Lista completa de Questões sobre Infectologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à sífilis adquirida recentemente, assinale a alternativa correta.
Quanto à raiva, assinale a alternativa correta.
Com relação à dengue, é correto afirmar que
Com relação às meningites, assinale a alternativa correta.
Assinale a opção correta acerca da prática de higienização das mãos no controle de infecções.
Os índices de adesão de profissionais de saúde às práticas de higienização das mãos são bastante satisfatórios em unidades de saúde.
O uso de unhas artificiais não interfere na qualidade da higienização das mãos, desde que estejam limpas e curtas.
Apesar de a prática de higienização das mãos ser um procedimento muito divulgado, não existem evidências robustas que corroborem essa ação.
O envolvimento de familiares e visitantes na adesão das práticas de higienização das mãos representa ação de grande importância no controle de infecções.
Agentes antissépticos utilizados para a higienização das mãos deverão promover a eliminação imediata de microrganismos, porém sem promoverem efeito residual ou persistente.
Em relação às infecções relacionadas a procedimentos cirúrgicos, assinale a opção correta.
O procedimento de tricotomia deverá ser realizado antes do ato cirúrgico, não sendo relevante o tempo de realização da tricotomia em relação ao início do ato cirúrgico.
Cirurgias limpas são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso ou inflamatório local.
Recomenda-se a realização de profilaxia antimicrobiana précirúrgica com início em 24 horas antes do procedimento eletivo.
A antissepsia do campo operatório consiste em procedimento de pouca relevância para o controle de infecção em procedimentos cirúrgicos.
A duração da antibióticoprofilaxia pós-operatória não constitui procedimento de qualidade na prática do controle de infecções.
Assinale a opção correta referente ao controle de infecções e pneumonias em serviços de saúde.
A higiene das mãos consiste em medida fundamental para a prevenção de infecções, devendo ser enfatizadas a técnica e a periodicidade.
É inexistente a relação entre a profilaxia da úlcera de estresse e o desenvolvimento de pneumonias relacionadas à ventilação mecânica.
Pacientes em ventilação mecânica deverão ser mantidos com a cabeceira elevada entre 30º e 45°, a fim de otimizar a oxigenação e, com isso, prevenir a ocorrência de episódios de pneumonias.
Pacientes em ventilação mecânica deverão receber profilaxia antimicrobiana, a fim de reduzir a incidência de pneumonia relacionada à ventilação mecânica.
A vigilância de pneumonias relacionadas à ventilação mecânica deve ser realizada em unidades de saúde, porém os resultados dos índices de infecção devem ser mantidos em sigilo.
A respeito da malária, assinale a opção correta.
Alterações do nível de consciência e crises convulsivas não constituem critério de gravidade da doença.
O exame da gota espessa não é suficiente para a identificação de espécies de Plasmodium, nem do estágio de evolução do parasito circulante.
A transmissão da doença ocorre por meio da inoculação de parasitos na pele por meio da picada do inseto popularmente conhecido como barbeiro.
Na fase aguda da doença, a febre não ultrapassa 38,5 °C.
O diagnóstico precoce reduz a gravidade e a letalidade da doença.
Com relação à cólera, assinale a opção correta.
Não há necessidade de orientação a viajantes a respeito das formas de transmissão da doença, uma vez que países epidêmicos apresentam baixo risco de aquisição da doença.
Diagnósticos de pacientes com suspeita de cólera deverão ser imediatamente notificados à secretaria municipal de saúde, por serviço telefônico, em até 24 horas.
A cólera consiste em infecção intestinal aguda, causada por bacilo gram-positivo.
Os episódios de diarreia são, na maioria das vezes, acompanhados de enterorragia importante.
A prevenção da doença não inclui cuidados básicos de higiene pessoal, sendo os cuidados coletivos mais relevantes para evitar disseminações.
Assinale a opção correta a respeito de raiva.
Animais suspeitos de infectar pacientes deverão ser observados por pelo menos sessenta dias para avaliação de desenvolvimento da doença ou até mesmo óbito do animal.
Em caso de exposição ao vírus da raiva, é imprescindível a limpeza do local com água corrente abundante e sabão.
Em casos de óbito, a realização da autópsia não é importante para definição do diagnóstico.
Trata-se de zoonose causada por vírus e se manifesta por quadro clínico de encefalite aguda, progressiva podendo levar, em raros casos, ao óbito.
A doença é transmitida ao homem pelo contato com fezes de morcegos infectados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...