Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dispnéia é definida como sensação subjetiva de respiração que causa desconforto. Uma melhor caracterização deste sintoma ajuda o médico a elaborar o diagnóstico. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Platipnéia é um tipo de dispnéia que ocorre em posição supina.
Trepopnéia é geralmente indicativa de doença pulmonar bilateral.
Compressão da traquéia promove dispnéia predominantemente expiratória.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na avaliação de um quadro sugestivo de hipotiroidismo devemos encontrar:
paciente com pele seca, emagrecimento, aumento do apetite, T4 alto e TSH baixo.
paciente com pele quente aveludada, emagrecimento, intolerância ao calor, T4 alto e TSH baixo.
pele seca, oftalmopatia, intolerância ao calor, palpitação, mas T4 e TSH normais.
paciente com pele seca, aumento de peso e mixedema, diminuição do apetite, bradicardia, T4 baixo e TSH elevado.
Texto para as questões 54 e 55
Em uma consulta de rotina, uma paciente com 38 anos de idade, assintomática, apresentou, durante o exame cardiovascular, ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da primeira bulha cardíaca, desdobramento amplo e variável da segunda bulha cardíaca em foco pulmonar e estalido de abertura seguido de sopro protomesodiastólico (ruflar) e de reforço pré-sistólico em foco mitral.
Considere que, um mês após a primeira consulta, a paciente referida no texto procurou atendimento médico, queixando-se de febre (380 C) e artrite em tornozelos e joelhos (migratória) e que, ao exame cardiovascular da paciente foi agregado um atrito pericárdico. Feito, então, o diagnóstico de febre reumática em atividade, foi prescrita à paciente prednisona 60 mg/dia por 4 semanas, em uso ambulatorial. Cerca de 3 semanas após o início do tratamento com corticóide oral, por não apresentar mais nenhum sintoma, a paciente suspendeu, por conta própria, o uso do corticosteróide. Dois dias após a suspensão do tratamento, ela foi levada ao pronto-socorro, com fraqueza muscular, naúseas e vômitos, cefaléia e confusão mental. O exame clínico nela realizado mostrou importante hipotensão arterial, cianose acral e desidratação. Diante dessa progressão do quadro clínico, é correto afirmar que a paciente apresenta
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O exame utilizado para documentar o grau de controle glicêmico do paciente diabético e de parâmetro prognóstico para complicações crônicas é:
Hemoglobina glicada.
Teste oral de tolerância a glicose.
Frutosamina
Glicemia pós-prandial.
Texto para as questões 54 e 55
Em uma consulta de rotina, uma paciente com 38 anos de idade, assintomática, apresentou, durante o exame cardiovascular, ritmo cardíaco regular em dois tempos, hiperfonese da primeira bulha cardíaca, desdobramento amplo e variável da segunda bulha cardíaca em foco pulmonar e estalido de abertura seguido de sopro protomesodiastólico (ruflar) e de reforço pré-sistólico em foco mitral.
Com base na situação clínica descrita no texto, é correto afirmar que a paciente apresenta doença cardíaca valvular do tipo
Com relação aos feocromocitomas, julgue os itens seguintes.
I A maioria dos feocromocitomas decorre de tumores solitários e unilaterais da medula supra-renal.
II A hipertensão arterial nos pacientes com feocromocitomas pode expressar-se de forma paroxística ou persistente.
III A dosagem dos níveis urinários de aldosterona, especialmente durante ou imediatamente após um ataque, detecta a maioria dos feocromocitomas.
IV A remoção laparoscópica do(s) tumor(es) é a opção terapêutica de escolha, sendo necessário suspender toda medicação alfa- e betabloqueadora cerca de 2 a 4 semanas antes do procedimento, para se evitar hipotensão arterial pósoperatória.
A quantidade de itens certos é igual a
O hiperparatireoidismo é um distúrbio das glândulas paratireóides que pode ser classificado como primário, secundário ou terciário. Acerca dessa doença endócrina, assinale a opção correta.
No hiperparatireoidismo primário, a maioria dos pacientes são assintomáticos no início da doença, apresentando apenas hipocalcemia em exames laboratoriais casuais.
A etiologia da grande maioria dos pacientes com hiperparatireoidismo primário é o carcinoma das paratireóides.
O hiperparatireoidismo terciário decorre principalmente de insuficiência renal crônica e caracteriza-se por um aumento das paratireóides.
Os bifosfonatos, como o alendronato, são potentes inibidores da reabsorção óssea, considerados, atualmente, primeira escolha para o tratamento definitivo e de longo prazo dos pacientes com hiperparatireoidismo primário.
A espirometria é um teste não-invasivo de função pulmonar que mede volumes e fluxos aéreos, contribuindo na prevenção e possibilitando o diagnóstico e a quantificação das alterações ventilatórias. Uma das variáveis mais importantes desse teste é a capacidade vital forçada (CVF). Essa capacidade pode ser corretamente definida como o
volume de ar exalado no primeiro segundo de uma expiração forçada.
volume máximo de ar exalado com esforço máximo, a partir do ponto de máxima inspiração.
volume máximo de ar ventilado em um determinado período de tempo por repetidas manobras respiratórias forçadas.
fluxo máximo de ar expirado durante uma manobra de expiração forçada, iniciada no ponto de máxima inspiração.
As opções abaixo apresentam propostas de associações entre uma doença ou situação clínica e respectivo exame laboratorial. Assinale a opção que apresenta a associação incorreta.
insuficiência cardíaca descompensada – peptídeo natriurético cerebral B (BNP)
tireoidite aguda supurativa – anticorpo antiperoxidase
Texto para as questões 48 e 49
O paciente mencionado no texto anterior iniciou dor intensa na articulação metatarsofalangiana do hálux direito, que, em poucas horas, passou a ficar avermelhada e extremamente dolorosa, apresentando, ainda, febre de 38,1 ºC, sem que tenha havido traumatismos no local. No exame clínico, verificou-se que a articulação estava edemaciada, com a pele tensa, quente e avermelhada, sensível e dolorosa. Os exames laboratoriais mostraram leucocitose e aumento da velocidade de hemossedimentação, além de elevação do nível de ácido úrico no sangue.
Em face da manifestação articular apresentada no texto, recomenda-se, no tratamento farmacológico imediato do paciente, o uso de
I indometacina.
II colchicina.
III ácido acetilsalicílico.
IV alopurinol.
Estão certos apenas os itens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...