Lista completa de Questões sobre Hemoterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência a mieloma múltiplo, assinale a opção correta.
Pelo ISS, um paciente apresentando B2-microglobulina sérica 5,7 mg/L e albumina 3,5 encontra-se no estádio I.
Para pacientes com indicação de transplante autólogo, são preferíveis regimes de quimioterapia com dexametasona e talidomida.
A síndrome de hiperviscosidade ocorre em mais de 30% dos pacientes, exigindo plasmaférese de urgência e início imediato da quimioterapia sistêmica.
A incidência em pessoas brancas é duas vezes maior que a observada em pessoas negras.
São fatores de mau prognóstico: albumina sérica reduzida, DHL elevado, leucocitose e hibridização in situ por fluorescência com deleção do cromossomo 13.
Acerca do quimioterápico bortezomibe, utilizado no tratamento de pacientes com mieloma múltiplo, assinale a opção correta.
A associação do bortezomibe com dexametasona e ciclofosfamida demonstra resultados promissores no controle do mieloma múltiplo em pacientes candidatos ao transplante de medula óssea.
Exerce impacto negativo na mobilização de células-tronco hematopoiéticas para auto transplante.
O paciente deve ser avaliado pelo odontólogo, haja vista o risco de osteonecrose de mandíbula.
Está relacionado a fenômenos tromboembólicos. Assim, os pacientes em uso desta medicação devem ser anticoagulados.
Assinale a opção que apresenta um fator de risco para a ocorrência de aspergilose invasiva em pacientes transplantados.
múltiplas transfusões sanguíneas
ausência de doença do enxerto versus hospedeiro graus elevados
uso prévio de antracíclico
uso prévio de fluconazol
presença de neutropenia prolongada
Um paciente, com vinte e cinco anos de idade, após primeiro ciclo de quimioterapia (D4) para indução de leucemia mieloide aguda, evoluiu com febre acima de 38 ºC por mais de 30 minutos de duração, porém sem calafrios, tremores ou instabilidade hemodinâmica. Não apresentou sinais de mucosite, acesso venoso central ou diarreia. Apresentou duzentos neutrófilos totais e está em uso profilático de fluconazol e aciclovir. Com base nos dados acima apresentados, assinale a opção que apresenta o melhor esquema antimicrobiano para esse caso.
observação clínica, apenas
monoterapia com vancomicina
anfotericina B e amicacina
cefepima ou piperaciclina com tazobactan
vancomicina e polimixina B
Assinale a opção que apresenta agentes infecciosos que podem estar envolvidos na gênese de doenças linfoproliferativas crônicas.
vírus HIV, pseudomonas aeruginosa, estafilococos
cândida albicans, herpes vírus, treponema palidum
vírus de epstein-barr (EBV), cândida albicans, clamídia tracomatis
vírus de epstein-barr (EBV), helicobacter pylori e HTLV (vírus linfotrópico da célula humana)
helicobacter pylori, toxoplasma gondii, pneumocisti jirovesi
O estado que predispõe ao tromboembolismo venoso é denominado trombofilia hereditária. Em relação a esse tema, assinale a opção correta.
A hipo-homocisteinemia é causada predominantemente por deficiência dietética de alguns cofatores necessários para o metabolismo da homocisteina e o principal agente de tratamento, nesta condição, é o ácido ascórbico.
A síndrome antifosfolípide (SAAF) consiste na associação de trombose ou de perdas gestacionais à presença de anticorpos da classe IgG e/ou IgM, dirigidos contra proteínas capazes de se ligar a fosfolipídios de membrana.
Na ocorrência de trombose provocada deve-se considerar a investigação de trombofilia, mesmo em paciente idosos acima de 70 anos.
A deficiência de antitrombina é uma deficiência in vitro, portanto, o paciente com esta deficiência não possui risco de apresentar evento trombótico.
São causas de trombofilias hereditárias: deficiência de antitrombina, proteína C, proteína S, diabetes e hipertensão arterial sistêmica.
Um paciente, com trinta anos de idade, é internado com quadro agudo de confusão mental flutuante, com progressão para coma, concomitante ao aparecimento de lesões purpúricas disseminadas em todo corpo. Os exames laboratoriais revelaram os seguintes resultados: LDH 2.400 UI/L, hemoglobina = 6,0 g/dL, leucócitos 9.500/mm3, plaquetas 20.000/mm3, tempo de protrombina (TAP) normal e tempo de tromboplastina parcialmente ativado (TTPA) normal. No sangue periférico, foram observados numerosos esquizócitos, acima de três esquistócitos por campo.
Nesse caso clínico, a principal hipótese diagnóstica e a conduta a ser adotada são, respectivamente,púrpura trombocitopênica trombótica, uso de imunoglobulina.
púrpura trombocitopênica trombótica, plasmaferese terapêutica.
púrpura trombocitopênica imune, aspirado de medula óssea.
púrpura amegacariocítica, corticoide em altas doses.
anemia aplástica severa, transfusão de concentrado de plaquetas.
Assinale a opção que apresenta doenças linfoproliferativas crônicas consideradas no diagnóstico diferencial da leucemia linfoide crônica B (LLC) por compartilhar a presença de alguns marcadores imunofenotípicos.
linfoma de células do manto, tricoleucemia, síndrome de Sezary
linfoma de Hodgkin, mieloma múltiplo, síndrome de Sezary
micose fungoide, mieloma múltiplo, linfoma células T adulto
leucemia pró-linfocítica, linfoma de células do manto, tricoleucemia
leucemia linfoblástica aguda de células T, linfoma não Hodgkin de zona marginal, tricoleucemia
A formação dos elementos do sangue, a partir de uma célula-tronco hematopoiética indiferenciada, acontece de modo contínuo. O processo de diferenciação das células B, na medula óssea, a partir de um precursor linfoide imaturo até a formação de uma célula B madura com imunoglobulina (Ig) de superfície (IgM) envolve perdas e ganhos de antígenos que caracterizam os vários estágios de diferenciação. Em relação à expressão de antígenos B, assinale a opção em que são apresentados apenas marcadores de células linfoides B.
CD34, tdt, CD19, CD4, Igc, IgM, CD3
CD34, tdt, CD13, CD14, Igc, IgM, CD3
CD34, tdt, CD19, CD10, Igc, IgM
CD34, tdt, CD13, CD117, Igc, IgM, CD8
CD34, tdt, CD7, CD8, Igc, IgM
Assinale a opção que indica características observadas em esfregaços de sangue periférico de pacientes com mielofibrose primária.
esquistócitos e granulócitos imaturos
anormalidades plaquetárias e esquistócitos
eritrócitos hipocrômicos e granulócitos imaturos
hipersegmentação de neutrófilos e macrocitose
hemácias em lágrima, eritroblastos e granulócitos imaturos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...