Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma empreiteira iniciará, simultaneamente, duas obras, uma com 80 e outra com 120 trabalhadores em uma mesma cidade do interior do Estado de Pernambuco. A previsão de término das obras é de 250 e 200 dias, respectivamente. Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA a ser constituída, é correto afirmar que
é permitida a criação de uma CIPA centralizada, por se tratar de dois canteiros de obra na mesma cidade.
é obrigatória a constituição de uma CIPA para cada uma das obras.
ficam desobrigados dessa criação os canteiros de obra cuja construção não exceda 360 dias, devendo ser constituída comissão provisória de prevenção de acidentes centralizada.
é necessária a constituição de CIPA na indústria da construção somente quando a obra envolver 150 ou mais trabalhadores.
é possível a criação da comissão provisória de prevenção de acidentes para a obra de 80 trabalhadores, no entanto, para a outra obra é obrigatória a constituição de CIPA.
Um médico do trabalho é consultado por uma construtora que irá iniciar a obra de um condomínio, com 45 trabalhadores, sobre a necessidade de comunicação prévia e elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho − PCMAT. Ele afirma corretamente que
a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho é obrigatória até 30 dias após o início das obras, mas não há necessidade de elaboração do PCMAT.
não é necessária nesta situação comunicação prévia, nem há obrigatoriedade de elaboração do PCMAT.
não é necessária comunicação prévia, mas o PCMAT é obrigatório, uma vez que a obra envolve mais de 40 trabalhadores.
a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho é obrigatória antes do início das obras, e também é obrigatória a elaboração do PCMAT, pois o estabelecimento terá mais de 20 trabalhadores.
a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho é obrigatória antes do início das obras, mas não há necessidade de elaboração do PCMAT.
A Norma Regulamentadora Nº 16, sobre as atividades e operações perigosas, estabelece:
I. O armazenamento e transporte de explosivos e de inflamáveis são caracterizados como atividades ou operações perigosas.
II. Ao trabalhador é assegurada a percepção de adicional de 30% sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
III. As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exceto para o transporte em pequenas quantidades (estabelecidas por esta Norma) e excluídas as quantidades de inflamáveis contidas nos tanques para consumo próprio dos veículos.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
O exercício de trabalho em condições de insalubridade de graus máximo, médio e mínimo assegura ao trabalhador a percepção de acréscimo salarial, respectivamente, equivalente a:
50%, 30%, 20%
40%, 20%, 10%
30%, 20%, 10%
30%, 15%, 5%
40%, 30%, 20%
A Norma Regulamentadora Nº 15, que discorre sobre atividades e operações insalubres, estabelece:
Quando há incidência de mais de um fator de insalubridade, por exemplo, ruído de impacto e exposição ao calor, somam-se os fatores para calcular o total de acréscimo salarial.
A eliminação da insalubridade determina a cessação do pagamento do respectivo adicional salarial, mas a neutralização da mesma não.
A eliminação ou neutralização da insalubridade só fica caracterizada após avaliação pericial por órgão competente que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.
Microondas, ondas ultravioletas e laser são consideradas radiações ionizantes, sendo os limites de tolerância e as medidas de proteção estabelecidos pela Norma CNEN-NE-3.01: "Diretrizes Básicas de Radioproteção".
As atividades e operações que exponham os trabalhadores a vibrações localizadas ou de corpo inteiro, porém sem ruído, não são consideradas insalubres.
Sobre a organização, funcionamento e treinamento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes − CIPA, é correto afirmar:
O mandato dos membros eleitos tem duração de dois anos, sendo permitida uma reeleição.
O empregador deve designar entre seus representantes o Presidente e o Vice-Presidente da Comissão.
As decisões da CIPA ocorrem sempre por consenso.
As reuniões ordinárias da CIPA são realizadas mensalmente, de acordo com calendário preestabelecido, em local apropriado e durante o expediente normal da empresa.
O treinamento para os membros da CIPA deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias após a posse, a cada troca de mandato.
Sobre os profissionais que integram os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, é correto afirmar:
A função de Engenheiro de Segurança do Trabalho pode ser assumida por engenheiro ou arquiteto com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
O médico que integra estas equipes deve ter pósgraduação ou residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, ou em clínica médica geral.
É permitido o exercício concomitante de outras atividades na empresa durante o horário de atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Somente para a função de Técnico de Segurança do Trabalho não é exigido o registro profissional expedido pelo Ministério do Trabalho.
Os profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser sempre empregados da empresa.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA considera como riscos ambientais aqueles representados por agentes físicos, químicos ou biológicos, capazes de causar dano à saúde do trabalhador.
Considere as afirmativas:
I. Vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, poeiras e névoas constituem agentes físicos.
II. Gases, vapores, radiações ionizantes e não ionizantes constituem agentes químicos.
III. Bactérias, fungos, vírus, protozoários e fumos constituem agentes biológicos.
Está INCORRETO o que se afirma em
II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Carlos é funcionário de uma indústria farmacêutica e trabalha operando uma empilhadeira. Há dois meses sofreu uma fratura de tornozelo em um acidente automobilístico quando retornava da casa de sua namorada. Recebeu o tratamento apropriado e hoje retorna às atividades laborais.
O exame médico de retorno ao trabalhoé dispensável, pois tratou-se de acidente de natureza não ocupacional.
só seria necessário se o período de afastamento fosse superior a 90 dias.
deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia do retorno ao trabalho.
é facultativo ao médico do trabalho, não sendo obrigatória a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional − ASO.
é obrigatório no primeiro dia da volta ao trabalho, devendo ser emitido ASO em via única para arquivo nos registros da empresa.
Sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional − PCMSO, é correto afirmar:
O coordenador responsável pela execução do PCMSO deverá ser necessariamente médico empregado da empresa.
A elaboração e efetiva implementação do PCMSO é sempre competência do empregador, e quando há prestação de serviços, é de responsabilidade da empresa contratante.
O coordenador responsável pela execução do PCMSO deverá ser necessariamente especializado em medicina do trabalho.
Alguns procedimentos relacionados ao PCMSO podem eventualmente acarretar em custos para o empregado.
Quando existe mão de obra prestadora de serviços, o PCMSO pode ser elaborado tanto pela empresa contratante como pela contratada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...