Lista completa de Questões sobre Geriatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas descompensações cardíacas em pacientes com insuficiência cardíaca sistólica, os betabloqueadores devem ter a dose:
Paciente de 82 anos de idade, hipertensa e diabética, viúva há 5 anos, vem à consulta trazida por sua filha, que relata que a mãe vem apresentando há 3 anos quadro progressivo de perda de memória e agressividade com os filhos. Até 1 mês atrás, morava sozinha em outra cidade, mas teve que se mudar para a casa da filha após quase ter incendiado a casa ao deixar a panela no fogo e ter ido dormir. Em relação a esse caso clínico, é possível afirmar:
Paciente de 74 anos de idade, sem comorbidades, procura o consultório médico por um motivo que vem incomodando há alguns anos: a necessidade de acordar à noite para urinar, geralmente, em torno de 4 vezes. Refere, também, jato urinário fraco, sensação de micção incompleta e urgência miccional em várias ocasiões. Nega outros sintomas relacionados ao aparelho urogenital, como disúria e hematúria. Em função da noctúria e da urgência miccional, o geriatra propõe o toque retal ao paciente, e, no exame, a próstata apresenta-se aumentada de volume, firme, homogênea e não dolorosa. A melhor conduta, nesse caso, é:
Paciente de 72 anos de idade apresenta-se no ambulatório, para realizar exames de rotina. Sua história e a avaliação do prontuário permitem detectar o antecedente de angina instável e fibrilação atrial crônica sem tratamento. Ao exame físico, nota-se a presença de ritmo cardíaco irregular. Paciente revela, ainda, que está impotente (fica ansioso e perde a ereção e, a partir disso, o quadro se repete; mas tem ereção matinal presente). A melhor conduta para esse paciente é:
Considerando-se a classificação do IMC em idosos, é correto afirmar que:
Paciente de 70 anos de idade apresenta-se no ambulatório com tosse há 5 dias, febre de até 39°C e dispneia. Ao exame físico, encontra-se um pouco confuso, FR = 36 ipm, PA = 120 x 70 mmHg. À ausculta respiratória, crepitação em terço médio de hemitórax esquerdo. A conduta mais adequada, nesse caso, é:
Paciente de 61 anos de idade vem à consulta queixando-se de que há alguns anos vem percebendo uma dificuldade visual durante a leitura e a execução de atividades manuais, com piora gradual do quadro. Não refere problema de visão para outras atividades, como dirigir ou praticar esportes. A respeito desse caso, é possível afirmar que:
Paciente de 60 anos de idade procura seu geriatra queixando- se de que está sem evacuar há 3 dias. Iniciou sintomas há 2 anos, sendo que, nos últimos 3 meses, está evacuando duas vezes por semana. Relata eliminação de gases, e que, na maioria das vezes, faz esforço para evacuar e apresenta sensação de esvaziamento incompleto. Nega alteração na cor ou consistência das fezes, nega dor abdominal ou mudança da forma ou frequência das evacuações. É hipertensa há 10 anos e faz uso de atenolol 100 mg e enalapril 20 mg. Sem alterações no exame físico. O diagnóstico, mais provável, e o plano terapêutico mais adequado são, respectivamente:
dose do topiramato tem uma relação diretamente proporcional com a redução de peso
A respeito do tratamento farmacológico da obesidade, é correto afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...