Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As formas de expressão clínica mais comuns das chamadas doenças inflamatórias intestinais são a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa idiopática (RCUI). Acerca dessas doenças, julgue os itens seguintes.
A RCUI é caracterizada por inflamação transmural, distribuída em placas (lesões salteadas) que envolvem o reto e os cólons intestinais.
Uma menina de oito anos de idade foi levada ao setor de emergência com história de 10 horas de vômitos biliares e dor abdominal em cólica. Radiografias simples do abdome mostram várias alças intestinais dilatadas e presença de hemivértebras. A tomografia computadorizada mostra uma estrutura cística com conteúdo líquido sem contraste, sugerindo duplicação intestinal do tipo cístico, comprimindo parte do intestino. Na cintilografia, houve captação do tecnécio no cisto.
Com referência ao caso descrito, julgue os itens seguintes.
O revestimento mucoso das duplicações do trato intestinal é igual ao do segmento normal correspondente.
São causas de hipertireoidismo com baixa captação de Iodo radioativo pela tireóide:
tireoidite subaguda granulomatosa e ingestão crônica de amiodarona.
adenoma de hipófise produtor de TSH e doença de Graves.
bócio nodular tóxico e tireoidite subaguda granulomatosa.
adenoma de hipófise produtor de TSH e bócio nodular tóxico.
tireoidite subaguda granulomatosa e doença de Graves.
Em um paciente com insuficiência renal aguda encontrase sempre
fração de excreção de sódio < 1%.
filtração glomerular diminuída.
urina hiperosmolar.
oligúria.
proteinúria e hematúria.
Um homem de 24 anos de idade procurou atendimento no centro de saúde, relatando que há alguns dias tem apresentado dor abdominal periumbilical difusa, flatulência e anorexia. No exame clínico, não foram constatadas anormalidades. O exame parasitológico de fezes (EPF), feito por meio de método especial, mostrou a presença de larvas de Strongyloides stercoralis.
Com relação a essa parasitose intestinal, julgue os itens que se seguem.
O método especial utilizado na realização do EPF citado no texto e recomendado para a identificação do referido parasita é o de Baermann-Moraes.
A descida do testículo do interior do abdome para o fundo da bolsa testicular é um aspecto fundamental do desenvolvimento humano e fato biologicamente essencial para a perpetuação da espécie. A respeito da migração testicular normal e seus desvios patológicos, julgue os itens que se seguem.
O uso de LH-RH (hormônio luteinizante liberador de gonadotrofina) no pré-operatório em crianças de um ano de idade é altamente prejudicial no que diz respeito à fertilidade futura desses operados.
Um paciente de 20 anos, pesando 60 kg, com diabetes descompensado apresenta glicemia = 286 mg/dL, sódio = 140 mEq/L, potássio = 3,8 mEq/L, uréia = 60 mg/dL, creatinina = 1,2 mg/dL, pH = 7,12 e bicarbonato = 6 mEq/L. O tratamento inicial deve ser feito com insulina,
solução fisiológica 0,45%, cloreto de potássio e 50 mEq de bicarbonato de sódio.
solução fisiológica 0,9% e cloreto de potássio.
solução fisiológica 0,45% e 150 mEq de bicarbonato de sódio.
solução glicosada 5%, e cloreto de potássio.
solução glicosada 2,5%, cloreto de potássio e 250 mEq de bicarbonato de sódio.
Artrite reativa diz respeito a um tipo de artrite
asséptica que acompanha infecções virais sistêmicas de qualquer natureza.
infecciosa viral que acompanha infecções virais de outras áreas, como vias aéreas superiores e hepatites, principalmente a B.
que ocorre como complicação tardia de uma infecção bacteriana extra-articular, cujo principal exemplo é a febre reumática.
asséptica que ocorre tardiamente como conseqüência de um infecção bacteriana extra-articular, geralmente do trato digestório ou gênito-urinário.
crônica que ocorre preferencialmente em portadores de doenças com fundo imunológico, como asma e dermatite atópica.
A descida do testículo do interior do abdome para o fundo da bolsa testicular é um aspecto fundamental do desenvolvimento humano e fato biologicamente essencial para a perpetuação da espécie. A respeito da migração testicular normal e seus desvios patológicos, julgue os itens que se seguem.
O uso pré-operatório de gonadotrofina coriônica, em casos de criptorquia alta, é vantajoso porque melhora a vascularização testicular e aumenta o tamanho do testículo, facilitando as manobras cirúrgicas.
A repaglinida difere das sulfoniluréias por
apresentar outro sítio de ação, não interferindo na produção de insulina pelo pâncreas.
ser muito mais efetiva em diminuir os níveis de hemoglobina glicosilada a longo prazo.
ser absorvida lentamente e manter nível sérico mais estável e prolongado.
apresentar metabolismo hepático, principalmente, podendo ser utilizada com mais segurança em pacientes com diminuição da função renal.
poder ser administrada ao longo do dia sem relação necessária com as refeições.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...