Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 59 e 60
Um paciente de sessenta e sete anos de idade foi atendido em emergência hospitalar apresentando diminuição da força dos membros superior e inferior esquerdo, cefaleia intensa, vômitos e redução do nível de consciência, sintomas que se manifestavam havia duas horas. Segundo familiares, o paciente foi diagnosticado como portador de hipertensão arterial, mas realizava o tratamento irregularmente. Ao exame físico, apresentou-se torporoso, com pressão arterial de 212 mmHg × 124 mmHg e com frequência cardíaca de 78 bpm, apresentando, ainda, hemiparesia esquerda completa proporcionada, com redução da força muscular. Não foram observadas alterações significativas nos demais resultados dos exames físico e neurológico. O paciente apresentou saturação de oxigênio à oximetria de pulso de 94% e glicemia capilar de 114. O resultado da tomografia de crânio revelou imagem hiperatenuante na região parietal à direita.Considere que o paciente do caso em apreço, logo após ter realizado tomografia computadorizada, tenha sofrido crise convulsiva generalizada, controlada inicialmente com a administração de diazepan endovenoso. Nessa situação, a fim de evitar a ocorrência de novos episódios de convulsão, a conduta terapêutica mais indicada é a administração de
pentobarbital intravenoso.
midazolan intravenoso.
propofol intravenoso.
fenitoína intravenosa.
fenobarbital intravenoso.
A enterite aguda causada por Giardia lamblia em adultos pode, segundo o Ministério da Saúde, ser tratada adequadamente utilizando-se o:
secnidazol, 2 gramas, via oral, de 12 em 12 horas, durante 7dias.
secnidazol, 2 gramas, via oral, dose única.
tinidazol , 500 miligramas , v ia oral , de 6 em 6 horas, durante 7 dias
tinidazol, 2 gramas, via oral, de 12 em 12 horas, durante 5 dias.
metronizol, 500 miligramas, IV, de 8 em 8 horas, durante 7dias.
Com referência às manifestações clínicas da Dengue, marque a alternativa INCORRETA:
A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.
A dengue na criança apresenta-se como uma síndrome febril bem característica com apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos, diarreia, manifestações respiratórias, hemorragia retiniana e exantema nódulo-eritematoso. O agravamento geralmente é insidioso, diferente do adulto, no qual os sinais de alarme de gravidade são mais dificilmente detectados.
No adulto acometido de dengue, na maioria dos casos, a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, associada à cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro-orbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia podem ser observados por 2 a 6 dias.
As manifestações hemorrágicas, como epistaxe, petéquias, gengivorragia, metrorragia, hematêmese, melena, hematúria e outros, bem como a plaquetopenia, podem ser observadas em todas as apresentações clínicas de dengue. É importante ressaltar que o fator determinante na febre hemorrágica da dengue é o extravasamento plasmático, que pode ser expresso por meio da hemoconcentração, hipoalbuminemia e ou derrames cavitários.
Texto para as questões 59 e 60
Um paciente de sessenta e sete anos de idade foi atendido em emergência hospitalar apresentando diminuição da força dos membros superior e inferior esquerdo, cefaleia intensa, vômitos e redução do nível de consciência, sintomas que se manifestavam havia duas horas. Segundo familiares, o paciente foi diagnosticado como portador de hipertensão arterial, mas realizava o tratamento irregularmente. Ao exame físico, apresentou-se torporoso, com pressão arterial de 212 mmHg × 124 mmHg e com frequência cardíaca de 78 bpm, apresentando, ainda, hemiparesia esquerda completa proporcionada, com redução da força muscular. Não foram observadas alterações significativas nos demais resultados dos exames físico e neurológico. O paciente apresentou saturação de oxigênio à oximetria de pulso de 94% e glicemia capilar de 114. O resultado da tomografia de crânio revelou imagem hiperatenuante na região parietal à direita.Assinale a opção em que é apresentada a escolha terapêutica mais adequada para o controle da pressão arterial do paciente em tela.
furosemida
fentolamina
nitroprussiato de sódio
nitroglicerina
hidralazina
Com relação aos conceitos em Epidemiologia, marque a alternativa INCORRETA:
Epidemia: é a manifestação, em uma coletividade ou região, de um corpo de casos de alguma enfermidade que excede claramente a incidência de uma doença prevista. O número de casos que indica a existência de uma epidemia varia com o agente infeccioso, o tamanho e as características da população exposta, sua experiência prévia ou falta de exposição à en-fermidade, e o local e a época do ano em que ocorre.
