Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O metabolismo do organismo depende das reações químicas celulares para obtenção da energia dos alimentos e uso pelos diversos sistemas fisiológicos dos tecidos. Existe uma molécula lábil, encontrada em todas as células, que tem a capacidade peculiar de participar de várias reações acopladas − reações com o alimento para a obtenção de energia e reações diversas para o fornecimento de energia às células. Por esta razão foi denominada moeda energética do organismo, passível de ser adquirida e usada repetidamente. Esta molécula é
o ácido pirúvico.
a glicose.
o difosfato de adenosina.
o trifosfato de adenosina.
a glicose-6-fosfato.
Sobre os efeitos do monóxido de carbono (CO) na fisiologia respiratória, considere as afirmações:
I. O monóxido de carbono combina-se com a molécula de hemoglobina no mesmo ponto em que se liga o oxigênio, porém com afinidade e tenacidade muito maiores, podendo deslocar o oxigênio da hemoglobina.
II. O oxigênio em altas pressões alveolares desloca o monóxido de carbono de sua combinação com a hemoglobina.
III. A administração simultânea de dióxido de carbono a 5% ao paciente intoxicado por CO é benéfica, por estimular o centro respiratório aumentando a ventilação alveolar.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
membrana timpânica; orelha externa; colunares e nervo espiral.
órgão de Corti; cóclea; ciliadas e nervo coclear.
membrana timpânica; meato auditivo; ciliadas e nervo coclear.
órgão de Corti; cóclea; colunares e nervo espiral.
cóclea; orelha média; colunares e nervo coclear.
86,3% e 89,7%
86,3% e 94,1%
95% e 89,7%
95% e 94,1%
90% e 95%
Um aluno de pós-graduação em Medicina do Trabalho irá iniciar um estudo para investigar se a exposição ocupacional a radiações ionizantes constituiria um fator de risco estatisticamente significativo para a ocorrência de anemia aplástica. No ambulatório de hematologia de sua universidade, pôde encontrar 42 pacientes com este diagnóstico. O desenho de estudo mais apropriado e a medida de associação a ser encontrada são, respectivamente:
coorte retrospectiva e prevalência.
ensaio clínico e risco relativo.
coorte retrospectiva e Odds ratio.
caso-controle e risco relativo.
caso-controle e Odds ratio.
A Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOSTSUS), de 30 de outubro de 1998, tem por objetivo orientar e instrumentalizar a realização das ações de saúde dos trabalhadores, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. São ações previstas nesta Norma a
I. garantia do atendimento ao acidentado do trabalho e ao suspeito ou portador de doença profissional ou do trabalho, por meio da rede própria ou contratada, dentro de seu nível de responsabilidade da atenção.
II. notificação dos agravos à saúde e dos riscos relacionados com o trabalho, alimentando regularmente o sistema de informações dos órgãos e serviços de vigilância, assim como a base de dados de interesse nacional.
III. realização de ações de vigilância nos ambientes e processos de trabalho, compreendendo a identificação das situações de risco e a tomada de medidas pertinentes para a resolução da situação e a investigação epidemiológica.
Os itens I, II e III são atribuições, respectivamente, das esferas
Municipais, por meio de suas Secretarias de Saúde.
Municipal, Federal e Estadual.
Municipal, Estadual e Estadual.
Estaduais, por meio das Secretarias de Estado de Saúde.
Estadual, Federal e Municipal.
A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde. São objetivos da Vigilância Ambiental em Saúde:
I. Identificar os riscos e divulgar as informações referentes aos fatores ambientais condicionantes e determinantes das doenças e outros agravos à saúde.
II. Produzir e interpretar informações, visando a disponibilizar ao SUS instrumentos para o planejamento e execução de ações relativas às atividades de promoção da saúde e de prevenção e controle de doenças relacionadas ao meio ambiente.
III. Fiscalizar a execução das ações de proteção da saúde humana relacionadas ao controle e recuperação do meio ambiente, aplicando as multas cabíveis ao detectar o descumprimento das normas que regem as relações entre trabalho e meio ambiente.
IV. Conhecer e estimular a interação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento, visando ao fortalecimento da participação da população na promoção da saúde e qualidade de vida.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
III e IV.
I e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
Atenção: Para responder às questões de números 31 e 32, considere o caso a seguir:
Eunice trabalhou como empregada doméstica informal desde a adolescência e só ao atingir os 50 anos, preocupada com seu futuro, resolveu associar-se à Previdência Social. Após alguns meses de recolhimento foi diagnosticada com doença grave degenerativa, rapidamente progressiva e de causa não relacionada ao trabalho. A perícia da Previdência Social revelou- a incapaz para trabalhar.
Supondo que Eunice tenha direito à aposentadoria por invalidez e necessite de auxílio permanente de outra pessoa a aposentadoria consistirá em
uma renda mensal correspondente a 91% do saláriobenefício, acrescida de 20% pela necessidade de auxílio permanente.
um acréscimo de 25% pela necessidade de auxílio permanente, sendo este acréscimo incorporável ao valor da pensão, quando da sua morte.
uma renda mensal correspondente a 100% do salário- benefício, acrescida de 25% pela necessidade de auxílio permanente.
um acréscimo de 15% pela necessidade de auxílio permanente, não sendo este acréscimo incorporável ao valor da pensão, quando da sua morte.
uma renda mensal correspondente a 91% do saláriobenefício, acrescida de 15% pela necessidade de auxílio permanente.
Os índices biológicos de exposição (sigla em inglês BEI) são importantes para o controle de exposição a substâncias tóxicas.
Qual substância pode ser monitorizada através dos BEI ácido mandélico e ácido fenilglioxílico urinários?
Atenção: Para responder às questões de números 31 e 32, considere o caso a seguir:
Eunice trabalhou como empregada doméstica informal desde a adolescência e só ao atingir os 50 anos, preocupada com seu futuro, resolveu associar-se à Previdência Social. Após alguns meses de recolhimento foi diagnosticada com doença grave degenerativa, rapidamente progressiva e de causa não relacionada ao trabalho. A perícia da Previdência Social revelou- a incapaz para trabalhar.
O período de carência para que faça jus à aposentadoria por invalidez é de
12 contribuições mensais.
6 contribuições mensais.
9 contribuições mensais.
15 contribuições mensais.
18 contribuições mensais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...