Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente apresenta dor, parestesias e impotência funcional que atingem primordialmente a face palmar dos 1º, 2º e 3º dedos da região tenar, principalmente do oponente do polegar e da borda radial do 4º dedo. Ao exame físico, o teste de Tinnel e a manobra de Phalen são positivos. O diagnóstico mais provável para este paciente é de
contratura de Dupuytren.
síndrome do canal de Guyon.
síndrome do túnel do carpo.
dedo em gatilho.
síndrome do pronador redondo.
Segundo o Código de Ética Médica, através da Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1931, de 17 de Setembro de 2009, o médico poderá
assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal, mesmo que não tenha realizado pessoalmente o exame, mas tenha delegado a função para profissional médico de sua confiança.
renunciar ao atendimento no caso de ocorrência de fatos que prejudiquem a boa relação médico paciente ou o pleno desempenho profissional, desde que comunique previamente ao paciente ou seu representante legal, repassando as informações ao médico que lhe suceder.
ser assistente técnico em perícias judiciais de empresa em que atue ou tenha atuado.
utilizar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados em clínica privada, desde que seja funcionário de instituição pública.
negar-se a realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.
A Perícia médica administrativa é a perícia
praticada nas repartições públicas municipais, estaduais e federais dos poderes legislativo, judiciário e executivo, sendo o Perito o responsável por garantir os direitos de preservação da saúde, prevenção e tratamento das doenças dos servidores.
que determina a capacidade ou a incapacidade laborativa dos trabalhadores segurados pelo regime geral de Previdência Social, o INSS Instituto Nacional de Seguridade Social, e de seus dependentes, além de estabelecer nexo técnico nos casos de acidente de trabalho e doenças ocupacionais.
para fins trabalhistas (acidente do trabalho, insalubridade), sendo o Perito nomeado pelo juiz e os Assistentes Técnicos são Peritos escolhidos pelas partes.
realizada pelos planos de saúde e seguradoras privadas em seus clientes.
em que o Perito é designado pelo juiz e os Assistentes Técnicos eleitos pelas partes, em processos de natureza criminal ou civil, que tenham relação com a área médica.
Em relação ao trabalho em turnos, considere:
I. Trabalhador diurno que passa para trabalho noturno, apesar de obrigados a modificar o período de vigília e repouso, tem uma rápida adaptação de todo o seu ritmo endógeno.
II. Trabalhadores em turnos qualificam seu sono como pior do que o dos trabalhadores diurnos com diferenças entre os dias de trabalho e os dias de folga, daí a necessidade deles terem um maior número de dias de folga.
III. O trabalho em turnos e noturno está incluído como agente etiológico ou fator de risco de natureza ocupacional, sendo descrito como má adaptação à organização do horário de trabalho trabalho em turnos e trabalho noturno.
IV. Quanto maior o número de jornadas de trabalho que obrigam o trabalhador a inverter seu ciclo de atividade repouso, menor será o número de dias necessários para conseguir uma inversão dos ritmos biológicos.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II e III.
I e II.
III e IV.
IV.
Na atualidade, os principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho nos membros superiores são:
tendinite do supraespinhoso e dor aguda em membros superiores.
epicondilite lateral e miosite.
miosite dos músculos lumbriais e da base do polegar.
tendinite dos finos tendões flexores ao longo dos dedos e formação de cistos ganglionares na região, com o respectivo comprometimento funcional.
quadro funcional inespecífico de dor difusa em membros superiores, cintura escapular e pescoço, relacionada com tensão excessiva e ausência de sinais clínicos de lesão.
O critério semiquantitativo de Moore e Garg se propõe a
estabelecer um índice de sobrecarga biomecânica para extremidade distal de membros superiores.
avaliar simplificadamente o fator biomecânico no risco para distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores.
avaliar o risco de lombalgia em trabalhadores que executam atividades de carregamento de peso.
traduzir o balanço entre a exigência do trabalho e os mecanismos de regulação.
avaliar o risco de se desenvolver lesão musculoesquelética a partir da avaliação da postura.
O limite de peso estabelecido pelo NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health), em 1991, que o trabalhador é capaz de levantar em atividades que envolvam levantamento manual de cargas é de
18 kg
25 kg
23 kg
32 kg
28 kg
A1; B3; C2; D4; E5
A5; B1; C4; D3; E2
A3; B5; C1; D2; E4
A4; B2; C5; D1; E3
A3; B4; C1; D2; E5
Em relação às Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e Acompanhamento da Audição em Trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, é correto afirmar que
o exame audiométrico poderá ser realizado por técnico habilitado de nível médio, desde que supervisionado por um médico ou fonoaudiólogo.
o exame audiométrico será realizado, no exame admissional, anualmente, no periódico e no demissional.
a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevada é uma perda condutiva e indica inaptidão para o trabalho.
o exame audiométrico será realizado no trabalhador depois de um repouso auditivo por um período mínimo de 14 horas até o momento de realização do exame.
o exame audiométrico será realizado, sempre, pela via óssea, nas frequências de 1.000, 2.000, 3.000, 4.000 e 6.000 Hz.
Para trabalhadores que executam suas atividades em ambiente com ruído, contínuo ou intermitente, no nível de 100 decibéis, a máxima exposição diária permissível é de:
doze horas.
oito Horas.
seis horas.
duas horas.
uma hora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...