Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cefaléia é uma queixa muito freqüente, sendo a terceira causa mais comum em ambulatório de clínica médica. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. O diagnóstico de cefaléia em salvas é feito em um paciente que apresenta mais de dez crises de cefaléia, com duração média de 10 horas, de localização bilateral, não-pulsáteis, de intensidade leve, que não pioram com as atividades físicas de rotina diária, não se associam a naúseas ou vômitos nem a fotofobia ou fonofobia e em pacientes que não têm em sua história ou em seu exame físico (e neurológico) alterações clínicas sugestivas de etiologias definidas.
A cefaléia é uma queixa muito freqüente, sendo a terceira causa mais comum em ambulatório de clínica médica. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A presença de lesão neurológica anatômica definida é a principal característica do grupo de cefaléias classificadas como primárias.
Com relação ao aumento do tamanho do baço (esplenomegalia), julgue os itens subseqüentes. A ruptura esplênica pode ser a manifestação inicial em pacientes com esplenomegalia.
Com relação ao aumento do tamanho do baço (esplenomegalia), julgue os itens subseqüentes. Septicemia, leishmaniose visceral, esquistossomose, policitemia vera, doença de Gaucher, amiloidose, leucemia mielóide crônica, macroglobulinemia de Waldeström e doença de Niemann-Pick são exemplos de doenças que podem causar esplenomegalia.
Com relação ao aumento do tamanho do baço (esplenomegalia), julgue os itens subseqüentes. A presença de grande esplenomegalia pode ser constatada quando, durante a percussão do abdome, o som timpânico que caracteriza o espaço de Traube for substituído por som submaciço.
Com relação ao aumento do tamanho do baço (esplenomegalia), julgue os itens subseqüentes. A posição de Schuster e a expiração profunda são duas manobras semiológicas que facilitam a palpação de baço com aumento leve a moderado em seu tamanho.
Por definição, icterícia é a coloração amarelada da pele, das escleróticas e membranas mucosas devido à deposição da bilirrubina. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. As síndromes de Dubin-Johnson e de rotor associam-se a hiperbilirrubinemia conjugada e decorrem de defeitos (intrahepáticos) na excreção de bilirrubina.
Por definição, icterícia é a coloração amarelada da pele, das escleróticas e membranas mucosas devido à deposição da bilirrubina. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. A diminuição na atividade da enzima glicuronosil-transferase pode causar anormalidades na conjugação da bilirrubina e causar as síndromes hereditárias de Gilbert ou de Crigler- Najjar.
Por definição, icterícia é a coloração amarelada da pele, das escleróticas e membranas mucosas devido à deposição da bilirrubina. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. As icterícias com predomínio de bilirrubina indireta podem ser decorrentes, por exemplo, de hemólise ou de diminuição da captação hepática de bilirrubina devido a drogas, como, por exemplo, rifampicina e probenecide.
Por definição, icterícia é a coloração amarelada da pele, das escleróticas e membranas mucosas devido à deposição da bilirrubina. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. A bilirrubina não conjugada (indireta) liga-se irreversivelmente à albumina, maneira pela qual é transportada no plasma e por esse motivo não é filtrada pelos glomérulos renais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...