Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das situações de insalubridade e periculosidade apresentadas nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, assinale a opção correta.
A incidência de mais de um fator de insalubridade permite que o trabalhador receba mais de um adicional de acréscimo salarial.
A ocorrência de condições de insalubridade e de periculosidade permite que o trabalhador receba os dois adicionais cumulativamente.
A eliminação da condição insalubre determina a cessação do pagamento do adicional de insalubridade.
Os percentuais dos adicionais de insalubridade e periculosidade são iguais em relação ao salário.
Toda situação de insalubridade é caracterizada por um limite de tolerância.
O ruído é um risco físico que pode causar acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Níveis de pressão sonora acima de 85 dB para ruído contínuo ou intermitente em trabalhadores sem proteção auditiva constituem situações de grave e iminente risco de lesão auditiva súbita.
O ouvido humano é capaz de perceber sons com frequências entre 10 ciclos por segundo e 50.000 ciclos por segundo.
O som dispensa a presença de um meio inelástico para sua propagação.
O ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a um segundo, a intervalos superiores a um segundo.
Para um trabalhador que faz uso de proteção auricular, o limite de tolerância, para 8h de trabalho diário em ambiente barulhento, é de 80 dB.
A substância química que, uma vez presente no ambiente de trabalho, pode causar leucemia, anemia aplásica, hipoplasia medular e agranulocitose é
o monóxido de carbono.
o benzeno.
a sílica.
o asbesto.
o metano.
Com o objetivo de testar a hipótese de que a boa alimentação materna influencia o ganho de peso infantil, uma pesquisa avaliou todas as crianças menores de cinco anos de idade residentes em determinado bairro de uma cidade (total de 350 crianças). As crianças foram acompanhadas durante seis meses, com visitas realizadas a cada dois meses, não sendo permitida a entrada de novos componentes no grupo.
Acerca da epidemiologia e com base na situação hipotética apresentada, é correto afirmar que esse estudo epidemiológico é caracterizado como estudoretrospectivo.
de caso.
de caso controle.
transversal.
de coorte.
Um paciente de sessenta anos de idade procurou atendimento médico com queixa de cansaço. Ao exame clínico, o paciente apresentou apenas palidez cutaneomucosa. O eritrograma do paciente revelou os seguintes resultados: concentração de hemoglobina = 7,2 g/dL; hematócrito = 22%; número de hemácias = 1.800.000/mm3 e VCM = 122 fl. A dosagem de haptoglobina não apresentou anormalidades. Sabendo que o referido paciente é anêmico, assinale a opção em que é apresentado o tipo de anemia pertinente com o caso clínico acima apresentado.
anemia ferropriva
anemia sideroblástica
talassemia beta menor
anemia megaloblástica
anemia de doença crônica
Considere que um paciente, previamente hígido, tenha desenvolvido placas eritemato-edematosas grandes, circinadas, indolores, pruriginosas, sem descamação e de início súbito, havia duas horas, no tronco e no pescoço. Desse modo, o tratamento padrão por via oral para esse caso clínico é a administração de
amoxicilina.
fluconazol.
metotrexato.
cloridrato de fexofenadina.
penciclovir.
Ainda no que se refere ao abuso e à dependência do crack e da cocaína, assinale a opção correta.
Os pacientes com transtorno de personalidade esquizoide consomem crack de modo mais intenso e têm menor probabilidade de buscarem tratamento que os pacientes sem esse transtorno.
Os sintomas de abstinência de cocaína são pouco intensos e diminuem acentuadamente no tratamento ambulatorial, contudo esses sintomas são intensos e duradouros em ambientes de internação.
O mecanismo de ação do topiramato aumenta o tônus do sistema de neurotransmissão GABA e inibe os receptores AMPA/cainato do sistema glutamato. Esse aumento da atividade inibitória e bloqueio da atividade excitatória provoca redução da liberação de dopamina no nucleus accumbens.
O dissulfiram atua no sistema dopaminérgico, aumentando a conversão de noradrenalina em dopamina por meio do estímulo das enzimas dopamina-beta-hidroxilase e monoamina oxidase, além de estimular a aldeído desidrogenase.
O tratamento com modafinil ocasiona a redução do consumo de crack pelo usuário, entretanto, esse tratamento é pouco utilizado devido a seus efeitos colaterais frequentes e graves, como alterações do raciocínio, dificuldade de memorização e distúrbios de linguagem e concentração.
Com relação ao abuso e dependência de crack e cocaína, assinale a opção correta.
O uso de clorpromazina é indicado para tratamento das complicações agudas relacionadas ao consumo de cocaína, como os sintomas psicóticos e as agitações extremas.
A convulsão é a complicação mais frequente entre as intercorrências não psiquiátricas dos usuários de crack.
A agressão térmica, a inalação de impurezas, o efeito anestésico local e a vasoconstricção são os principais fatores responsáveis pelas lesões das vias aéreas relacionadas ao consumo de crack.
O uso de crack, em geral, inicia-se após os dezoito anos de idade, sendo restrito às classes sociais desfavorecidas socioeconomicamente.
Comparado ao usuário de cocaína intranasal, o usuário de crack, em geral, se expõe menos ao risco de dependência, visto que há menos concentração de substâncias dependentes no crack que na cocaína.
No que se refere ao acidente vascular cerebral (AVC), assinale a opção correta.
O tromboembolismo corresponde ao mecanismo aterotrombótico responsável pela trombose de grandes vasos, sendo o coração o local de origem do trombo arterial.
Nas primeiras horas após a ocorrência de um AVC do tipo isquêmico (AVCI), a zona de penumbra recebe um fluxo de sangue reduzido e insuficiente para manter a viabilidade celular, resultando em dano estrutural irreversível.
As causas mais comuns do AVC por hemorragia intraparenquimatosa são as malformações vasculares e os aneurismas saculares.
Pacientes com diagnóstico de AVC do tipo isquêmico (AVCI), elegíveis para o uso intravenoso do ativador do plasminogênio tecidual (t-PA), devem iniciar o tratamento até seis horas após o início do AVCI.
A trombose de pequenas artérias, que é comum em pacientes hipertensos e diabéticos, corresponde a pequenos infartos causados por oclusão de uma pequena artéria perfurante na profundidade dos hemisférios cerebrais ou do tronco encefálico.
Ainda com relação ao caso clínico acima apresentado, é correto afirmar que, para garantir um controle eficiente da hipercolesterolemia, com menor incidência de eventos cardiovasculares, deve-se administrar ao paciente
orlistat.
rosuvastatina.
ácido nicotínico.
genfibrozil.
fenofibrato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...