Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas abaixo, para responder esta questão sobre MB Monitoramento Biológico.
I - Na Itália, a questão sobre indicadores biológicos foi abordada pela primeira vez no 41º Congresso Nacional da Sociedade Italiana de Medicina do Trabalho, em 1978 (Abbritti et al., 1985; Brugnone et al., 1985; Foà et al., 1978).
II- No Brasil, em 1983, o Ministério do Trabalho editou a primeira portaria que definia indicadores biológicos de exposição para 29 agentes químicos em ambientes de trabalho. Os valores estabelecidos nessa portaria e nas subseqüentes não são baseados em estudos nacionais, mas adotados de outros países, principalmente dos Estados Unidos.
III- Atualmente, estão estabelecidos na legislação brasileira, Quadro I da Norma Regulamentadora NR-7 (Brasil, 1999), indicadores biológicos para 26 agentes químicos.
Todas são Verdadeiras.
Todas são Falsas.
Somente a II é Verdadeira.
Somente a II é Falsa.
Paciente apresenta parestesias e dor irradiada para os membros superiores na distribuição do nervo ulnar, fraqueza, esfriamento, fenômeno de Raynard, entorpecimento, claudicação, hipoestesia, fraqueza ou atrofia muscular, ombro caído, ruído supraclavicular, edema e hipotonia. O diagnóstico mais provável é de
contratura de Dupuytren.
síndrome do desfiladeiro torácico.
síndrome do túnel do carpo.
síndrome cervicobraquial.
síndrome do pronador redondo.
Dentre os agentes biológicos que podem causar demartoses ocupacionais ou funcionar como fatores desencadeantes, concorrentes ou agravantes, encontramos; EXCETO:
Bactérias.
Fungos.
Radiação não ionizante.
Vírus.
São afecções dermatológicas nas quais frequentemente ocorrem aumento acentuado da imunoglobina lgE. Podem estar associadas com asma, rinite e conjuntivite alérgica. Trata-se de indivíduo hiper-reativo no qual fatores ambientais podem desencadear eczema, rinite, asma ou conjuntivite. Trata-se de
psoríase.
desidrose.
dermatite atópica.
dermatite artefacta.
dermatite de contato não ocupacional.
Não constitui causa de interrupção do contrato de trabalho:
Licença gestante.
Ausência por motivo de doença até o 15º dia de afastamento.
Greve, quando houver pagamento dos dias parados por decisão da Justiça do Trabalho ou acordo.
Eleição para cargo de diretor da empresa.
Paciente, após inalar gases e fumaças tóxicas, adquiriu lesão no epitélio respiratório. Trata-se da afecção pulmonar de caráter ocupacional conhecida como
asma tardia.
bissinose.
pneumoconiose.
pneumonite química.
alveolite alérgica extrínseca.
Sobre o horário regular de trabalho, assinale a alternativa FALSA:
A lei prevê diferentes períodos de descanso para o trabalhador, impondo, também, a obrigação de o empregador remunerar o empregado em alguns períodos em que não há prestação de serviços.
Entre duas jornadas de trabalho, deve haver um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso, as quais não serão remuneradas.
O intervalo para alimentação, no curso de uma jornada de oito horas, não poderá ser superior a duas horas salvo acordo escrito ou contrato coletivo dispondo ao contrário.
O empregado que realiza sete horas de trabalho noturno recebe remuneração correspondente a oito horas trabalhadas no período diurno.
D. O., 28 anos, sexo masculino, apresenta dor localizada ao nível da apófise estiloide do rádio, acompanhada de fenômenos inflamatórios que se irradia para o polegar e acentua-se com os movimentos deste. De acordo com o paciente, a dor foi de aparecimento insidioso, com impotência funcional do polegar e do punho, acompanhando-se, algumas vezes, de crepitação dos movimentos daquele. Trata-se de um quadro de
epicondilite.
tenossinovite dos extensores dos dedos.
tenossinovite de De Quervain.
tendinite bicipital.
cisto sinovial.
É vedado ao trabalhador menor, exceto:
Horário noturno das 22h às 05h
Ambiente periculoso e insalubre
Emprego de força muscular superior a 20k ou 25k intercalados
Jornada de trabalho que ultrapassar 8h
No programa de controle médico de saúde ocupacional, em relação ao exame audiométrico em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, é INCORRETO dizer:
Será executado por profissional habilitado, ou seja, médico ou fonoaudiólogo.
Será feito no momento da admissão.
Após admissão, deverá ser feita novamente a partir de um ano.
Na demissão, poderá ser aceito o resultado audiométrico retroativo até noventa dias em empresa classificada em grau 3 e 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...