Questões sobre Ginecologia

Lista completa de Questões sobre Ginecologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mulher de 50 anos reclama de labilidade emocional, fogachos, dores ósseas e articulares, além de ressecamento vaginal e diminuição da libido há 1 ano. Os sintomas coincidem com ausência dos ciclos menstruais. Nega antecedentes familiares de câncer de mama, útero ou ovários. Nega tabagismo ou patologias sistêmicas. Os exames clínico geral e ginecológico apresentam-se sem anormalidades.

Levando em consideração a necessidade de terapia hormonal, escolha a alternativa CORRETA com relação aos exames complementares necessários para a indicação terapêutica.

  • A.

    Densitometria óssea para diagnóstico de osteoporose para terapêutica com risedronato.

  • B.

    Mamografia bilateral para indicação de isoflavona.

  • C.

    Ultrassonografia transvaginal para utilização de tibolona.

  • D.

    Colpocitologia oncótica para indicação de estrogênio vaginal.

  • E.

    Densitometria óssea antes de iniciar o uso de tibolona.

A respeito de anatomia e fisiologia da gestação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os músculos abdominais têm maior tônus e são mais ativos durante a gravidez, o que pode dificultar a respiração.

  • B.

    Durante a gravidez, a vascularização e o tônus muscular da bexiga aumentam, diminuindo sua capacidade para até 1.500 mL.

  • C.

    Atribui-se à relaxina, secretada pela placenta, o fato de as articulações apresentarem maior mobilidade durante a gestação. O principal impacto dessas modificações é o aumento da capacidade pélvica, favorecendo a disjunção sinfisária e os movimentos de acomodação do sacro.

  • D.

    No final da gravidez, as mudanças no metabolismo glicídico notabilizam-se por liberação reduzida de ácidos graxos, devido ao efeito diabetogênico do hormônio lactogênico placentário (hPL), contribuindo para o aumento da utilização da glicose materna.

  • E.

    Constituem alterações cardiovasculares relevantes na gestação o aumento da pressão arterial média e o aumento da resistência periférica.

Mulher de 25 anos refere quadro de dor pélvica mensal de intensidade moderada há 3 dias, acompanhada de sangramento vaginal discreto em meio a secreção mucosa. Relata ciclos menstruais que duram 3 a 4 dias com intervalos variando entre 28 a 32 dias. A última menstruação foi há 15 dias atrás. Costuma ter cólica menstrual acompanhada de náuseas e diarréia desde a menarca. Ao exame: abdome flácido, sem massas palpáveis. Exame especular: muco sanguinolento pelo orifício externo do colo. Toque vaginal: útero de volume normal, discretamente doloroso à mobilização. Foi solicitado ultrassonografia transvaginal que evidenciou útero de volume normal e ovário esquerdo com imagem anecóica de 3,3 cm.

Escolha a alternativa CORRETA.

  • A.

    Provável doença inflamatória pélvica: tratar com antibiótico oral.

  • B.

    Suspeita de endometriose: anticoncepcional oral somente com progesterona.

  • C.

    Dismenorréia secundária: anti inflamatório não hormonal.

  • D.

    Dor do meio do ciclo: anticoncepcional oral.

  • E.

    Síndrome da tensão pré-menstrual: anticoncepcional.

A respeito das patologias malignas do trato genital inferior, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O tipo histológico mais comum dos carcinomas cervicais é o de células escamosas. Entretanto, a incidência relativa e absoluta de adenocarcinoma vem aumentando.

  • B.

    Na vigência de história clínica clássica, caracterizada por prurido vulvar crônico, secreção sanguinolenta e lesão semelhante à dermatite vulvar crônica, a biopsia é desnecessária para confirmar o diagnóstico de câncer vulvar.

  • C.

    O câncer do endométrio, à semelhança do câncer cervical, está relacionado à história sexual.

  • D.

    As lesões precursoras do câncer ovariano, à semelhança dos carcinomas do cérvice e do endométrio, estão bem definidas.

  • E.

    Citologia vaginal positiva, na ausência de neoplasia endometrial ou cervical, firma o diagnóstico de neoplasia maligna das tubas uterinas.

