Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Você está realizando a cobertura médica de uma maratona e é solicitado para atender um homem de 55 anos que estava correndo sua primeira maratona e desmaiou após ter percorrido 30 (trinta) quilômetros. Na realização da análise primária com o auxílio de um DEA (desfibrilador externo automático), foi identificado o ritmo de FV (fibrilação ventricular). Após um choque, foi recuperado o ritmo de perfusão que, porém, não se mantém, retornando a FV. Foi iniciada a reanimação avançada. Após novo choque, o paciente apresenta-se inconsciente, taquicárdico (freqüência cardíaca: 140 batimentos por minuto) e hipotenso (pressão arterial: 80/50 mmHg). Ação mais apropriada para evitar que a FV se repita:
Administrar 1 mg de epinefrina endovenosa a cada 3 a 5 minutos.
Inserir marcapasso transvenoso.
Procurar e tratar condições que possam estar relacionadas aos fatores de risco para a FV recorrente, como hipóxia, hipovolemia, hipoglicemia, distúrbios eletrolíticos e angina instável.
Administrar 150 mg de amiodarona endovenosa, em bolus, ou 250 mg de procainamida endovenosa a cada 3 minutos.
Administrar 1mg/kg de lidocaína endovenosa, em bolus.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São parâmetros de gravidade em paciente com asma brônquica:
Sonolência e Murmúrio vesicular abolido.
Pulso paradoxal palpável e PaCO2 < 40 mmHg.
Dispnéia grave e Freqüência respiratória < 30 ipm.
Pronúncia de frases incompletas e Freqüência respiratória < 30 ipm.
Considere que um paciente com 33 anos de idade e portador de hérnia inguinal unilateral redutível há 10 anos se apresente ao serviço de emergência com dor e distensão abdominal associados a vômitos. Em face desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
No início do quadro, há 10 anos, não havia indicação cirúrgica; mas, na atualidade, trata-se de complicação que deve ser resolvida mediante operação.
Durante o atendimento a um paciente adulto com crise convulsiva tônico-clônica generalizada, deve-se afastar objetos perigosos para que não caiam sobre o paciente, proteger a cabeça para evitar traumatismo craniano, manter o paciente em decúbito lateral, na medida do possível, e oferecer oxigênio. Se mesmo assim a crise persistir, das drogas abaixo, a melhor indicação inicial é utilizar
lidocaína endovenosa.
midazolam intramuscular.
hidantal (fenitoína sódica) endovenosa.
succinilcolina intramuscular.
gluconato de cálcio a 10% endovenoso.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na região amazônica, a interpretação e correlação clínico-laboratorial do hemograma com dados de leucopenia, faz pensar nas seguintes doença
Malária e Esquistossomose aguda toxêmica.
Dengue e Raiva.
Dengue e Leishmaniose visceral.
Tétano e Raiva.
Considere que um paciente com 33 anos de idade e portador de hérnia inguinal unilateral redutível há 10 anos se apresente ao serviço de emergência com dor e distensão abdominal associados a vômitos. Em face desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
O caso pode ser de hérnia inguinal encarcerada, uma possível complicação das hérnias inguinais.
A intubação traqueal é um procedimento invasivo que, quando bem indicado e executado, na emergência, traz muitos benefícios. Permite, por exemplo, o controle das vias aéreas, protegendo-as de broncoaspiração e facilita a ventilação e a eventual necessidade de aspiração da traquéia. É comum que, após a intubação correta, seja feita hiperventilação agressiva. A respeito desta hiperventilação, pode-se afirmar que
há muitos anos é executada de forma rotineira, com o objetivo de corrigir a acidose respiratória.
há muitos anos é executada de forma rotineira, com o objetivo de corrigir a acidose metabólica.
deve ser indicada em pacientes portadores de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), com o objetivo de trazer o valor da pCO2 para o nível normal, independentemente do uso de diuréticos.
pode causar complicações que incluem hipocapnia absoluta ou relativa, diminuição do fluxo sangüíneo cerebral e causar auto-PEEP.
não se conhecem bem os efeitos desta hiperventilação em pacientes críticos, ficando sua aplicação a critério do médico socorrista.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São exemplos de doenças que podem evoluir com síndrome linfoadenopático e esplenomegalia:
Leishmaniose visceral, Leptospirose, Oncocercose.
Mansonelose, Síndrome de Budd-Chiari, Febre Tifóide.
Hepatite A, Endocardite bacteriana e Tracoma.
Mononucleose, Leucemia e Leishmaniose visceral.
Acerca de aspectos diversos relacionados a apendicectomia e ao período pós-operatório imediato nesse tipo de intervenção cirúrgica, julgue os próximos itens.
No período pós-operatório, soluções intravenosas com potássio não deverão ser utilizadas.
Causa mais freqüente de obstrução das vias aéreas superiores no paciente inconsciente em decúbito dorsal horizontal e tratamento inicial mais adequado:
Prótese dentária / retirada manual.
Base da língua / elevação do mento.
Vômito ou regurgitação / aspiração.
Alimentos sólidos / manobra de Sellick.
Corpo estranho (moeda, brinquedo) / manobra de Heimlich.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...