Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente masculino de 65 anos de idade, hipertenso, diabético, uso regular de enalapril e insulina. Realiza hemodiálise convencional três vezes por semana, em clínica satélite. Após 30 minutos de hemodiálise, apresenta dor torácica de grande intensidade, dorsalgia e dispneia. O técnico responsável pela hemodiálise nota que o sangue da linha venosa apresenta coloração de aparência vinho do Porto. O diagnóstico mais provável é:
O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue os itens subsequentes. Do ponto de vista fisiopatológico, nefrose lipoide cursa com fusão podocitária, com achados normais à microscopia ótica e imunoflorescência.
Paciente feminina de 25 anos de idade, doença renal crônica terminal por lúpus. Realiza HD três vezes por semana, em clínica satélite. Após período de amenorreia e ganho ponderal realiza Beta-HCG, com resultado positivo. A USG transvaginal evidencia que a paciente está grávida de aproximadamente 12 semanas. Em relação à gravidez em paciente com doença renal crônica, pode-se afirmar que, EXCETO:
Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. Presença de esterase de leucócitos reagentes, com nitrito negativo e urocultura sem crescimento de patógenos, é achado compatível com piúria estéril, entre cujas causas frequentes incluem-se a nefrite túbulo-intersticial e a nefrolitíase.
Após uma semana de transplante renal, a paciente permanecia anúrica e dependente de hemodiálise. Os exames de imagem descartaram complicações cirúrgicas como: hematoma, fístula urinária ou trombose vascular. Optou-se por realizar biopsia renal que evidenciou dilatação dos túbulos proximais, interstício com edema discreto, vacuolização não isométrica das células tubulares. Pesquisa de C4d negativa. O diagnóstico mais provável é:
Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. Em casos de infecções do trato urinário com pH urinário maior que 7,0, devem-se considerar como provável agente etiológico as bactérias produtoras de uréase, como a Proteus mirabilis.
Em relação à disfunção inicial do enxerto ou função retardada do enxerto pode-se afirmar que:
Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. A antocianinúria é uma causa comum, patológica, de alteração na cor da urina, confundindo-se com hematúria macroscópica por fazê-la ficar vermelho-acastanhada.
A conduta mais apropriada nesse momento é:
Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. A formação de cristais de fosfato de cálcio aumenta em pH ácido, sendo tais cristais geralmente vistos em pacientes com acidose tubular renal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...