Mulher de 48 anos relata sangramento vaginal abundante há 25 dias, associada a dor pélvica. Informa ciclos menstruais regulares até 2 meses atrás. Ansiosa, deseja retirar o útero, pois uma amiga estava com o mesmo quadro e realizou histerectomia vaginal sem complicações. Nega patologias sistêmicas. Antecedente de 2 partos (cesáreas) e ligadura tubária. Durante exame clínico, não foram encontradas alterações genitais. Toque vaginal: útero em anteversoflexão, de volume normal. A ultrassonografia transvaginal revelou útero de volume 102cm3, eco endometrial 5mm e ovários sem anormalidades. Trouxe hemograma com hemoglobina: 11,2mg/dl e hematócrito: 35%; coagulograma normal; TSH e T4 livre: normais; FSH: 14,6mUI/l; Estradiol: 40pg/ml.

Levando em consideração a hipótese diagnóstica e a justificativa para a conduta terapêutica, escolha a alternativa CORRETA.

  • A.

    Suspeita de câncer de endométrio pela presença de espessamento do eco endometrial. Conduta: histeroscopia diagnóstica com biópsia.

  • B.

    Sangramento uterino disfuncional pela ausência de patologia orgânica. Conduta: tratamento hormonal e seguimento com observação dos ciclos menstruais.

  • C.

    Provável hiperplasia endometrial com atipias pela presença de espessamento do eco endometrial. Conduta: curetagem uterina.

  • D.

    Suspeita de hiperplasia endometrial em paciente com prole definida. Conduta: histerectomia total abdominal.

  • E.

    Sangramento uterino disfuncional em paciente com prole definida. Conduta: histerectomia total abdominal com anexectomia bilateral.

Considerando a abordagem das patologias benignas do trato genital inferior, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Pacientes infectadas com o vírus do herpes simples tipo-1 (HSV-1) tendem a apresentar manifestações clínicas mais acentuadas e chances aumentadas de infecção pelo HSV-2.

  • B.

    Cistos ovarianos diagnosticados em pacientes no menacme, na vigência de anticoncepcionais hormonais, provavelmente são foliculares, luteínicos ou tecafoliculares.

  • C.

    Leiomioma uterino é neoplasia benigna de células musculares lisas do miométrio, que responde de maneira distinta aos hormônios ovarianos. Enquanto os estrogênios promovem proliferação e crescimento, a progesterona atua levando à atrofia e à inibição do crescimento do leiomioma.

  • D.

    O pólipo endometrial hiperplásico acompanha a histofisiologia do endométrio. Portanto, há obrigatoriedade de consonância histológica entre pólipo e o endométrio restante.

  • E.

    A tricomoníase é uma infecção cervicovaginal que pode ocasionar resposta inflamatória muito intensa, resultando em alterações celulares que podem modificar a citologia oncótica, com resultados de lesões intraepiteliais escamosas, que desaparecem após o tratamento.

Mulher 25 anos apresenta relato de hipermenorragia progressiva há 1 ano. É nuligesta. Informa consulta ginecológica de rotina há 2 anos, que constatou miomas intramurais de até 1,7 cm e útero com volume: 100cm3àultrassonografia transvaginal. O exame físico atual demonstrou mucosas discretamente hipocoradas e abdomecom tumor palpável 2cm abaixo da cicatriz umbilical, móvel. O exame especular evidenciou colo do útero com ectopia e área iodo-negativa às 12 h. O toque vaginal mostrou útero aumentado de volume, móvel, ocupando todo o hipogástrio e anexos impalpáveis. O resultado de NIC II na colpocitologia foi confirmado com colposcopia e biópsia. A nova ultrassonografia transvaginal solicitada mostrou útero com volume de 339cm3, com miomas intramurais, sendo os maiores: 01 corporal posterior com componente subseroso de 7,3 x 5,8cm e 01 intramural corporal anterior de 6,2 x 4,5 cm. A hemoglobina tem valor de 10,4 mg/dl e o hematócrito 32%.

Tendo em vista o diagnóstico de miomatose uterina e de neoplasia intraepitelial cervical, escolha a alternativa CORRETA para a melhor conduta terapêutica das duas patologias.

