Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Parotidite Infecciosa (caxumba, papeira ) é uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. (Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde). O reservatório do vírus é:
Planta
Fungo
Animais peçonhentos
Homem
Com relação a doenças ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos, julgue os itens a seguir.
A epicondilite lateral é uma síndrome dolorosa localizada na região do epicôndilo lateral, parte óssea mais proeminente no aspecto lateral do cotovelo e que constitui o sítio de origem dos músculos supinador do antebraço e extensores do punho e dos dedos.
Com relação à artrite reumatoide (AR), assinale a opção correta.
Os inibidores seletivos de ciclo-oxigenase2 são mais eficazes na redução do processo inflamatório e da dor em relação aos demais anti-inflamatórios não hormonais.
Os antimaláricos (difosfato de cloroquina ou sulfato desidroxicloroquina) são considerados os fármacos padrão no tratamento da AR devido a suas propriedades de redução dos sintomas e da progressão das lesões radiográficas.
O adalimumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que se liga ao receptor de interleucina-6 e é indicado rotineiramente no período inicial da AR, com o objetivo de mudar o curso dessa doença a longo prazo.
A doença pode levar a limitação funcional, com perda de capacidade laboral e de qualidade de vida, porém sem repercussão na sobrevida dos pacientes acometidos.
O efeito mais conhecido e esperado dos corticoides no tratamento da AR é a melhora do processo inflamatório e da dor; além disso, há evidência de que os corticoides modificam o curso da doença.
Em relação a abordagem dos chamados fatores de risco da aterosclerose e das suas consequências clínicas, selecione a afirmativa correta.
Em relação a abordagem dos chamados fatores de risco da aterosclerose e das suas consequências clínicas, selecione a afirmativa correta.
Nos pacientes identificados com a síndrome metabólica, os objetivos terapêuticos da intervenção incluem um direcionamento nas causas subjacentes, como a obesidade e a atividade física deficiente, através das mudanças do estilo de vida.
Não há evidência epidemiológica do benefício do tratamento agressivo da dislipidemia com acréscimo da medicação à dieta e as medidas não farmacológicas , nos pacientes com arteriosclerose comprovada e história de evento coronariano prévio.
A probabilidade de adoecer por um evento coronariano em dez anos é determinada, exclusivamente, pelos níveis de HDL e LDL colesterol.
Em pacientes diabéticos, não há evidência epidemiológica da associação do uso de metformina e redução de eventos cardiovasculares.
A vacina DTP é indicada para:
Difteria, tuberculose e coqueluche
Difteria, tétano e coqueluche
Sarampo, tétano e coqueluche
Difteria, tuberculose e cólera
Julgue os próximos itens, relativos à exposição ocupacional a agrotóxicos.
A exposição crônica aos agrotóxicos inibidores da acetilcolinesterase é descrita entre os causadores de danos cognitivos permanentes.
O fármaco normalmente utilizado para a quimioprofilaxia, quando esta for indicada, em pessoas que tenham contato com pacientes tuberculosos é a
isoniazida.
etambutol.
estreptomicina.
estreptomicina.
rifampicina.
Em relação a abordagem clínica da cardiopatia isquêmica, selecione a afirmativa correta.
Não há evidência epidemiológica da associação de altos níveis plasmáticos de lipoproteínas de alta densidade (LDL), hipertensão arterial e diabetes, com alterações das funções normais do endotélio vascular.
O quadro clínico da angina tem padrão crescente, dura tipicamente de 30 a 60 minutos e irradia-se para os ombros e, frequentemente, para o trapézio.
não há evidência epidemiológica da associação de arteriosclerose coronariana com claudicação intermitente ou ataque isquêmico transitório.
Nos casos típicos, a angina aos esforços deve ser suspeitada quando a dor torácica é bem definida e fugaz, ou quando o desconforto doloroso é persistente e localizado na região inframamária.
O paciente típico, com angina de peito, é um homem de idade superior a 50 anos ou mulher com mais de 60 anos, que se queixam de desconforto torácico, tais como sensação de peso, pressão, constricção, e apenas raramente apresenta dor franca.
Doença infecciosa aguda, transmissível, de distribuição universal. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Ocorre sob as formas endêmica e epidêmica. Em lactentes, pode resultar em número elevado de complicações e até em morte. (Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde). O texto refere-se a:
Rubéola Aguda
Coqueluche
Hanseníase
Tuberculose
Julgue os próximos itens, relativos à exposição ocupacional a agrotóxicos.
A intoxicação crônica por agrotóxicos manifesta-se por meio de patologias que atingem diversos órgãos e sistemas, com destaque para as alterações imunológicas, hematológicas, hepáticas, neurológicas, malformações congênitas e tumores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...