Lista completa de Questões sobre Ginecologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o DIU, como método anticoncepcional na paciente adolescente, afirma-se que:
I. É considerado pelo ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists) como método de primeira linha pela sua alta eficácia.
II. A OMS (Organizacão Mundial da Saúde) contraindica o uso em adolescentes com doença inflamatória pélvica nos últimos três meses.
III. Há diminuição nas taxas de fertilidade futura ao comparar usuárias de DIU e usuárias de outros métodos contraceptivos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Um paciente de trinta e oito anos de idade foi atendido no pronto atendimento médico, relatando que, havia dezesseis horas, passara a apresentar dor epigástrica, de forma súbita e intensa, irradiada para os hipocôndrios (direito e esquerdo), em faixa, seguida de náuseas e vômitos. Informou, ainda, ingerir, há mais de dez anos, grande quantidade de bebidas alcoólicas destiladas. Ao exame clínico, o paciente apresentou-se ansioso, com fáscies de dor aguda, sudorético, febril (temperatura axilar de 38,5 ºC), com frequência cardíaca de 100 bpm e pressão arterial de 112mmHg x 62 mmHg. Os resultados dos exames respiratório e cardiovascular não apresentaram anormalidades. Foi identificado que o abdome do paciente estava difusamente doloroso à palpação profunda, mais intensamente na região epigástrica, pouco distendido, com ruídos hidroaéreos presentes e reduzidos, sem sinais de irritação peritoneal, evidenciando também a presença de mancha equimótica na região periumbilical. Os exames complementares solicitados pelo médico assistente confirmaram o diagnóstico de pancreatite aguda.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
A mancha equimótica constatada na região periumbilical desse paciente é um achado frequente nessa doença; ela corresponde ao sinal de Gray-Turner, cuja base fisiopatogenética é a trombocitopenia, não sendo, contudo, um indicador de prognóstico significativo.
Em relação à histopatologia cíclica do aparelho genital, é correto afirmar que
as alterações observadas, na fase lútea, são secreção glandular e edema do estroma.
ocorre normalmente fecundação no período menstrual.
o endométrio apresenta-se, na fase proliferativa, com edema e secreção glandular.
não existe morfologicamente, na fase proliferativa, intensa atividade mitótica nas glândulas endometriais.
a espessura endometrial atinge 2 mm no período préovulatório.
Paciente, 30 anos, G4P1Ab3 (espontâneos), comparece para consulta na unidade básica de saúde para iniciar com anticoncepção. Refere ter feito tratamento com aspirina e heparina durante a última gestação, a qual conseguiu levar a termo (fez pré-natal em instituição referenciada como de alto risco, tendo extraviado a carteira de pré-natal e o sumário de alta). Tendo em vista os dados disponíveis na consulta, você poderia indicar os seguintes métodos, EXCETO:
Pílula somente de progestágeno (75 microgramas de desogestrel).
Implante de etonogestrel.
Injetável trimestral de progestágeno.
DIU de cobre.
Anel vaginal.
No Brasil, estima-se que ocorram cerca de 300.000 mortes por ano devido a causas cardiovasculares. O êxito no atendimento de situações de parada cardiorrespiratória depende do conhecimento sólido dos procedimentos recomendados, internacionalmente, pelas diretrizes da Associação Americana do Coração (AHA). Com base nas recomendações da AHA para o suporte básico de vida, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla RCP, sempre que utilizada, refere-se à reanimação cardiopulmonar.
Deve-se manter as compressões torácicas realizadas durante as manobras de RCP em uma frequência de, pelo menos, cem compressões por minuto, produzindo, a cada compressão, uma depressão torácica de, pelo menos, cinco centímetros. Esse procedimento tem por fim a geração de fluxo sanguíneo pelo aumento tanto na pressão intratorácica quanto pela compressão direta do coração, o que promove fluxo sanguíneo e oferta de oxigênio para o miocárdio e o cérebro.
Acerca da endoscopia ginecológica, assinale a opção correta.
É contraindicação absoluta para a videolaparoscopia em pacientes com quadro de abdome agudo com instabilidade hemodinâmica.
Não há indicação de videolaparoscopia na propedêutica de pólipo endometrial.
Não são indicações de histeroscopia: sangramento uterino anormal, infertilidade e histerossalpingografia alterada.
É indicação absoluta para a videolaparoscopia a presença de massa anexial com suspeita de malignidade.
Não há indicação de laparoscopia na propedêutica da infertilidade.
Na Síndrome de Swyer-James, são encontradas as seguintes características, EXCETO:
Cariótipo 46 XX.
Amenorreia primária.
Genitália externa feminina.
Genitália interna feminina.
Hipogonadismo hipergonadotrófico.
No Brasil, estima-se que ocorram cerca de 300.000 mortes por ano devido a causas cardiovasculares. O êxito no atendimento de situações de parada cardiorrespiratória depende do conhecimento sólido dos procedimentos recomendados, internacionalmente, pelas diretrizes da Associação Americana do Coração (AHA). Com base nas recomendações da AHA para o suporte básico de vida, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que a sigla RCP, sempre que utilizada, refere-se à reanimação cardiopulmonar.
Como a checagem do pulso carotídeo é fundamental para o início das manobras de RCP, o socorrista (leigo e único) deve, obrigatoriamente, palpar o pulso carotídeo do paciente, deslocando, lateralmente, os quirodáctilos na altura da cartilagem tireoidea até encontrar a borda posterior do músculo esternocleidomastoideo, de preferência por mais de trinta segundos. Somente após confirmar a ausência dessa pulsação, deve-se iniciar os procedimentos de RCP, realizando-se seis ventilações pulmonares (por técnica boca a boca) seguidas de compressões torácicas.
O desenvolvimento do câncer de colo uterino está associado à infecção por
herpes vírus.
clamídia.
cândida.
papiloma vírus humano (HPV).
sífilis.
O exame considerado padrão ouro na avaliação da paciente com dor pélvica crônica é
Ecografia pélvica transvaginal.
Tomografia computadorizada.
Ressonância magnética.
Laparoscopia.
Nenhum dos acima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...