Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Fenômeno de Raynaud na área ocupacional pode ocorrer nos operadores de, Exceto:
Martelete pneumático.
Tipista.
Pianista.
Carvão Mineral.
Qual é a principal doença causada pela Silicose?
Pneumoconiose
Gastrite
Infecção Urinária.
Úlcera Péptica.
A organização do trabalho para efeito do NR-17 (Ergonomia), deve levar em consideração, no mínimo:
I - as normas de produção
II o modo operatório
III- a exigência do tempo
IV- ritmo de trabalho
V - conteúdo das tarefas
Todas estão corretas.
Nenhuma está corretas.
Somente I, II e III estão corretas.
Somente I, II, III, e IV estão corretas.
Considerando as recentes diretrizes para as análises de acidentes de trabalho efetuadas por auditor-fiscal do trabalho, assinale a opção correta.
As análises dos acidentes de trabalho serão realizadas no local do acidente, devendo o auditor-fiscal entrevistar os trabalhadores direta ou indiretamente envolvidos.
O relatório produzido pelo auditor-fiscal deve ser encaminhado ao Ministério Público Estadual, conforme disposto na legislação vigente.
Havendo indícios de dolo por parte de qualquer pessoa, o auditor-fiscal deve comunicar o fato à autoridade policial competente, a quem cabe tomar as providências pertinentes.
Consideram-se prioritários para as referidas análises as doenças de notificação obrigatória, os acidentes fatais e os decorrentes de atos de violência.
O prazo de análise dos acidentes de trabalho prescreve em dois anos, e os acidentes de trabalho ocorridos há mais de dois anos somente serão analisados mediante solicitação justificada do trabalhador e atestada por médico do trabalho.
Dado o peso do câncer entre as doenças que mais acometem a população brasileira, foi elaborado pelo grupo de trabalho da Área de Vigilância do Câncer Ocupacional e Ambiental/Conprev/Inca, um estudo que publicou as informações sobre os principais fatores de risco de câncer relacionados ao trabalho e ao ambiente. Dentre esses, destacam-se, EXCETO:
Poeiras (Sílica e Amianto),
Agrotóxicos, solventes (Benzeno, Tolueno e Xileno),
Radiação ionizante e radiação solar.
Iluminação artificial com vapor de sódio
A partir da segunda metade dos anos 70, as pesquisas sobre monitoramento biológico (MB) aumentaram de modo quase exponencial. Isto é comprovado pelo grande número de publicações nos principais bancos de dados biotoxicológicos, onde monitoramento biológico aparece como palavra-chave. Esse número passou de cerca de 150 no triênio 1977-1979 para mais de 5.200 na década de 90. Entre os principais fatores que provocaram esse avanço acentuado estão, EXCETO:
O interesse nas atividades de prevenção, entendidas como principal meio para limitar as patologias que estão correlacionadas ao ambiente;
A demonstrada (ou suposta) associação entre alguns parâmetros biológicos e as alterações do estado de saúde;
Preocupação da Indústria Farmacêutica com as quebras de patente do Ministério da Saúde.
O extraordinário desenvolvimento das técnicas analíticas, que permitiram individualizar e quantificar parâmetros biotoxicológicos, até há pouco tempo, inimagináveis.
O monitoramento ambiental, na área de trabalho, apresenta algumas limitações que reduzem sua capacidade de avaliar adequadamente a exposição e o risco à saúde. Entre elas, destacam-se, EXCETO:
Avaliação da exposição apenas pela via respiratória, enquanto, para muitas substâncias, as principais vias de absorção são a cutânea e/ ou o trato gastrointestinal;
As constantes variações da concentração de um contaminante no ar do ambiente exigem uma freqüência de amostragem de difícil execução;
Diferenças no tamanho das partículas, na carga de trabalho - o que altera a taxa de ventilação pulmonar - e na eficácia e freqüência de utilização dos equipamentos de proteção individual podem alterar bastante a dose absorvida entre os trabalhadores expostos a uma mesma concentração da substância no ar.
Com a automação, reduziu se o espaço nas áreas de trabalho, trabalhadores e máquinas dividem o mesmo espaço o que, na maioria das vezes, contribui para a contaminação do ambiente.
O período mínimo de descanso, entre duas jornadas de trabalho, garantido ao empregado pela Consolidação das Leis do Trabalho, é de:
8 horas.
9 horas.
10 horas.
11 horas.
Com relação à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), analise os itens seguintes:
I - A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, titulares e suplentes.
II - Os representantes do empregador são eleitos em escrutínio secreto.
III - Os membros titulares representantes do empregador não poderão ser reconduzidos para mais de dois mandatos consecutivos.
IV - Os membros representantes do empregador gozam de estabilidade especial.
V - A eleição para novo mandato da CIPA deverá realizar-se com antecedência mínima de 30 dias.
I e II estão corretos.
III, IV e V estão corretos.
I e V estão corretos.
I, II, III, IV e V estão corretos.
Paciente apresenta dor na região proximal do antebraço e nos três primeiros dedos, um enfraquecimento da oponência do polegar e dos flexores dos três primeiros dedos, além de dor quando se prona o antebraço com o punho firmemente cerrado e contra resistência. O paciente se queixa que o quadro surgiu quando fez movimentos repetitivos e de força para pronossupinação. O diagnóstico mais provável é de
contratura de Dupuytren.
síndrome do desfiladeiro torácico.
síndrome do túnel do carpo.
síndrome cervicobraqueal.
síndrome do pronador redondo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...