Endemia: é a presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada; pode também expressar a prevalência usual de uma doença particular numa zona geográfica.
Prevalência: é a expressão do número de casos antigos de uma doença (ou grupo de doenças), excluídos o total de casos novos, numa população definida, durante um intervalo de tempo especificado, dividido pelo número de indivíduos desta mesma população, para o meio do intervalo de tempo especificado.
Janela imunológica: período entre a infecção e o início da formação de anticorpos específicos contra o agente causador. Geralmente, este período dura algumas semanas, e o paciente, apesar de ter o agente infeccioso presente em seu organismo, apresenta resultados negativos nos testes para a detecção de anticorpos contra o agente.
Uma paciente de setenta e quatro anos de idade foi atendida em pronto-socorro relatando ter acordado com dispneia intensa na noite anterior e sentir dispneia aos pequenos esforços havia dois dias. Ao exame físico, apresentou-se afebril, acianótica, com saturação de oxigênio à oximetria de pulso de 88%, extremidades frias, sudorese profusa, frequência respiratória de 26 rpm, pressão arterial de 135 mmHg × 88 mmHg, frequência cardíaca de 121 bpm, turgência jugular a 30º e íctus cordis propulsivo e desviado para a esquerda. À ausculta cardíaca, apresentou ritmo cardíaco regular em três tempos (terceira bulha), com sopro sistólico no segundo espaço intercostal à direita e com irradiação para região cervical. À ausculta pulmonar, observaram-se estertores crepitantes até ápice e bilateralmente. Não foram observadas alterações significativas nos demais resultados do exame clínico. O resultado do eletrocardiograma demonstrou taquicardia sinusal e sobrecarga ventricular esquerda.
Com base no quadro clínico acima, assinale a opção em que é apresentado o principal diagnóstico para o paciente em tela.edema agudo de pulmões
emergência hipertensiva
tamponamento cardíaco
cor pulmonale
tromboembolismo pulmonar
Com referência à história da Saúde Pública no Brasil, marque a alternativa CORRETA:
Com a criação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), o INAMPS deixou de atuar como órgão de execução direta de ações e serviços de saúde, repassando essas atribuições para os governos estaduais e municipais.
Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) representavam um modelo de equidade no atendimento às diversas categorias de trabalhadores com financiamento público.
As Brigadas Sanitárias foram exemplo de cooperação e participação popular pacífica nas campanhas de vacinação contra a Febre Amarela, idealizadas por Oswaldo Cruz.
A criação do INAMPS, em 1977, ampliou o número de beneficiários das políticas públicas de saúde, levando à universalização do acesso à saúde, pois o atendimento não mais dependia da contribuição ou não de cada cidadão.
procainamida endovenosa
digitálico endovenoso
manobra vagal
metoprolol endovenoso
desfibrilação cardíaca não sincronizada
São programas de atenção à saúde com papel importante na transformação do modelo assistencial do SUS, EXCETO:
Programa de Saúde Mental.
Política Nacional de Saúde Bucal Brasil Sorridente.
Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM).
Programa de Saúde da Família PSF.
Assinale a opção em que é apresentado o tratamento mais adequado a pacientes acometidas de primeiro episódio de candidíase vulvovaginal.
clindamicina creme a 2%, por via vaginal, a cada 24 horas, à noite, ao deitar-se, durante sete dias
tinidazol 2, por via oral, em dose única
cetoconazol 400 mg, por via oral, a cada 24 horas, durante cinco dias
miconazol creme a 2%, por via vaginal, a cada 24 horas, à noite, ao deitar-se, durante sete dias
metronidazol 500 mg, por via oral, a cada 12 horas, durante sete dias
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...