Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta tendo em vista as características habitualmente associadas ao linfogranuloma venéreo.
O quadro clínico dessa doença inicia-se com ulceração dolorosa de borda plana ou hipertrófica, bem delimitada, com fundo granuloso, de aspecto vermelho vivo e de sangramento fácil. A ulceração evolui lenta e progressivamente, podendo se tornar vegetante ou ulcerovegetante.
A lesão de inoculação dessa afecção inicia-se por pápula, pústula ou exulceração indolor, que desaparece sem deixar sequela, e o diagnóstico deve ser considerado nos casos de adenite inguinal e de estenose uretral ou retal.
O sintoma mais precoce do linfogranuloma venéreo é a sensação de prurido na fossa navicular, que se vai estendendo para toda a uretra e que, após um a três dias, faz que o doente se queixe de disúria, seguida por corrimento, inicialmente mucoide, que, com o tempo, vai-se tornando, às vezes, mais abundante e purulento.
Essa afecção caracteriza-se por lesões múltiplas e habitualmente dolorosas e pela transmissão exclusivamente sexual, provocada pelo Haemophilus ducreyi.
O linfogranuloma venéreo é caracterizado pelo aparecimento de lesões vesiculosas que, em poucos dias, transformam-se em pequenas úlceras, precedidas de sintomas de ardência, prurido e dor.
Em relação a abordagem clínica e laboratorial das linfadenopatias, selecione a afirmativa correta.
O aumento dos linfonodos intra-abdominais é associado com doenças benignas.
A grande maior ia dos pacientes com linfadenopatia apresenta uma etiologia inespecífica, mas a mononucleose, toxoplasmose e os linfomas podem ser responsáveis por cerca de 40% dos casos.
A adenopatia generalizada, corresponde ao comprometimento de gânglios em duas áreas de linfonodos contíguos.
O local mais frequente de adenomegalia é o pescoço sendo a maioria de etiologia maligna.
O aumento de linfonodos surpraclaviculares e escalenos deve ser considerado anormal, quando detectados no exame físico.
O modo de transmissão do sarampo é:
Picada de inseto
Via transplacentária
Introdução de esporos em solução de continuidade da pele e mucosas
De pessoa a pessoa
Julgue os próximos itens, relativos à exposição ocupacional a agrotóxicos.
Em casos de suspeita de intoxicação, a dosagem de acetilcolinesterase verdadeira é um indicador biológico de exposição a organofosforados ou carbamatos.
Tendo em vista que a cirurgia bariátrica (CB) proporciona redução nos índices de morbimortalidade, como demonstrado em um estudo observacional de dez anos de seguimento, assinale a opção que apresenta, respectivamente, um quadro de indicação (ID) e um quadro de contraindicação (CT) para a realização dessa cirurgia.
ID: adulto com IMC de 41 kg/m² sem comorbidades; CT: antecedente de infarto do miocárdio sem complicações há mais de um ano
ID: adulto com IMC de 36,5 kg/m² e resistência a tratamentos para obesidade conservadores realizados regularmente há seis meses; CT: depressão maior, refratária aos tratamentos conservadores instituídos
ID: síndrome metabólica e IMC de 39 kg/m²; CT: dificuldade de compreender riscos, benefícios e resultados esperados, alternativas de tratamento e mudanças no estilo de vida requeridas com a CB
ID: controle glicêmico em diabético com IMC de 32 kg/m²; CT: dependência de álcool ou drogas ilícitas
ID: adulto hipertenso com IMC de 37 kg/m² e controle inadequado da PA a despeito do uso regular de três antihipertensivos; CT: episódio de ataque isquêmico transitório há seis meses
Selecione a afirmativa correta sobre o quadro clínico e laboratorial das anemias.
Não há evidencia epidemiológica da associação das lesões hepáticas relacionadas ao uso do álcool e alteração dos índices eritrocitários.
Os pacientes com artrite reumatoide ativa de longa duração ou infecções crônicas, como tuberculose, apresentam anemia macrocítica hipercrônica.
Nos indivíduos mais jovens, com anemia ferropriva compensada, a reposição de ferro pode ser iniciada independente da identificação precisa da causa da deficiência de ferro.
Em geral, a anemia associada a inflamação crônica é normocítica e normocrômica.
A anemia associada à inflamação crônica cursa com níveis baixos de ferro sérico e de ferritina.
Com relação ao Sarampo, complete a frase abaixo. O vírus do sarampo pertence ao gênero _______________, família ____________________.
Morbillivirus, Paramyxoviridae
Influenza, Ortomixiviridae
Rubivírus, Togaviridae
Morbillivirus, Ortomixiviridae
Acerca da incapacidade laborativa do servidor público federal, julgue os itens a seguir.
Quanto à abrangência profissional, a incapacidade omniprofissional diz respeito ao desempenho de atividade específica entre as atividades do cargo, função ou emprego.
Com referência a obesidade e síndrome metabólica, assinale a opção correta.
O ponto de corte da circunferência abdominal a partir do qual há maior risco cardiovascular é de 80 cm para homens, independentemente da etnia do paciente avaliado.
Recomenda-se uma dieta planejada individualmente para se criar um déficit diário de 500 kcal a 1.000 kcal como parte integrante de programas de perda de peso que objetivem diminuição de 0,5 kg a 1 kg por semana.
Em um período de doze meses, menos de 20% dos pacientes recupera o peso perdido no pré-tratamento e a maioria mantém perda de 5 kg ou mais.
Dietas hipocalóricas, escassas em gorduras, ricas em carboidratos complexos e em fibras resultam em aumento dos níveis de triglicerídios, da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes obesos e diabéticos.
O IMC é um indicador preciso da distribuição da gordura corporal.
Dos dados abaixo, o que será encontrado com maior probabilidade num homem de 50 anos, que apresenta a síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético, é
hipernatremia.
expansão de volume sem edema.
sódio urinário praticamente indetectável.
pressão arterial diastólica superior a 110 mmHg.
histórico de uso de carbonato de lítio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...