Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. (Guia de Vigilância Epidemiológica, A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. (Guia de Vigilância Epidemiológica, A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. (Guia de Vigilância Epidemiológica,Ministério da Saúde). A vacina que previne a febre amarela é:
DTP + Hib (tetravalente)
BCG
17DD
DPTa
Com relação a doenças ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos, julgue os itens a seguir.
O zumbido, que constitui um dos sintomas mais comumente relatados nos quadros de perda auditiva induzida por ruído, é uma manifestação do mau processamento de sinais auditivos e envolve componentes perceptuais e psicológicos.
Uma paciente chegou ao pronto-socorro com o diagnóstico de intoxicação por ingestão excessiva de amitriptilina há seis horas. Ela apresentou episódios de taquicardia ventricular não sustentada e sem instabilidade hemodinâmica. Nesse quadro clínico, a conduta mais apropriada a ser tomada será
realizar uma lavagem gástrica e, em seguida, ministrar a ingestão de carvão ativado.
administrar fisostigmina.
realizar uma hemodiálise.
fazer uma alcalinização sérica com bicarbonato de sódio.
administrar flumazenil.
Assinale a afirmativa correta sobre o uso de álcool e o quadro clínico do alcoolismo.
Não há evidência epidemiológica da associação do quadro do alcoolismo com alterações de personalidade pré-existentes.
Asíndrome de abstinência é mais intensa durante o primeiro mês e sua remissão ocorre, simultâneamente, com os sintomas de perturbação do sono e ansiedade.
Não há evidência epidemiológica da associação do uso de intervenções breves e entrevistas motivacionais e a redução do uso de álcool.
Entre os usuários de três ou mais drinques por dia ocorre um aumento dose dependente da pressão arterial e a ingestão maciça crônica aumenta em seis vezes o risco de coronariopatia.
Não há evidência epidemiológica da associação do uso de doses modestas de álcool (1 a 2 drinques por dia) e diminuição do risco de morte cardiovascular.
Doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresenta. Atualmente, é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. Ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do principal mosquito vetor. (Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde, adaptado). O texto descreve a:
Dengue
Tuberculose
Tétano
Hanseníase
Com relação a doenças ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos, julgue os itens a seguir.
A pneumoconiose por abrasivos causada por alumina apresenta características similares às das pneumoconioses provocadas por poeiras mistas.
Em relação à anafilaxia, assinale a opção correta.
A adrenalina por via endovenosa está reservada para os casos mais graves: em iminência de parada cardiorrespiratória, no choque e nos casos não responsivos ao tratamento inicial.
Há evidências consistentes de que os corticosteroides têm efeito imediato no bloqueio da liberação dos mediadores préformados, o que promove rápida resolução do quadro clínico.
Não há correlação entre a rapidez da instalação da manifestação clínica e a gravidade dos sintomas.
A maioria dos pacientes apresenta um quadro clínico com curso bifásico, em que os sintomas diminuem inicialmente e reaparecem uma a oito horas após.
A dosagem de histamina é útil na sala de emergência para auxiliar no diagnóstico e na melhor abordagem terapêutica nas primeiras doze horas do quadro clínico.
Em relação ao clínico e laboratorial do hipotiroidismo, selecione a afirmativa correta.
Embora os níveis de TSH se modifiquem, hemodinamicamente, em resposta as alterações de T4 e T3, a alta sensibilidade e especificidade da dosagem do TSH permitem rastrear uma disfunção tireoideana.
O nível de T4 livre só detecta de 2 a 5% dos casos de hipertireoidismo.
Após um processo autoimune, pode ocorrer o hipotiroidismo subclínico, com níveis elevados de TSH e baixos níveis de hormônios (T3 e T4).
O hipotiroidismo iatrogênico como ocorre após tratamento com iodo radioativo produz um quadro irreversível.
A doença de Graves é uma causa rara de tireotoxicose.
São meios de transmissão da AIDS, exceto:
Relação sexual desprotegida
Gotículas de saliva
Agulhas e seringas contaminadas
Pelo leite materno de mãe contaminada
Com relação a doenças ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos, julgue os itens a seguir.
O pixe, a graxa e o arsênio são produtos químicos que causam o câncer cutâneo ocupacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...