Questões sobre Gastroenterologia

Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente do sexo masculino, 58 anos de idade, realizou colonoscopia para rastreamento de lesões préneoplásicas e foi encontrada lesão superficialmente elevada, de crescimento lateral, medindo cerca de 15mm, de limites definidos, superfície uniforme e lisa, com depressão central, localizada em cólon transverso. Feita ressecção por mucosectomia en bloc após elevação satisfatória da mucosa com injeção de solução fisiológica em submucosa. O estudo anatomopatológico descreveu adenocarcinoma bem diferenciado com invasão de submucosa (500 mμ).

Sobre o caso clínico citado acima e o seu diagnóstico, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Nas lesões com invasão de submucosa, a ocorrência de metástases ganglionares varia de 3,6 a 16,2%.

( ) Após o tratamento curativo, a realização da primeira colonoscopia de controle está indicada no período de três a seis meses.

( ) O tratamento endoscópico não foi curativo e o paciente deverá ser encaminhado para tratamento cirúrgico, já que houve invasão da submucosa.

( ) Trata-se de neoplasia colorretal precoce, caracterizada pela endoscopia como Lesão de crescimento lateral (LST) do tipo não-granular pseudodeprimido.

( ) As LSTs não-granulares pseudodeprimidas devem ser consideradas como lesões suspeitas de haver invasão submucosa, presente em até 42% dessas lesões.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. F V F F F
  • B. F V V V F
  • C. V F F F V
  • D. V V V F F
  • E. V V F V V

Sobre a infecção pelo Helicobacer Pylori (H. Pylori), analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A erradicação do H. Pylori não é indicada para pacientes com dispepsia funcional.

( ) Um probiótico deve adicionado durante o esquema terapêutico de erradicação da bactéria.

( ) O teste respiratório da ureia com carbono marcado, quando disponível, é o método não invasivo de escolha para o diagnóstico e confirmação da erradicação da bactéria.

( ) O risco de adquirir H. Pylori está relacionado com o status socioeconômico e as condições de vida na infância, como densidade habitacional elevada e saneamento básico inadequado.

( ) Os medicamentos anti-secretores (inibidores da bomba de prótons e antagonistas do receptor H2) e antimicrobianos devem ser suspensos por duas e quatro semanas, respectivamente, antes da pesquisa histológica do H. Pylori.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. V V V F F
  • B. V F V V F
  • C. F F F V V
  • D. F V F V V
  • E. F F V V V

Sobre a abordagem e o tratamento da hemorragia varicosa aguda no cirrótico, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O uso da ceftriaxona está indicado, profilaticamente, nesses casos.

( ) A reposição volêmica deve ser empregada com cautela, a fim de manter os níveis de pressão arterial sistólica em torno de 90-100 mm Hg.

( ) A terapia transfusional, em geral, deve ser destinada a atingir as metas para hematócrito e hemoglobina entre 21 a 24% e 7,0 a 8,0 g/dl, respectivamente.

( ) Os vasoconstrictores esplâncnicos (terlipressina, somatostatina ou octreotide) não devem ser empregados antes da confirmação endoscópica de sangramento varicoso.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. V V V F
  • B. V F F F
  • C. F F V V
  • D. F V V F
  • E. F V F V

Sobre neoplasia gástrica precoce e avançada, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A lesão tipo Borrmann III (Ulcerada) é a lesão gástrica avançada mais frequente e as biópsias costumam apresentar baixa positividade. ( ) O câncer gástrico precoce caracteriza-se por lesão localizada na mucosa ou, no máximo, na submucosa, sem acometimento linfonodal, com sobrevida após cinco anos em torno de 90% dos casos.

( ) As lesões não-ulceradas ou cicatrizadas, lesões do tipo diferenciada menores que 2cm e com invasão de submucosa de até 1000mμ, são critérios para indicação da ressecção endoscópica do câncer gástrico precoce.

( ) As lesões tipo 0-Iic, pela classificação japonesa das neoplasias gástricas precoces, costumam ser o tipo mais frequente e apresentam-se como uma depressão de contorno bem delimitado e, às vezes, com margens de aspecto carcomido.

( ) A mucosa comumente não apresenta alterações nas lesões tipo Borrmann IV (infiltrativas). Notam-se, muitas vezes, apenas alterações na distensibilidade. A ecoendoscopia tem papel importante porque mostra o espessamento e a desorganização difusa da primeira camada (mucosa) com alta positividade das biópsias.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. V V F F V
  • B. V V V V F
  • C. V F F V F
  • D. F F V V V
  • E. F F V F F

Uma mulher de 37 anos apresenta dor recorrente em abdome superior (hipocôndrio direito), principalmente nos períodos pós-alimentares, com duração menor que 2h. Procura o serviço de urgência devido a dor semelhante, porém de maior intensidade e persistente (duração de 08h), associada à febre e calafrios. Ao exame físico, observa-se taquicardia (FC:125bpm) e dor à palpação profunda de hipocôndrio direito. Exames da admissão na emergência mostra leucocitose, enzimas canaliculares e transaminases normais, amilase e lipase sem alterações. A ultrassonografia de abdome mostra litíase biliar, liquido pericolecístico e vesícula distendida com paredes espessadas.

