Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as Diretrizes Gerais para o Trabalho em Contenção com Material Biológico sobre a classificação dos micro-organismos, analise as afirmativas a seguir.
I - Os micro-organismos da Classe 5 não existem no país.
II - Caso sejam identifi cados micro-organismos da Classe 5 no país, deverão ser manipulados como os da Classe 4.
III - Micro-organismos da Classe 1 têm risco individual alto e risco limitado para a comunidade.
IV - Agentes biológicos que causam doenças graves, potencialmente letais em homens e animais, são da Classe 1.
V - A Classe 3 engloba micro-organismos com elevado risco individual e elevado risco para a comunidade.
Estão corretas APENAS as afirmativas:
É finalidade primordial da política de emprego a inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho ou sua incorporação ao sistema produtivo mediante regime especial de trabalho protegido. Considerando o que dispõe a legislação acerca do tema, analise as afirmações abaixo.
I - A empresa com até cem empregados está dispensada da obrigação de atender à quota de empregados portadores de necessidades especiais.
II - A empresa com mais de mil empregados está obrigada a preencher cinco por cento de seus cargos com benefi ciários da Previdência Social reabilitados, ou com pessoa portadora de defi ciência habilitada.
III - A dispensa imotivada, no contrato por prazo indeterminado, de empregado portador de defi ciência ou reabilitado, somente poderá ocorrer após a contratação de substituto em condições semelhantes.
Está correto o que afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Medicina - Medicina do Trabalho - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Atenção: O enunciado a seguir atenderá às duas próximas questões.
Um técnico de enfermagem do trabalho está realizando coletas de sangue para exames laboratoriais concernentes ao PCMSO em todos os funcionários da empresa com indicação para tal. Após algumas horas de trabalho, durante as coletas, ele sofre perfuração da agulha de coleta (exposição percutânea).
A conduta mais correta frente ao técnico de enfermagem acidentado é:
realizar cuidados locais imediatos, uma anamnese do acidente biológico e aguardar sorologia do paciente fonte;
fazer exames sorológicos do acidentado apenas para hepatite B e HIV; por não ter profilaxia específica, não se realiza a sorologia para hepatite C;
fazer exames sorológicos para hepatite B, C e HIV do paciente fonte independente de autorização prévia do mesmo, visando à qualidade da assistência ao funcionário acidentado;
emitir o CAT (comunicado de acidente do trabalho) em caso de resultados laboratoriais positivos, seja do paciente fonte, seja do funcionário acidentado;
emitir o CAT até o primeiro dia útil subsequente ao acidente.
O ruído pode ser visto como o risco de agravo à saúde que atinge maior número de trabalhadores. Ele foi considerado a terceira maior causa de poluição ambiental. Em relação à perda auditiva induzida por ruído (PAIR), assinale a alternativa incorreta.
Pessoas continuamente expostas a ruídos intensos, em média 85dB(A) durante oito horas por dia, sofrem alterações na audição, entre elas a PAIR.
A PAIR foi muito estudada na década de 70 e descobriu-se que ela é causada por lesão da cóclea.
Em portadores de PAIR, recomenda-se o uso de AASI (aparelho de amplificação sonora individual), visando a proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.
A PAIR é caracterizada por alterações neurossensoriais nos limiares auditivos e manifestação aguda, porém reversível.
As emissões otoacústicas são um exame importante no diagnóstico de P.A.I.R., pois indicam lesões das células ciliadas externas antes mesmo de alterar limiares auditivos no audiograma.
Infecções parasitárias são comuns em todo o mundo. A giardíase e a ascaridíase são muito comuns em nosso meio.
Os tratamentos de escolha para essas doenças são, respectivamente,
O rol de procedimentos estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) garante a realização dos seguintes procedimentos relativos à saúde reprodutiva da mulher em idade fértil:
distribuição gratuita de anticoncepcionais orais e ligadura tubária
distribuição gratuita de anticoncepcionais orais e de preservativos
laqueadura tubária e abortamento assistido
inserção de DIU e laqueadura tubária
laqueadura tubária e ooforectomia bilateral
Medicina - Medicina do Trabalho - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Atenção: O enunciado a seguir atenderá às duas próximas questões.
