Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta o transtorno com episódios paroxísticos de ansiedade grave, em circunstâncias indeterminadas e imprevisíveis, com sintomas essenciais de palpitações e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e medo de morrer.
Um paciente do sexo masculino com vinte e sete anos de idade compareceu ao atendimento médico apresentando quadro de pneumonia de repetição, tosse crônica e hemoptoico, e portando exame de tomografia de tórax que evidenciava área de bronquiectasia em segmento posterior de lobo inferior esquerdo. O paciente não relatou outras queixas.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Nessa situação, para se preservar o parênquima pulmonar do paciente, deve-se evitar a lobectomia com esvaziamento linfonodal hilar e(ou) mediastinal, caso seja detectado um tumor carcinoide.Provas de função pulmonar em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica sintomática apresentam
De acordo com as informações do quadro acima, assinale a alternativa que apresenta a correta correspondência.
Um paciente do sexo masculino com vinte e sete anos de idade compareceu ao atendimento médico apresentando quadro de pneumonia de repetição, tosse crônica e hemoptoico, e portando exame de tomografia de tórax que evidenciava área de bronquiectasia em segmento posterior de lobo inferior esquerdo. O paciente não relatou outras queixas.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
A pneumonia de repetição manifestada pelo paciente pode ser decorrente de um tumor carcinoide, o qual pode liberar serotonina e causar síndrome carcinoide.Um homem de 45 anos é internado por insuficiência cardíaca. A avaliação diagnóstica é de descompensação por uso irregular da medicação habitual: furosemida, espironolactona, carvedilol e captopril. Apresenta na radiografia de tórax aumento de área cardíaca, sinais de congestão pulmonar e derrame pleural moderado bilateral. Recebe furosemida IV e reconciliação da medicação habitual, com melhora parcial. No terceiro dia, como ainda estava desconfortável do ponto de vista respiratório, é realizada punção aliviadora do derrame pleural. A análise do fluido pleural mostra DHL 52% do limite superior sérico, relação DHL do líquido pleural/DHL sérico 0,56, relação da proteína total do líquido pleural/proteína total sérica 0,52, presença de 8000 leucócitos/mm3, com 54% linfócitos e células mesoteliais 8%, com bacterioscópico e cultura negativos. A causa mais provável do derrame pleural é
Considerando o quadro acima, assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta.
I surge entre o 2.º e o 5.º dia em 80% dos casos;
IV leve.
II surge no 1.º ou no 2.º dia em 90 a 100% dos casos;
V leve/moderada.
III surge a partir do 4.º dia em 30 a 50% dos casos;
VI moderada/intensa.
II surge entre o 2.º e o 5.º dia em 50% dos casos;
V moderada/intensa.
III surge a partir do 4.º dia em 30 a 50% dos casos;
VI leve/moderada.
Um paciente de quarenta anos de idade foi admitido no pronto socorro com dispneia importante e estridor de início recente. O médico constatou que ele já havia sido internado por cinquenta dias em UTI, devido ao quadro de asma de difícil controle, o qual demandou processo de entubação por dez dias. O paciente relatou ainda que havia usado medicações inalatórias sem sucesso.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
O estridor manifestado por esse paciente pode sugerir quadro de estenose traqueal e deve ser investigado com exames de imagem tomográfica e(ou) endoscopia respiratória.Considere, abaixo, 3 diferentes pacientes com pneumonia.
1. diagnóstico feito após 48 horas internado em unidade semi-intensiva por síndrome coronária aguda.
2. história de internação hospitalar por 2 dias para colecistectomia por colecistite aguda, há 70 dias.
3. quimioterapia endovenosa há 45 dias em clínica especializada.
Para efeito de antibioticoterapia empírica devem ser considerados como portadores de pneumonia nosocomial, ou associada a cuidados de saúde,
Em relação ao prognóstico, assinale a alternativa que apresenta a hepatite que, na ausência de tratamento, leva à cronificação em 60 a 90% dos casos, dos quais, em média, 20% evolui para cirrose em um período de vinte a trinta anos e 1 a 5% evolui para carcinoma hepatocelular, e que, em caso de uso concomitante de bebida alcoólica, determina maior propensão para desenvolver cirrose hepática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...