Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 35 anos, açoriano típico, natural e procedente de Jordão, distrito de Governador Celso Ramos/SC, foi encaminhado ao ambulatório de Neurologia para avaliação especializada. Ele trabalha há sete anos como vigilante e refere que tudo esteve bem até aproximadamente três anos quando ganhei um choque elétrico nas mãos (sic). A partir de então uma fraqueza incapacitante e difusa tem se instalado. Ela tem ganhado importância crescente, tanto que está há quatro meses encostado por neuropatia traumática. Sua mãe, 64 anos de idade, encontra-se há anos vivendo em uma cadeira de rodas por doença incógnita e um outro irmão mais velho, morador de Itajaí/SC, está igualmente em benefício previdenciário, pois tem dificuldade para trabalhar (sic). Seu exame geral mostrou um fascies diferente, destacando-se alopécia frontal e questionável opacificação do cristalino. Raras extrassístoles também foram observadas. Entretanto, alterações neurológicas diversas eram de fácil identificação. As principais observadas foram: atrofia muscular moderada nos quatro membros, de nítido predomínio distal e principalmente em membros superiores, associada à diminuição moderada e disseminada da força muscular. Durante o exame, notou-se especial dificuldade para relaxar os músculos flexores das mãos após sua contração. Seus reflexos profundos eram universalmente diminuídos e miotonia podia ser provocada em diversos músculos. O exame das sensibilidades e da coordenação não exibiu alterações.
Qual seu mais provável diagnóstico?
Doença do Neurônio Motor
Doença dos açorianos (Machado-Joseph)
Distrofia muscular miotônica (doença de Steinert)
Polineuropatia periférica induzida pelo choque elétrico
Miopatia por deficiência de carnitina
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Os seguintes achados fazem parte dos critérios diagnósticos para a neurofibromatose tipo 1, exceto:
dois ou mais neurofibromas subcutâneos.
um neurofibroma plexiforme.
glioma óptico.
dois ou mais hamartomas na íris
neurofibroma do nervo craniano VIII, bilateral.
Um operário da construção civil, 67 anos de idade, foi encaminhado da região serrana do Estado de Santa Catarina para avaliação neurológica. Conta que seu maior problema é fraqueza e que sua carne treme. Os sintomas iniciaram há cerca de um ano e desde então têm se agravado. No momento está tão debilitado que não tem mais condições para trabalhar. No seu exame ficaram evidenciados: funções cognitivas normais; atrofia muscular em grau variado nos quatro membros e fasciculações visíveis nos quatro membros e na língua também. Seus reflexos profundos estavam exacerbados universalmente com sinal de Babinski bilateral. O exame das suas sensibilidades era normal e negava problemas esfincterianos.
A melhor alternativa diagnóstica é:
Esclerodermia.
Esclerose Múltipla.
Neuro-lues terciária.
Doença do Neurônio Motor.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. As seguintes desordens metabólicas podem produzir más-formações do SNC, exceto:
acidúria glutárica tipo I.
doença de Leigh.
doença de Hurler.
doença de Sandhoff.
acidúria glutárica tipo II.
Um médico de 58 anos, sem antecedentes patológicos significativos, porém com história familiar de rim policístico, apresentou cefaleia súbita seguida de perda transitória da consciência durante atividade física. Foi transferido lúcido para o serviço de emergência, com cefaleia intensa associada a vômitos, sem déficits neurológicos focais, mas com sinais de irritação meníngea.
O diagnóstico mais provável é:
Cefaleia em salvas.
Toxoplasmose cerebral.
Meningoencefalite viral.
Enxaqueca/Migrânia sem aura.
Hemorragia subaracnoide por ruptura de aneurisma.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. A redução do risco de defeitos do tubo neural é especialmente alcançada quando a mulher com vida sexual ativa recebe suplementação com ácido fólico:
ao planejar a gravidez.
durante toda sua idade fértil.
até 3 semanas após o início da gravidez.
no segundo trimestre da gravidez.
quando existe deficiência de ácido fólico.
Os distúrbios do sono são muito prevalentes e ocorrem em cerca de 10% da população em geral.
Vários destes distúrbios se agravam com a idade, sendo mais frequentes após os 65 anos de idade, exceto:
Sonambulismo.
Insônia secundária.
Distúrbio respiratório do sono.
Síndrome das pernas inquietas.
Distúrbio comportamental do sono REM.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Num adolescente que tem crises parciais com manifestações visuais sem anormalidades ao exame neurológico, a presença de calcificações cerebrais, localizadas nas regiões parietooccipitais bilaterais, córtico-subcorticais, sem sinais de atrofia cortical, mais provavelmente está relacionada a:
doença celíaca.
meningoencefalite ossificante.
síndrome de Sturge-Weber.
imunodeficiência adquirida.
A síndrome da apneia/hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS) é uma condição muito prevalente na população e com impacto na saúde pública. Em relação a esse assunto, identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) A SAHOS está associada a risco aumentado de eventos vasculares.
( ) Sintomas depressivos, dificuldade de concentração e redução da libido podem estar associados à SAHOS.
( ) Drogas benzodiazepínicas devem ser usadas como primeira opção no tratamento de pessoas com SAHOS.
( ) Menopausa funciona como mecanismo de proteção para a SAHOS.
( ) SAHOS pode ser uma causa de insônia secundária.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V F F
V V F F V
V F V V V
F F V V F
V F F V V
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Um escolar com febre desde o dia anterior desperta com cefaleia e dificuldade para mobilizar seus membros esquerdos. Ao exame, está consciente e apresenta hemiparesia esquerda. A TC de crânio foi normal. A hemiparesia regride após poucas horas. O diagnóstico mais provável é:
encefalomielite aguda disseminada.
encefalite por enterovírus.
encefalopatia hipertensiva.
arterite cerebral.
diabetes mellitus insulino-dependente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...