Em relação ao quadro clínico acima descrito e às condutas diagnósticas e terapêuticas, é correto afirmar que

  • A. cerca de 75% dos casos de colecistite aguda são precedidos por crises recorrentes de dor biliar.
  • B. cerca de 70% dos pacientes portadores de colelitíase, após o ataque inicial de cólica biliar, não apresentam outros sintomas.
  • C. a coledocolitíase é a complicação mais comum da doença biliar calculosa e ocorre em cerca de 10% dos pacientes sintomáticos.
  • D. essa paciente deverá ser encaminhada de imediato para realização de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) terapêutica, seguido de colecistectomia.
  • E. o tratamento do quadro atual da paciente consiste em antibioticoterapia com cefalosporinas de segunda geração, estando a colecistectomia reservada para os casos complicados por perfuração localizada.

Em relação à doença ulcerosa péptica, é correto afirmar que

  • A. cerca de 30% dos pacientes com úlcera duodenal são infectados pelo Helicobacer Pylori (H. Pylori).
  • B. a úlcera péptica Forrest IIA corresponde ao achado endoscópico de sangramento em jato da úlcera.
  • C. a classificação de Forrest utiliza parâmetros endoscópicos para descrição da úlcera péptica quanto à atividade e cicatrização.
  • D. a presença de uma úlcera gástrica maior que 2 cm, atrofia gástrica e idade maior que 50 anos é indicação para realizar endoscopia de controle em algumas semanas.
  • E. na úlcera gástrica decorrente do uso de anti-inflamatórios não hormonais, a ranitidina oferece taxas de cicatrização superiores às dos inibidores de bombas de prótons.

Em relação ao câncer esofágico, é correto afirmar que

  • A. o carcinoma epidermóide de esôfago constitue 95% de todos os tipos de câncer esofágico.
  • B. o tratamento endoscópico do carcinoma epidermóide esofágico superficial está reservado para as situações em que encontramos sinais endoscópicos de lesões superficiais ou exame endoscópico confirmando tumor limitado à mucosa.
  • C. são grupos de risco para desenvolvimento de câncer epidermóide do esôfago: portadores de estenose esofágica após ingestão de corrosivos, Síndrome de Paterson-Blown-Kelly, Síndrome de Howel-Evans, carcinoma de cabeça e pescoço.
  • D. a incidência anual é estimada em 5% de adenocarcinoma esofágico entre portadores de esôfago de Barrett, por isso está indicado o rastreamento anual com Endoscopia Digestiva Alta para pacientes com doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) de longa data.
  • E. na presença de achados endoscópicos suspeitos de carcinoma esofágico (desaparecimento do padrão vascular, elevação ou depressão da mucosa e granularidade da superfície) as biópsias estão indicadas após a realização de cromoscopia com solução de lugol a 2%, devendo-se biopsiar as áreas coradas.

O acometimento inflamatório da mucosa do esôfago é uma afecção comum na prática médica, sendo a principal causa a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Entretanto, causas menos frequentes, como as esofagites infecciosas, podem acometer o órgão levando a sintomas como disfagia e dor retroesternal, quadros que podem progredir com o agravamento do estado nutricional e o aumento da morbimortalidade das doenças associadas a essa patologia.

Com relação às esofagites infecciosas, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A candida albicans e tropicallis, em sua maioria, são os principais agentes infecciosos nas esofagites infecciosas em pacientes imunocompetentes.

( ) As biópsias realizadas nas bordas das lesões ulceradas causadas pelo citomegalovírus possuem maior positividade em mostrar as alterações citopáticas típicas do vírus – olho de coruja.

( ) A causa mais comum de esofagite viral nos indivíduos infectados pelo HIV é a lesão pelo Herpes Simplex, estando presente em até 45% das lesões ulceradas detectadas na endoscopia digestiva alta.

( ) Os aspectos endoscópicos da esofagite herpética são ulcerações rasas, bem delimitadas, circundadas por mucosa íntegra (úlcera em vulcão). A esofagite pelo citomegalovírus apresenta ulcerações lineares e profundas com bordas serpenginosas e elevadas.

( ) A esofagite causada pelo Herpes Simplex, mais prevalente em pacientes imunodeprimidos, ocorre em indivíduos com imunidade preservada, na forma de infecção primária por propagação direta da lesão da orofaringe ou, mais comumente, como reativação da virose latente.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. V F V V V
  • B. V F F V V
  • C. V F V F F
  • D. F V F F V
  • E. F V F V F

Um paciente do sexo masculino, 50 anos, caucasiano, vem com quadro de diarréia crônica aquosa há seis meses, associada a dor abdominal, perda ponderal e artralgia. A tomografia computadorizada do abdome, endoscopia digestiva alta e colonoscopia foram normais. A biopsia da segunda porção do duodeno evidenciou presença de material PAS (ácido periódico-de Schiff) positivo e atrofia vilosa.

Diante desse quadro, a principal hipótese diagnóstica é

  • A. Vipoma.
  • B. Strongiloidiase.
  • C. Doença celíaca.
  • D. Doença de Whipple.
  • E. Carcinoma da tireoide.

Em relação às Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), é correto afirmar que

  • A. a doença fistulizante é uma característica do acometimento transmural da colite ulcerativa.
  • B. a espondilite anquilosante, tromboembolismo e colangite esclerosante primária são condições clínicas associadas às DII.
  • C. o câncer de cólon associado à DII é menos agressivo e surge em idade superior quando comparado ao câncer de colón esporádico.
  • D. a Doença de Crohn é caracterizada por episódios recorrentes de inflamação limitada à camada mucosa do cólon e envolve, principalmente, o reto.
  • E. o anticorpo contra citoplasma do neutrófilo (PANCA) é mais frequentemente presente nos pacientes com Doença de Crohn do que em pacientes com colite ulcerativa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...