Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A causa mais freqüente de retenção urinária aguda é:
Trauma de uretra.
Hiperplasia adenomatosa prostática.
Bexiga neurogênica.
Estenose maligna de uretra.
Medicamentosa.
Os aspectos da miocardiopatia hipertrófica incluem:
I. Hipertrofia ventricular esquerda assimétrica.
II. Hipertrofia do septo intraventricular.
III. Obstrução do efluxo ventricular esquerdo
IV. Contrações lentas do ventrículo direito.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
A hipertensão arterial sistêmica apresenta elevada prevalência no Brasil e no mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Um paciente com queixas de fraqueza muscular e parestesias, no qual se diagnostique hipertensão arterial e cujo nível de potássio sérico esteja abaixo dos valores normais (antes do uso de diuréticos), deve ter investigação aprofundada para descartar o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário.
No paciente com edema agudo de pulmão:
Dopamina está indicada se PA sistólica > 150mmHg.
Está contra-indicada oxigenioterapia sob pressão positiva.
Pelos riscos que apresenta, a dose máxima total de morfina deve ser de 2 mg.
Oxigênio, morfina e diuréticos estão indicados.
Nunca estão indicadas drogas inotrópicas.
Sobre a tuberculose, considere as afirmativas abaixo.
I. Não há evidências de que, em áreas de elevada prevalência da co-infecção TB/HIV, a presença de tosse por mais de três semanas, apesar da existência de repetidas baciloscopias negativas, associada a dor torácica, linfadenomegalia cervical e, inclusive, a ausência de expectoração e a ocorrência de dispnéia sejam mais compatíveis com TB do que com pneumonias comunitárias.
II. O exame histopatológico não está indicado em todo derrame pleural exsudativo que permanece com etiologia desconhecida, pois estima-se que o diagnóstico de TB se confirme em apenas 10% dos casos na primeira biópsia.
III. A dosagem da enzima adenosina deaminase (ADA) é o mais importante, considerando sua fácil execução, baixo custo e o rendimento diagnóstico. A grande maioria dos estudos comprovou sua utilidade e recomenda seu uso na rotina de investigação da TB pleural, mesmo em imunodeprimidos (HIV e diabetes), especialmente em áreas de alta prevalência da doença.
IV. A ADA é produzida por linfócitos e monócitos e se eleva quando estes estão ativados. O diagnóstico diferencial com tuberculose necessariamente inclui o empiema, os linfomas, a artrite reumatóide e, raramente, o adenocarcinoma.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
A hipertensão arterial sistêmica apresenta elevada prevalência no Brasil e no mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Na esmagadora maioria dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica, não se identifica nenhuma causa específica.
Em um paciente monitorizado que é vítima de parada cardiorrespiratória por fibrilação ventricular, qual a conduta inicial a ser usada?
Intubação nasotraqueal.
Massagem cardíaca.
Cardioversão elétrica.
Administração de adrenalina intracardíaca.
Administração de atropina 0,25mg.
Em relação à tuberculose, considere as afirmativas a seguir.
I. O rendimento da baciloscopia é de 50% a 80% dos casos de TB pulmonar, de acordo com a prevalência local e com os cuidados metodológicos empregados na manipulação das amostras respiratórias.
II. Existem disponíveis vários meios de cultura para as micobactérias. O mais utilizado no Brasil e aprovado pela Organização Mundial da Saúde é o de Löwenstein-Jensen (LJ), um meio sólido à base de ovo.
III. Existem várias técnicas sorológicas para o diagnóstico de TB: hemaglutinação, aglutinação em látex, fluorescência indireta, radioimunoensaio e imunofluorescência.
IV. Tuberculose Pós-primária não é a forma mais comum de adoecimento entre os adultos e adolescentes.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
A hipertensão arterial sistêmica apresenta elevada prevalência no Brasil e no mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Um paciente de 30 anos procura a emergência por queixa de palpitação, desconforto precordial e sudorese, que surgiram de modo súbito. O ECG mostra arritmia supraventicular regular, de complexo estreito, sem identificação de onda p, com FC de180 bpm. A medicação indicada para o caso em tela seria:
Adenosina, em bolo de 6 a 12 mg IV.
Lidocaína, em bolo de 5mg/kg peso.
Quinidina, 200 a 400 mg VO.
Bretílio, 5 a 10 mg/Kg peso.
Digoxina, 0.25 mg VO.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...