Lista completa de Questões sobre Hepatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O colangiocarcinoma é uma neoplasia maligna que se desenvolve no epitélio do ducto biliar. Sobre colangiocarcinoma, assinale a alternativa incorreta.
Com relação à hepatotoxicidade da eritromicina (reação colestática idiossincrásica), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O efeito adverso mais importante associado à eritromicina, mais comum em adultos, é a rara ocorrência de reação colestática.
II. A reação começa, habitualmente, durante as primeiras 2 ou 3 semanas de terapia e consiste em náuseas, vômitos, febre, dor abdominal no quadrante superior direito, icterícia, leucocitose e níveis moderadamente elevados de aminotransferases e fosfatase alcalina.
III. O quadro clínico pode ser semelhante ao de colecistite aguda ou colangite bacteriana.
IV. A biópsia do fígado revela colestase variável.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre as hepatites medicamentosas e a hepatotoxicidade da fenitoína (reação idiossincrásica), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. No fígado, a fenitoína é transformada pelo citocromo P450 em metabólitos, incluindo óxidos de areno eletrofílicos, altamente reativos.
II. A lesão hepática manifesta-se, habitualmente, no transcorrer dos dois primeiros meses após o início da terapia com fenitoína.
III. Com exceção de uma grande quantidade de eosinófilos no fígado, os quadros clínico, bioquímico e histológico são semelhantes aos da hepatite viral.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre o tratamento da doença hepática tóxica e induzida por medicamentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O tratamento consiste, essencialmente, em medidas de apoio, exceto na hepatotoxicidade do acetaminofeno.
II. Nos pacientes com hepatite fulminante por hepatotoxicidade medicamentosa, o transplante do fígado pode salvar a vida.
III. No caso das toxinas diretas, o acometimento do fígado não deve desviar a atenção do possível acometimento renal ou de outros órgãos, que também pode ameaçar a sobrevida.
IV. O acetaminofeno pode causar necrose hepática centrolobular grave quando ingerido em grandes quantidades.
Estão corretas as afirmativas:
O hepatoblastoma é um tumor maligno do fígado. Sobre o hepatoblastoma, assinale a alternativa incorreta.
O carcinoma hepatocelular é multi fatorial em causa, e complexo em patogênese. Além dos quatro principais fatores causadores, são outras condições hepáticas, EXCETO:
Os tumores hepáticos podem originar-se no fígado provenientes de hepatócitos, do epitélio do ducto biliar ou do tecido mesenquimal- ou espalhar-se para o fígado a partir de tumores primários em órgãos adjacentes ou remotos. O carcinoma hepatocelular é o tumor maligno primário do fígado mais comum. Sobre o carcinoma hepatocelular analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O carcinoma hepatocelular muitas vezes coexiste com cirrose.
II. O sintoma mais comum, e com frequência o primeiro a se manifestar, é dor no hipocôndrio direito ou no epigástrio.
III. À ausculta, embora não patognômico, um sopro arterial pode ser identificado sobre o tumor e pode ser uma pista útil ao diagnóstico de carcinoma hepatocelular.
IV. Na maioria dos pacientes, a ascite é resultado de cirrose e hipertensão portal prolongadas.
V. Se presente, a esplenomegalia pode refletir cirrose e hipertensão portal coexistentes.
VI. Pacientes com carcinoma hepatocelular, especialmente a variedade esclerosante, podem apresentar hipercalcemia na ausência de metástases osteolíticas.
Estão corretas as afirmativas:
Com relação aos tumores benignos do fígado, leia atentamente as afirmativas a seguir sobre o hemangioendotelioma infantil, atribuindo valores (V) para verdadeiro e (F) para falso e a seguir, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O fígado é maior que o esperado com base na gravidade da insuficiência cardíaca, e a hepatomegalia persiste depois que a insuficiência cardíaca é tratada com sucesso.
( ) O tumor quase sempre se manifesta nos primeiros 6 meses de vida, sendo tão comum em meninas quanto em meninos.
( ) O hemangioendotelioma hepático coexiste, com frequência, com hemangiomas em outros órgãos, especialmente na pele.
( ) Sua importância advém da alta incidência de insuficiência cardíaca congestiva em bebês portadores desse tumor e da taxa de mortalidade resultante baixa.
( ) Aproximadamente um terço dos pacientes apresenta icterícia.
( ) A transformação maligna é uma complicação rara.
( ) Embora raro, o hemangioendotelioma infantil é o tumor mais comum do fígado em bebês.
A doença de Gaucher é uma doença do armazenamento de glicolipídeos caracterizada pelo depósito de glicocerebrosídeo nas células do sistema macrófagomonocito.
Sobre as manifestações clínicas da doença de Gaucher, assinale a alternativa INCORRETA.
A Doença de Caroli é um distúrbio raro caracterizado por dilatação grosseira não obstrutiva congênita dos ductos biliares intra-hepáticos segmentares. Com relação à Doença de Caroli, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A doença foi incluída na classificação dos cistos coledocais (como tipo V) e pode ocorrer em associação com o rim esponjoso medular (em 60% a 80% dos pacientes) ou fibrose hepática congênita.
II. A doença de Caroli afeta basicamente os homens, em geral, torna-se sintomática no início da fase adulta.
III. Os pacientes apresentam, geralmente, episódios recorrentes de febre e dor abdominal causada por colangite.
IV. Cálculos biliares formam-se nos ductos ectásicos em aproximadamente 1/3 dos pacientes. O resultado dessas complicações pode ser um colangiocarcinoma.
V. A doença de Caroli geralmente é descoberta quando o fígado é submetido à avaliação através de métodos de imagem durante a investigação de suspeita de colangite.
Estão corretas as afirmativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...