Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Considere a Portaria no 2048 do Ministério da Saúde de 05 de novembro de 2002, para responder as questões no 64 e 65.
O atendimento pré-hospitalar fixo descrito na portaria MS/GM no 2048/2002 é responsável pelo atendimento
às urgências e emergências, pela atenção primária à saúde e pelo programa de saúde da família.
somente às urgências e emergências, quer sejam de natureza clínica, traumática ou ainda psiquiátrica.
às urgências e emergências, exceto as de alta e média complexidade, e aos casos crônicos não agudizados.
às urgências e emergências clínicas de adultos e crianças, sendo as de natureza traumática de responsabilidade do atendimento pré-hospitalar móvel.
às urgências de natureza clínica, traumática ou ainda psiquiátrica, sendo as emergências de qualquer natureza de responsabilidade do atendimento pré-hospitalar móvel.
Com referência ao caso de um paciente com 22 anos de idade, desidratado e taquicárdico, com quadro de abdome agudo cirúrgico e em preparo pré-operatório, julgue os itens seguintes.
Caso se observe hipernatremia acima de 150 mEq/L, deve-se realizar a infusão de, no mínimo, 2.000 mL de solução de glicose a 5% antes do início da operação.
A, B, C, D, E.
B, E, C, D, A.
C, A, E, B, D.
A, C, B, E, D.
C, E, B, D, A.
Com referência ao caso de um paciente com 22 anos de idade, desidratado e taquicárdico, com quadro de abdome agudo cirúrgico e em preparo pré-operatório, julgue os itens seguintes.
Caso o diagnóstico seja de abdome agudo infeccioso, o tratamento com antibióticos deverá ser iniciado na indução anestésica.
Assinale a alternativa correta, a respeito do atendimento a um incidente com múltiplas vítimas.
É fundamental que, pelo menos na fase inicial, os meios de comunicação sejam mantidos à distância, pois sua atuação apenas tumultua as operações da resposta ao desastre.
Toda a ajuda externa espontânea é muito bemvinda, desde que traga a sua própria coordenação, já que as necessidades de atendimento superam os recursos locais inicialmente disponíveis.
A comunicação costuma ser um dos maiores problemas e a área onde ocorrem as maiores falhas, sendo fundamental que haja um sistema de comunicação unificado, com disponibilidade de um sistema alternativo (redundância do sistema).
A segurança da cena deve ser função exclusiva das forças de segurança pública, devendo os profissionais de saúde preocupar-se e cuidar apenas do atendimento médico às vítimas.
A triagem deve iniciar-se logo após o primeiro atendimento das vítimas com risco de vida iminente.
Num incidente com múltiplas vítimas, antes do controle do risco na cena, a triagem inicial deve ser feita
já no hospital mais próximo, para onde todas as vítimas devem ser inicialmente encaminhadas rapidamente.
no hospital de tratamento definitivo, após uma rápida avaliação inicial.
logo após o tratamento das vítimas mais graves (as que têm risco de vida imediato).
numa área de triagem apropriada, próximo do local do incidente, mas a uma distância segura da zona quente.
no local onde as vítimas são encontradas, ainda na zona quente.
Um senhor de 70 anos foi vítima de colisão automobilística. Não perdeu a consciência. Queixa-se de dor na perna direita, onde tem provável fratura fechada (hematoma e deformidade no terço médio). A temperatura do pé direito está preservada, embora a perfusão pareça diminuída (na realidade, não parece diferente da perfusão do pé esquerdo). Está pouco taquipnéico (freqüência respiratória em torno de 26 ventilações por minuto), mas consciente e orientado. Pulso: 110 batimentos por minuto, rítmico, mas fino; pressão arterial: 120 X 80 mmHg. Queixa-se de dor abdominal discreta, difusa. Não tem escoriação no abdome. Além das alterações descritas, não há outros achados significativos no exame físico. Não há sinais de sangramento externo. O único antecedente médico relevante é uma história de hipertensão arterial, que trata regularmente. A respeito do atendimento deste paciente, é correto afirmar:
Deve ser prontamente encaminhado a um serviço de Ortopedia, já que a única lesão importante é a provável fratura de perna, que deve ser tratada o mais rapidamente possível.
Até prova em contrário, tem sangramento abdominal significativo, que deve ser investigado e, se presente, tratado.
A dor abdominal, por ser discreta e difusa, deve ser devida a trauma de parede, com lesão muscular, devendo ser tratada com sintomático e calor local.
Se houvesse sangramento intraperitoneal significativo, a dor seria muito intensa e o paciente teria hipotensão.
A taquicardia discreta que o paciente apresenta deve ser devida à dor (fratura de perna) e a pressão arterial normal afasta a suspeita de choque hemorrágico.
Um operário sofreu amputação completa de 3 dedos da mão esquerda, ao manipular uma máquina. Não tem outras lesões, mas sangrou bastante da lesão da mão. A respeito do tratamento deste paciente e do possível reimplante das partes amputadas, pode-se afirmar que
as extremidades amputadas devem ser limpas e embebidas em gaze umedecida e resfriadas, sendo transportadas em saco plástico ou recipiente que vai dentro de caixa com gelo (sem contato direto com ele).
o paciente só deve ser encaminhado ao hospital quando as extremidades amputadas tiverem sido localizadas e estiverem adequadamente acondicionadas para transporte.
não se deve comentar com o paciente sobre a amputação e suas conseqüências até que o tratamento definitivo tenha sido planejado e comece a ser executado.
as extremidades amputadas devem ser colocadas diretamente num recipiente com gelo e um pouco de água, depois de adequadamente limpas; o congelamento permite melhor conservação, aumentando as chances de sucesso no reimplante.
a preocupação deve ser cuidar apenas do paciente (hemostasia e prevenção de infecção), já que é inconcebível pensar em reimplantar mais do que 2 (duas) extremidades.
A respeito das queimaduras químicas, é correto afirmar que
por causarem necrose de coagulação, em geral os ácidos fortes provocam queimaduras mais profundas do que os agentes alcalinos, que causam necrose de liquefação.
na maioria das queimaduras químicas, o ideal é neutralizar o agente agressor com o antídoto específico, desde que a substância envolvida seja conhecida.
se o agente químico da queimadura não for conhecido, deve-se tentar neutralizar a queimadura por ácido utilizando-se uma base e a queimadura por alcalinos utilizando-se um ácido.
a vítima de queimadura química deve ser prontamente encaminhada para hospital especializado, devendo-se remover as roupas e irrigar a superfície do corpo afetada durante o transporte.
a gravidade da queimadura química depende da natureza do agente envolvido, de sua concentração e quantidade e da duração do contato.
A hipervolemia e a anemia fisiológica da gravidez significam que
face a qualquer hemorragia, a gestante tende a apresentar precocemente sinais de choque.
grande parte das hemácias da mãe é transferida para o feto, principalmente quando a mãe sofre hemorragia (o feto está, assim, relativamente bem protegido).
a gestante pode perder uma quantidade significativa de seu volume de sangue, antes de apresentar sinais e sintomas de choque.
quando a gestante apresenta sinais de choque, o tratamento deve ser feito preferencialmente com drogas vasoativas, já que o problema dificilmente será de hipovolemia.
no terceiro trimestre da gravidez, a gestante tende a apresentar hipertensão arterial sistêmica, que é agravada pelo decúbito dorsal horizontal (hipertensão supina).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...