Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Homem de 21 anos, oriundo de zona rural no interior da Bahia, é atendido por febre irregular, perda de peso e aumento progressivo do volume abdominal nos últimos 10 meses. Encontra-seemregular estado geral, com febre baixa, hipocorado e desnutrido. Exame do abdome com hepatoesplenomegalia, com baço ultrapassando a linha média. Exames laboratoriais evidenciam pancitopenia, aumento do VHS, hipoalbuminemia e hipergamaglobulinemia policlonal.Aprincipal hipótese diagnóstica é:
febre tifoide.
malária.
leptospirose
leishmaniose visceral.
febre amarela.
Texto para as questões 26 e 27
Uma paciente de cinquenta e cinco anos de idade procurou o serviço de saúde com queixa de apresentar, havia dois meses, dor na região mamária esquerda em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, associada a dispneia desencadeada com a tarefa de varrer a casa, que melhoram quando adota a posição de repouso. Associa sudorese profusa, náusea e palpitações. Faz tratamento para hipertensão arterial e diabetes melito, ambas controladas, segundo anotações na carteirinha do posto de saúde. O exame físico mostra índice de massa corporal de 35 kg/m², sem outras alterações.Com referência ao caso clínico apresentado, assinale a opção correspondente ao tratamento não farmacológico indicado.
orientar para não beber líquidos às refeições
prescrever dieta hipograxa e rica em fibras
treinar para realizar respirações mais superficiais
impedir a realização de atividades físicas
encaminhar para programa de educação postural
Nos acidentes ofídicos provocados pelo gênero Bothrops (jararaca), a ação predominante da peçonha e os dados clínicos predominantes são, respectivamente,
Paciente de 20 anos apresentou lesões papulovesiculosas em superfície externa de extremidades e no tronco. Após avaliação dermatológica, com realização de biopsia, foi feito o diagnóstico de dermatite herpetiforme. O dermatologista prontamente encaminhou o paciente para pesquisa da seguinte condição associada:
doença celíaca.
doença diverticular do cólon.
cirrose hepática.
retocolite ulcerativa.
lúpus eritematoso sistêmico.
Texto para as questões 26 e 27
Uma paciente de cinquenta e cinco anos de idade procurou o serviço de saúde com queixa de apresentar, havia dois meses, dor na região mamária esquerda em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, associada a dispneia desencadeada com a tarefa de varrer a casa, que melhoram quando adota a posição de repouso. Associa sudorese profusa, náusea e palpitações. Faz tratamento para hipertensão arterial e diabetes melito, ambas controladas, segundo anotações na carteirinha do posto de saúde. O exame físico mostra índice de massa corporal de 35 kg/m², sem outras alterações.Assinale a opção correspondente ao diagnóstico que melhor explica os sintomas da paciente.
refluxo gastroesofágico
angina
dor osteomuscular
dor psicogênica
pleurite
Com relação à pielonefrite na infância, pode-se afirmar que
Homem de 40 anos realizou ultrassonografia abdominal que mostrou imagem isoecogênica de 4 cm em lobo hepático direito. Para melhor esclarecimento da lesão, o seu médico assistente solicitou uma tomografia computadorizada dinâmica que confirmou a presença de lesão homogênea, com captação arterial rápida de contraste, além de perda também rápida da captação na fase venosa. Notava-se, ainda, cicatriz central hipodensa, contendo artéria que dava origem a múltiplos ramos contrastados (aspecto de roda-de-carruagem). A principal hipótese diagnóstica é:
hamartoma.
abscesso amebiano.
hemangioma cavernoso.
linfoma
hiperplasia nodular focal.
Assinale a opção correspondente ao grupo farmacológico antihipertensivo que age reduzindo o débito cardíaco e inibe a síntese de renina pelo aparelho justaglomerular.
betabloqueadores
vasodilatadores de ação direta
inibidores da enzima conversora da angiotensina
bloqueadores de canais de cálcio
diuréticos tiazídicos
O uso do AAS como antitérmico sofreu significativa redução em grande parte do mundo. Particularmente em pediatria, na vigência de um quadro viral, a complicação mais temida é a
Paciente de 25 anos, em acompanhamento por Doença de Crohn, com acometimento ileal, é internado por nefrolitíase. O tipo de cálculo mais comum neste caso é o de:
ácido úrico.
cistina
fosfato amoníaco magnesiano.
oxalato de cálcio.
estruvita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...