Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para proporcionar ao paciente do caso clínico acima apresentado um controle adequado da pressão arterial com menor interferência no padrão metabólico e com menor probabilidade de desenvolvimento de diabetes deve-se
substituir a clortalidona por espironolactona, com uso associado de atenolol.
aumentar a dose da clortalidona, com uso associado de atenolol.
substituir a clortalidona por anlodipino, com uso associado de ramipril.
aumentar a dose da clortalidona, com uso associado de ramipril.
aumentar a dose da clortalidona em monoterapia.
Com relação à tenossinovite estenosante dos flexores, também denominada dedo em gatilho, assinale a opção correta.
O tratamento do dedo em gatilho por meio de infiltração intraarticular com corticoides é contraindicado em pacientes diabéticos.
A tenossinovite estenosante dos flexores é uma inflamação que acomete com maior frequência o segundo e o terceiro quirodáctilos da mão dominante em indivíduos do sexo masculino.
O dedo em gatilho se desenvolve devido à desproporção entre o tendão flexor e a polia, ocasionada por um nódulo no nível da articulação metacarpofalangiana.
Nos casos de tenossinovite estenosante dos flexores, o tratamento cirúrgico por via aberta tem sido evitado devido às taxas elevadas de recorrência e complicações, como déficit residual de extensão e rigidez pós-operatória residual.
Após o período de acompanhamento de três meses de pacientes com tenossinovite estenosante dos flexores, a infiltração com triancinolona apresenta resultado superior à infiltração com dexametasona, no que se refere à resolução dos sintomas e dos déficits motores.
Com relação à utilização da epidemiologia no campo da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
A associação positiva entre desemprego e ocorrência de doenças interfere na avaliação do perfil de morbimortalidade tanto da população trabalhadora quanto da população geral.
Uma paciente de sessenta e oito anos de idade, com hipertensão arterial havia vários anos, compareceu ao ambulatório para consulta de rotina, sem apresentar queixas. Ela relatou uso irregular de hidroclorotiazida. Ao exame físico, apresentou-se normocorada, com extremidades quentes, frequência cardíaca de 106 bpm, pressão arterial de 142 mmHg × 78 mmHg, turgência jugular a 30º, ausculta pulmonar normal, ictus cordis propulsivo no 6.º EICE linha axilar anterior, ritmo cardíaco em galope (terceira bulha) e sem sopros. Adicionalmente, notou-se refluxo hepatojugular e edema perimaleolar bilateral. Os exames complementares revelaram concentração de sódio = 140 mEq/L; potássio = 5,6 mEq/L; creatinina = 3,1 mg/dL; hemoglobina = 10,2 g/dL e hematócrito = 30%. Os demais exames bioquímicos e a função tireoidiana estavam normais. O ecocardiograma revelou fração de ejeção de 36%.
Com base no caso clínico acima apresentado, assinale a opção que corresponde ao medicamento indicado para aumentar a sobrevida da paciente.espironolactona
digoxina
carvedilol
captopril
furosemida
Com relação à utilização da epidemiologia no campo da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
A validade interna dos estudos de mortalidade entre trabalhadores reflete o grau em que o resultado obtido expressa a realidade.
Assinale a opção correta com relação ao hipertireoidismo.
Devido ao risco de malignidade de um nódulo tóxico, é indicada a punção aspirativa com agulha fina do adenoma tóxico.
O tratamento de escolha do adenoma tóxico consiste no uso de propiltiouracil ou metimazol, em razão da recorrência frequente de hipertireoidismo ocasionado pela nodulectomia.
Alguns adenomas tóxicos apresentam mutações somáticas nas células foliculares. A maioria dessas mutações ocorre no receptor do TSH e o restante na estrutura da subunidade alfa das proteínas G de membrana.
Quanto à apresentação clínica e dados epidemiológicos, o hipertireoidismo causado pelo bócio nodular tóxico é semelhante ao hipertireoidismo causado pela doença de Graves.
É frequente a redução dos nódulos dos adenomas tóxicos ou mesmo o seu desaparecimento espontâneo secundário à necrose.
Com relação à utilização da epidemiologia no campo da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
A proporção dos casos de uma determinada patologia nos empregados de uma determinada empresa consiste na incidência dessa patologia naquela população.
Um paciente de cinquenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de dor epigástrica, de forte intensidade, que persistia havia quatro horas, com irradiação para região dorsal esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. O paciente apresentou história de dislipidemia e obesidade. Ao exame físico, apresentou-se normocorado, anictérico, com temperatura de 36,8 ºC, frequência cardíaca de 132 bpm, pressão arterial de 114 mmHg × 82 mmHg, com murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar esquerda, com sibilos discretos e abdome globoso, em avental, doloroso à palpação no andar superior, principalmente no epigástrio, com ruídos hidroaéreos presentes. Ao exame físico, o paciente não apresentou outras alterações significativas. Os exames complementares revelaram hemoglobina = 15,8 g/dL; hematócrito = 48%; leucócitos = 21.840/mm3 (sem desvio à esquerda); glicemia = 218 mg/dL; TGO = 28 U/L; tempo de protrombina igual a 14 segundos; bilirrubina total = 1,2 mg/dL; DHL = 204 U/L; creatinina = 0,7 mg/dL; amilase = 1.488 U/L; triglicerídeos = 1.061 mg/dL e colesterol total = 290 mg/dL. O exame de raios-X de tórax revelou discreto velamento nas bases. Os resultados do eletrocardiograma e do exame de enzimas cardíacas não apresentaram anormalidades.
Considerando esse caso clínico, assinale a opção em que é apresentado o exame adequado para confirmação diagnóstica.colonoscopia
tomografia computadorizada do abdome com contraste intravenoso
colangiopancreatografia retrógrada endoscópica
colangiopancreatografia por ressonância magnética
ultrassom de abdome total
Acerca do alcoolismo e sua relação com o trabalho, julgue os próximos itens.
A prática do uso de álcool por trabalhadores apresenta correlação com o desenvolvimento de estratégias coletivas de defesa psicológica.
Considerando que o paciente estava em um hospital de referência, assinale a opção que corresponde ao exame não invasivo apropriado para confirmação diagnóstica, determinação prognóstica e definição de conduta terapêutica. Para tanto, atente para uma boa relação entre custo, risco e benefício.
angiotomografia de coronárias
ressonância magnética sob estresse com dobutamina
teste ergométrico
ecocardiografia sob estresse com farmacológico
cintilografia de perfusão miocárdica com dipiridamol
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...