Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente com 56 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo 2 e HAS diagnosticados há 6 anos. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta os exames subsidiários (além dos exames de rotina como uréia, creatinina, glicemia, ECG) que são indicados para avaliação precoce das repercussões sistêmicas dessas duas doenças.
Ecocardiograma, clearance de creatinina e ultrassom de rins.
Exame de fundo de olho, microalbuminúria e clearance de creatinina.
Ultrassom de rins, exame de fundo de olho e cintilografia coronariana.
Cintilografia coronariana, microalbuminúria e tomografia computadorizada de rins.
Clearance de creatinina, cintilografia coronariana e teste ergométrico.
4/ 2/ 1/ 3
2/ 1/ 3/ 4
3/ 4/ 1/ 2
3/ 2/ 4/ 1
1/ 3/ 2/ 3
Paciente de oitenta anos de idade relatou, em consulta em ambulatório, apresentar, havia um ano, sintomas compatíveis com dispneia progressiva, dispneia aos mínimos esforços e episódios de dispneia paroxística noturna. O exame físico mostrou PA de 130 mmHg × 70 mmHg, ritmo cardíaco em três tempos (terceira bulha) e ictus visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo na linha axilar anterior esquerda. Observou-se, ainda, sopro holossistólico de grau 4 (classificação de Levine), com frêmito, mais bem audível no 2.º espaço intercostal direito na linha hemiclavicular à direita, com irradiação para as artérias carótidas, além de turgência jugular a 30º. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em bases pulmonares. No exame físico, o paciente não apresentou outras alterações. O eletrocardiograma do paciente mostrou sobrecarga ventricular esquerda.
Considerando o caso clínico acima, julgue os seguintes itens.
Nesse caso clínico, há risco de eventual deposição de plaquetas e fibrina sobre a lesão valvar e a consequente formação de endocardite trombótica não bacteriana, podendo a lesão inicial ser infectada em episódio de bacteremia, de modo que a aderência da bactéria estimule um depósito ainda maior de fibrina e plaquetas, desencadeando a vegetação clássica da endocardite infecciosa.
Para o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico é necessário pelo menos 4 critérios de 11, não faz parte destes critérios:
erupção malar.
fotossensibilidade.
lúpus discóide.
endocardite.
Assinale a alternativa que apresenta os principais efeitos metabólicos dos diuréticos tiazídicos.
Hiperglicemia, hiperuricemia, hipertrigliceridemia, hipocalemia e hipercalcemia.
Hipocalemia, hipercolesterolemia, hipofosfatemia, hipernatremia e hipoglicemia.
Hiperglicemia, hipercalemia, hipocalcemia, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia.
Hipercalemia, hipoglicemia, hiponatremia, hipertrigliceridemia e hiperfosfatemia.
Hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia, hipocalcemia, hipoglicemia e hipernatremia.
Em relação à Terapia trombolítica, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Dever ser evitada em pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST. ( ) Suspeita de dissecção aórtica e neoplasia intracraniana conhecida são contraindicações absolutas à terapia trombolítica. ( ) Sangramento interno recente (nas últimas 2-4 semanas) são contraindicações relativas que requerem cuidados especiais.V/ F/ F
F/ V/ F
F/ V/ V
F/ F/ F
V/ V/ V
Em relação às doenças gastrintestinais e hepáticas, julgue os itens a seguir.
A pacientes com níveis de triglicerídios acima de 500 mg/dL recomenda-se tratamento com um fibrato, que contribuirá para a redução do risco de pancreatite.
Qual a terapia de primeira linha para Febre Reumática Aguda:
Penicilina G Benzatina.
Ceftriaxona
Cefalexina
Meropenem
Paciente com 28 anos de idade, sexo masculino, aparentemente hígido, iniciou com quadro febril (temperatura axilar maior que 38 graus + dispneia) há dois dias. Ao RX de tórax apresenta consolidação homogênea acometendo todo o lobo inferior do pulmão direito, sem alterações nas demais áreas do pulmão direito e sem alterações radiológicas no pulmão esquerdo. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta dois exames subsidiários necessários para avaliação inicial do caso e a conduta terapêutica antimicrobiana a ser instituída a partir do resultado desses exames.
Hemocultura e coloração de GRAM para o exame direto do escarro/ antibioticoterapia com penicilina G procaína ou gentamicina.
Coloração de GRAM para o exame direto do escarro e proteína C reativa/ antibioticoterapia com cefalexina ou amicacina.
Hemograma completo e coloração de GRAM para exame direto do escarro/ antibioticoterapia com penicilina G procaína ou amoxicilina.
Hemograma completo e hemocultura/ tratamento com amoxacilina ou gentamicina.
Hemograma completo e proteína C reativa/ antibioticoterapia com levofloxacino ou amicacina.
A hemorragia gastrointestinal superior (GIS) é um sangramento que se origina de uma fonte proximal ao ligamento de Treitz. Em relação a este assunto, assinale a alternativa incorreta.
A hipertensão portal pode causar hemorragia de varizes.
As varizes esofágicas se desenvolvem de colaterais entre a veia gástrica esquerda e a veia ázigos.
São sinais/ sintomas de hemorragia gastrointestinal, na síndrome de Mallory-Weiss (9%): hematêmese, melena, hematoquezia.
Para o sangramento de varizes esofágicas é recomendado o tratamento farmacológico para aumentar pressão venosa portal.
Um aumento da resistência ao fluxo sanguíneo para o fígado causa a abertura das vias colaterais porto-sistêmicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...