmHg. Ao exame, observou-se que o abdômen estava globoso, distendido, sem sinais de irritação peritoneal e com sinal de piparote positivo, apresentando-se doloroso à palpação superficial. Constatou-se, ainda, macicez móvel, bem como fígado e baço não palpáveis e não percutíveis. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: hemoglobina = 8/dL; hematócrito = 26%; creatinina = 1,9 mg/dL; ureia = 74 mg/dL; potássio sérico = 5,9 mEq/L; e sódio sérico = 122 mEq/L.Considerando que o hospital onde esse paciente foi atendido disponha de todos os recursos diagnósticos e terapêuticos necessários para atendê-lo, assinale a opção em que é apresentada a conduta terapêutica mais adequada ao paciente em tela.
Reposição volêmica inicial com solução salina, terlipressin endovenosa e endoscopia digestiva alta.
Reposição volêmica inicial com solução hipertônica, lavagem nasogástrica com solução salina e endoscopia digestiva alta.
Reposição volêmica inicial com solução salina, passagem de sonda nasogástrica, pantoprazol endovenoso e balão esofágico.
Reposição volêmica inicial com transfusão sanguínea, lavagem nasogástrica com solução salina, hidróxido de alumínio via oral e escleroterapia.
Reposição volêmica inicial com solução coloide, passagem de sonda nasogástrica, ranitidina endovenosa e balão esofágico.
Com relação aos documentos médicos, o Código de Ética Médica veda ao médico, EXCETO:
Deixar de atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando assistência, ou deixar atestar óbito quando, a pedido da família, não o tenha verificado pessoalmente.
Expedir documento médico sem ter praticado ato profissional que o justifique, que seja tendencioso ou que não corresponda à verdade.
Usar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados na clínica privada.
Permitir o manuseio e o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade.
Texto para as questões 52 e 53
Um paciente de cinquenta e três anos de idade, portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica, foi atendido em emergência hospitalar apresentando vômito de coloração escura e diarreia enegrecida e fétida quadro clínico que se iniciou havia dois dias. Segundo a família, o paciente apresentou aumento do volume abdominal, dor difusa na região, diminuição do volume urinário, comportamento inadequado e grande dificuldade em despertar-se do sono. Ao exame físico, o paciente apresentou-se torporoso, descorado, taquipneico, febril, ictérico e acianótico, tendo sido observado, ainda, ginecomastia, hipotrofia muscular, ausência de pilificação, frequência cardíaca de 111 bpm e pressão arterial de 88 mmHg × 58 mmHg. Ao exame, observou-se que o abdômen estava globoso, distendido, sem sinais de irritação peritoneal e com sinal de piparote positivo, apresentando-se doloroso à palpação superficial. Constatou-se, ainda, macicez móvel, bem como fígado e baço não palpáveis e não percutíveis. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: hemoglobina = 8/dL; hematócrito = 26%; creatinina = 1,9 mg/dL; ureia = 74 mg/dL; potássio sérico = 5,9 mEq/L; e sódio sérico = 122 mEq/L.Considerando-se o caso clínico acima, é correto afirmar que o provável mecanismo fisiopatológico que ocasionou a alteração do estado de consciência do paciente foi
o aumento dos níveis de mioinositol no cérebro.
o aumento da concentração de amônia.
a hipoatividade do sistema GABA (ácido gama-aminobutírico).
a deposição de zinco nos gânglios da base.
a deficiência de manganês.
De acordo com o Código de Ética Médica, são direitos dos médicos, EXCETO:
Suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua decisão ao Conselho Regional de Medicina.
Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados e públicos com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte dos seus corpos clínicos, respeitadas as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Regional de Medicina da pertinente jurisdição.
Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e os ditames de sua consciência, não podendo haver legislação que infrinja sua autonomia.
Exercer a Medicina sem ser discriminado por questões de religião, etnia, sexo, nacionalidade, cor, orientação sexual, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza.
Com relação à esclerose sistêmica (ES), um distúrbio sistêmico crônico que causa espessamento da pele (esclerodermia) e comprometimento de diversos órgãos, assinale a opção correta.
As manifestações pulmonares mais comuns em pacientes com ES incluem a pneumonite de aspiração e a bronquiolite obliterante.
A crise renal da ES com início súbito de hipertensão maligna acomete a maioria dos portadores de ES durante os primeiros quatro anos de evolução da doença.
Pacientes com ES apresentam frequentemente anticorpos séricos contra o citomegalovírus humano, fato que comprova a ação desse vírus na etiopatogenia da doença.
É incomum a ocorrência do fenômeno de Raynaud em pacientes nas fases iniciais da ES, podendo esse fenômeno surgir nas fases avançadas dessa doença.
Portadores de ES são acometidos por alguns autoanticorpos circulantes específicos dessa doença, tais como o antitopoisomerase 1 e o anticentrômero.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...