  • A.

    Pelo aumento do volume uterino e a presença de NIC II, indicar histerectomia total abdominal.

  • B.

    Como a paciente é nuligesta, realizar cauterização do colo uterino e posteriormente, indicar miomectomia.

  • C.

    A presença de neoplasia intraepitelial cervical grau II indica conização inicial e após controle colposcópico com 3 meses, miomectomia.

  • D.

    A anemia aguda e a presença de NIC II são indicativos da necessidade de histerectomia total imediata.

  • E.

    A presença de lesão de alto grau no colo uterino e o volume do útero impossibilitam a realização de miomectomia.

A expressão doenças sexualmente transmissíveis (DST) é usada para descrever os distúrbios que se disseminam principalmente pelo contato íntimo. Com referência a esse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As DST são o principal fator facilitador da transmissão sexual do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

  • B.

    Define-se como cancro mole a presença de lesão genital ulcerada, geralmente múltipla e dolorosa, associada à bacterioscopia pelo Gram apresentando estreptobacilos Gram negativos, sugestivos de H. ducreyi.

  • C.

    A Chlamydia trachomatis é o agente mais comum da uretrite não gonocócica (UNG). É uma bactéria, obrigatoriamente intracelular, que também causa o tracoma, a conjuntivite por inclusão no recém-nascido e o linfogranuloma venéreo.

  • D.

    Gestantes com diagnóstico de sífilis primária e com história comprovada de alergia à penicilina que não podem ser dessensibilizadas, devem ser tratadas com a eritromicina na forma de seu estolato e considerar o feto tratado.

  • E.

    O papilomavírus humano (HPV) é um DNA-vírus não-cultivável do grupo papovavírus. Após a infecção inicial, poderá permanecer por muitos anos no estado latente e, após este período, originar novas lesões. Estudos têm demonstrado que a recidiva de lesões pelo HPV está mais relacionada à ativação de reservatórios próprios de vírus que à reinfecção pelo parceiro sexual.

Mulher de 52 anos percebeu nódulo em prolongamento axilar de mama esquerda há 15 dias. Relata mamografia em 2009 sem anormalidades. Procurou serviço médico na sua cidade, onde realizou mamografia bilateral complementada por ultrassonografia mamária que evidenciou nódulo espiculado de 1,8 x 1,5 cm (classe 4c –BIRADS). O médico realizou biópsia excisional do nódulo, com resultado histopatológico de carcinoma ductalinfiltrante. A paciente veio para avaliação pelo serviço de ginecologia e encaminhamento para tratamento específico.

Escolha a alternativa CORRETA para o tratamento adequado.

  • A.

    A retirada total do nódulo e a confirmação diagnóstica indica tratamento quimioterápico imediato.

  • B.

    A biópsia excisional do nódulo não exclui a necessidade de realização de mastectomia ou quadrantectomia.

  • C.

    A ausência de avaliação das margens cirúrgicas implica na necessidade de tratamento radioterápico.

  • D.

    A quimioterapia deve ser indicada pois o tratamento cirúrgico (exérese total do nódulo) já foi realizado.

  • E.

    A dissecção axilar deve ser indicada como complementação cirúrgica, em vista da cirurgia mamária já ter sido realizada.

Com relação a anomalias congênitas e distúrbios do desenvolvimento puberal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A hiperplasia adrenal congênita é causada por gen autossômico dominante que acarreta incremento de enzimas que irão interferir na esteroidogênese ovariana.

  • B.

    O principal fator determinante da época do início da puberdade é o estado nutricional.

  • C.

    A hiperplasia adrenal congênita é a causa mais comum de desenvolvimento heterossexual na idade esperada da puberdade.

  • D.

    A precocidade sexual ou pseudopuberdade precoce caracteriza-se por desenvolvimento prévio dos caracteres sexuais secundários por ativação prematura do eixo hipotálamo-hipófise-ovário.

  • E.

    Na etiologia do pseudo-hermafroditismo feminino, o mapeamento genético da deficiência da enzima 21-hidroxilase demonstra que ela está ligada ao complexo de antígeno da histocompatibilidade humana (HLA), no cromossomo 6.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...