Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A hemodiálise e a hemoperfusão são procedimentos úteis no manejo de intoxicações exógenas por fármacos e drogas. A hemoperfusão é o método de escolha quando se tem substâncias, com as seguintes características:
O uso dos diuréticos e suas ações nos diversos segmentos renais fazem parte do arsenal terapêutico de diversas patologias. Em relação ao mecanismo de ação, às indicações e aos efeitos colaterais dos diuréticos, julgue os itens a seguir. Hipomagnesemia, hipocalemia e hiperuricemia são efeitos colaterais comuns dos diuréticos da classe dos tiazídicos.
Paciente de 55 anos de idade, hipertenso, com diabetes há doze anos. Procurou emergência com quadro de anasarca. Na internação exames evidenciaram: hemoglobina: 10,5 mg/dL; creatinina: 2,5 mg/dL; ureia: 90 mg/dL; EAS: proteinúria +3/+4; spot urinário: 4,5. Ultrassonografia de vias urinárias evidenciava rins de tamanho aumentado e relação córtico-medular preservada. A biopsia renal mostrou depósitos glomerulares esverdeados pela coloração de vermelho do Congo, com aspecto de birrefringência à luz polarizada. O diagnóstico, mais provável, é:
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue os itens seguintes. Tratando-se de doenças túbulo-intersticiais, geralmente se observam infiltração celular, proliferação e diferenciação dos fibroblastos, além de atrofia das células tubulares.
Paciente masculino de 18 anos de idade, história familiar de doença renal crônica, apresenta hematúria microscópica, com proteinúria 2,5g/24h. PA: 140x90 mmHg, sem uso de antihipertensivos. Realiza exame oftalmológico que revela a presença de lenticone anterior. O diagnóstico, mais provável, é:
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue os itens seguintes. O abuso de analgésicos como AINES e as doenças vasculares são as principais causas de lesões tubulares.
A síndrome de lise tumoral é uma emergência oncológica, frequentemente, associada à insuficiência renal aguda. Além disso se caracteriza por importantes alterações metabólicas. São elas:
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue os itens seguintes. Disfunção macrocitária que dificulta a erradicação de bactérias gram-positivas faz parte da fisiopatologia de malacoplaquia renal.
Uma das funções do rim é manter o equilíbrio ácido básico. O rim acidifica a urina a fim de excretar ácido não volátil e manter normal a concentração plasmática de bicarbonato. Entre os mecanismos de regulação da acidificação urinária estão, EXCETO:
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue os itens seguintes. Uma das complicações tubulares secundárias, a anemia falciforme consiste em hiperconcentração urinária, o que contribui para a falcização das hemácias pela hipertonicidade plasmática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...