Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a doença de lesões mínimas (DLM) em adultos, assinale a alternativa incorreta:
Sobre o tratamento da glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP) idiopática, conforme a diretriz do KDIGO (Kidney Disease Improvement Global Outcomes) de 2012, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Insuficiência renal progressiva continua a ser a única indicação para o tratamento imunossupressor, mas as evidências para sua eficácia e a segurança são fraca.
II. Sugere-se que adultos ou crianças com presumida GNMP idiopática com indicação de terapia imunossupressora sejam tratados inicilamente com ciclofosfamida oral ou micofenolato mofetil mais corticosteroides em altas doses.
III. Resultados iniciais de benefício da combinação de aspirina e dipiridamol para adultos com GNMP idiopática foram mais tarde rejeitados.
De acordo com as diretrizes do KDIGO (Kidney Disease Improvement Global Outcomes) de 2012, sobre o tratamento da gloimerulonefrite por anticorpo antimembrana basal glomerular (GN anti-MBG), assinale a alternativa incorreta:
De acordo com as diretrizes do KDIGO (Kidney Disease Improvement Global Outcomes) de 2012, o tratamento da glomeruloscerose segmentar e focal necrotizante pauci-imune deve ser iniciado com:
Assinale a alternativa correta.
Os pacientes que, por qualquer motivo, perderam a função renal e irreparavelmente atingiram a fase terminal da doença renal têm, hoje, três métodos de tratamento, que substituem as funções do rim: a diálise peritoneal, a hemodiálise e o transplante renal. Sobre o transplante renal, podemos afirmar:
Fatores genéticos têm tanto um papel determinante na evolução para a doença renal terminal, como podem conferir proteção ao indivíduo. O advento da biologia molecular acrescenta novas abordagens ao diagnóstico e à compreensão da patogênese das doenças renais. São marcadores genômicos e proteômicos em doenças renais respectivamente:
A insuficiência renal crônica é caracterizada por perda progressiva e geralmente irreversível da função renal de depuração. Dentre as modalidades de tratamento para a insuficiência renal, a hemodiálise é um processo realizado em um circuito extracorpóreo, utilizando-se uma membrana artificial. Sobre a regulamentação e o tratamento da água utilizada em hemodiálise é CORRETO afirmar:
Doença policística renal hereditária é definida como compondo doença de rim policístico autossômico recessivo (ARPKD) e doença de rim policístico autossômico dominante (ADPKD). Essas duas doenças precisam ser distinguidas de outras afecções hereditárias ou não-hereditárias que apresentem cistos renais. Sobre ARPKD e ADPKD podemos afirmar:
A prevalência da doença renal crônica (DRC) está aumentando em todo o mundo. A maior parte das nefropatias crônicas não tem tratamento e progride inexoravelmente para estágios avançados da doença. Nesse contexto, a noção de renoproteção ganhou muita força e baseia-se, sobretudo, numa abordagem terapêutica combinada no tratamento das doenças renais, objetivando, principalmente, redução da pressão arterial e da proteinúria. Sobre a doença renal crônica, a afirmativa CORRETA é:
A respeito da diálise peritoneal, julgue os itens que se seguem. Uma das causas de edema em diálise peritoneal é a perda súbita da função renal residual por meio do emprego de agentes nefrotóxicos, de modo que o paciente mantém seu nível de ingestão de líquidos, porém com menor diurese.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...