Um técnico de enfermagem do trabalho está realizando coletas de sangue para exames laboratoriais concernentes ao PCMSO em todos os funcionários da empresa com indicação para tal. Após algumas horas de trabalho, durante as coletas, ele sofre perfuração da agulha de coleta (exposição percutânea).
A conduta mais correta com relação à imunização para hepatite B, de acordo com o manual Exposição a Materiais Biológicos (Ministério da Saúde, 2006), é:
se o acidentado não for vacinado, é necessário apenas iniciar imunoglobulina hiperimune contra hepatite B (IGHAHB);
se o acidentado estiver com a vacinação incompleta e o paciente fonte for desconhecido, iniciar IGHAHB e completar a vacinação;
se o acidentado previamente vacinado (3 doses) não respondeu adequadamente à imunização e o paciente fonte for HbsAG negativo iniciar IGHAHB e reiniciar a vacinação;
se o acidentado tem esquema vacinal completo com boa resposta imunológica e o paciente fonte não foi testado, nenhum tratamento específico para hepatite B precisa ser feito;
se o acidentado previamente vacinado (3 doses) não respondeu adequadamente à imunização e o paciente fonte for HbsAG positivo, administrar a dose de reforço da vacina.
Licença para tratamento de saúde é o afastamento do servidor do exercício de seu cargo ou função, por motivo de doença ou de acidente do trabalho. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
Fica assegurado ao servidor afastado para tratamento de saúde, o recebimento de seus vencimentos habituais, à exceção do Auxílio refeição e do Passe transporte, desde que o afastamento não ultrapasse 25 (vinte e cinco) dias corridos.
Na hipótese de o afastamento ser superior ao prazo de 25 dias, o servidor será submetido a perícia médica oficial e, a partir do 26º (vigésimo sexto) dia receberá seus vencimentos pelo Instituto de Previdência dos Municipiários de Campinas - IPMC, na forma da lei.
O afastamento em virtude de licença para tratamento de saúde não decorrente de acidente em serviço, de doença profissional ou de moléstias enumeradas no artigo 110 (tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados de Paget), será considerado tão somente para efeito de aposentadoria, não se configurando como de efetivo exercício para qualquer outro efeito legal, inclusive para efeito de aposentadoria especial em funções de magistério.
Ao funcionário acometido de tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avançados de Paget (osteíte deformante), será concedida aposentadoria imediata em todos os casos.
Para fins da licença por doença da família o servidor deverá comprovar, perante o serviço médico oficial, a necessidade de permanência ininterrupta junto à pessoa da família que estiver doente.
Paciente busca atendimento, pois notou que, ao acordar, estava babando, não conseguia assobiar, seu lábio estava torto para a direita, não conseguia fechar o olho esquerdo e notou hiperacusia em orelha esquerda. Negou alterações prévias. Negou outros sintomas. Ao exame, nota-se desvio da comissura labial para a direita, sinal de Bell em olho esquerdo, diminuição da mímica facial em andares superior e inferior à esquerda, teste de Schirmer positivo em olho esquerdo. Não foram identificadas perdas de força ou sensibilidade nos membros, exame dos demais pares cranianos não identificou alterações.
Esse quadro é compatível com
O programa de Qualificação em Saúde Suplementar estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) avalia anualmente as operadoras de planos privados de saúde, classificando-as em relação a que aspectos?
Índice de reclamações dos usuários; solvabilidade financeira e operacional
Assistência à saúde; situação econômico-financeira; estrutura e operação; satisfação do beneficiário
Assistência à saúde; estrutura operacional, incidência de infrações; satisfação do usuário
Rede assistencial; situação econômico-financeira; índice de reclamações dos usuários
Incidência de infrações; situação econômico-financeira; índice de reclamações dos usuários
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...