Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as comorbidades associadas à tuberculose pulmonar, as mais prevalentes na população são
linfoma de Hodgkin, diabetes mellitus, anemia falciforme e alcoolismo crônico.
diabetes melllitus, alcoolismo crônico, úlcera duodenal e miocardiopatia chagásica.
alcoolismo crônico, pneumoconioses, hepatite B crônica e talassemia maior.
AIDS, alcoolismo crônico, hepatite C crônica e anemia falciforme.
alcoolismo crônico, diabetes mellitus, AIDS e pneumoconioses.
Foi colocado no paciente P. F., 65 anos, sexo masculino, um marca-passo provisório, que deve ser usado sob algumas indicações específicas. Desta forma, se o paciente P. F. recebeu o marca-passo temporário, ele não apresenta
casos de hipotermia profunda.
doença do nó sinusal sintomática orgânica ou induzida por medicamentos.
infarto agudo do miocárdio.
bloqueio atrioventricular de 2º grau tipo Mobitz, sintomático.
fibrilação atrial.
Com base no caso clínico e no ECG acima apresentados, julgue os itens de 68 a 70.
O aumento do átrio esquerdo é um dos melhores preditores para o desenvolvimento da arritmia apresentada pela paciente, pois, para um mesmo comprimento de onda, quanto maior for a quantidade de tecido disponível, mais facilmente a reentrada será formada. Ademais, o aumento das dimensões atriais promove fibrose intersticial e desconexão elétrica entre os miócitos atriais.
Qual das patologias abaixo não está relacionada com sua transmissão através de água e alimentos:
cólera
botulismo.
febre amarela.
salmonelose.
Assinale a alternativa que apresenta o esquema de tratamento para tuberculose pulmonar acometendo gestante, preconizado pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol durante 6 meses.
Isoniazida, rifampicina e pirazinamida, apenas, durante 6 meses.
Isoniazida, rifampicina e oxfloxacino durante 6 meses.
Isoniazida, pirazinamida, etambutol e oxfloxacino durante 9 meses.
Isoniazida, pirazinamida e estreptomicina durante 12 meses.
Em relação aos testes diagnósticos de acidente vascular cerebral isquêmico, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Na suspeita de um estado hipercoagulável, obter anticorpos antifosfolipídeos, proteína C e S, proteína C ativada e níveis de antitrombina III. ( ) Uma ultrassonografia de carótida pode afastar a possibilidade de estenose de carótida importante. ( ) Um ecocargiograma transtorácico deve ser realizado para afastar a possibilidade de uma fonte cardioembólica.V/ F/ V
V/ V/ V
F/ V/ F
F/ F/ F
F/ V/ V
Com base no caso clínico e no ECG acima apresentados, julgue os itens de 68 a 70.
A prevalência de arritmias cardíacas, como a descrita acima, aumenta com a idade e frequentemente está associada a doenças estruturais cardíacas e a complicações que aumentam a morbimortalidade de pacientes acometidos de arritmias desse tipo.
Assinale a alternativa que contenha o medicamento usado no tratamento do Diabetes associado a redução do IMC (índice de massa corpórea):
repaglinida.
metformina.
glimepirida.
acarbose.
Paciente com diagnóstico de HAS, sem acompanhamento ambulatorial. Nega uso atual de medicamentos para hipertensão arterial. Apresenta queixa de discreta cefaleia occipital diariamente. Ao exame físico: PA = 160 X 90; ausculta cardíaca: RCR 2 T, bulhas normofonéticas, sem sopros e ausculta pulmonar com murmúrio vesicular normoaudível, sem ruídos adventícios. Exames subsidiários: glicemia de jejum = 136; colesterol total = 215; LDL colesterol = 145; HDL colesterol = 40 e VLDL colesterol = 30; TGC = 133; uréia = 64, creatinina = 2,1; sódio = 145 e potássio = 5,2. Considerando o quadro clínico e os exames laboratoriais apresentados acima, assinale a alternativa que apresenta qual o agente anti-hipertensivo seria o mais indicado de usar nesse caso.
Propranolol.
Captopril.
Nifedipina.
Hidralazina.
Hidroclorotiazida.
L. F., 48 anos, sexo feminino, é portadora de Diabetes Mellitus e apresenta-se como um paciente criticamente enfermo. Os critérios usados para o diagnóstico da doença quanto ao valor de glicose plasmática em jejum e glicose plasmática aleatória, respectivamente, são
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...