Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sensibilidade alterada é um detalhe semiológico que deveria ser motivo para, em princípio, excluir a possibilidade diagnóstica de qualquer apresentação da Doença do Neurônio Motor.
Outro sintoma, descrito em uma das alternativas abaixo, deveria igualmente questionar essa possibilidade. Identifique-a.
Disartria
Atrofia muscular
Incontinência vesical
Fasciculações
Disfagia
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Aos 5 meses de idade um lactente passa a apresentar hipotonia, irritabilidade, sobressaltos aos ruídos e espasmos infantis. Ao exame, realizado aos 10 meses de vida, observa-se amaurose, atrofia de papilas ópticas, episódios de opistótono precipitados por estímulos externos, espasticidade e ausência de reflexos musculares profundos. O exame do LCR mostrou nível normal de proteínas. O diagnóstico mais provável é:
leucodistrofia metacromática.
doença de Alexander.
doença de Alexander.
leucodistrofia de células globoides.
doença de Tay-Sachs.
Um senhor de meia idade, origem alemã, natural e procedente de Tijucas/SC, foi trazido por familiares para uma avaliação neurológica. Ele era um alcoolista pesado desde longa data e exerceu atividade política até recentemente. Colegas e familiares relatam mudança significativa do seu comportamento nos últimos três meses. Sua esposa suspeita que ele está ficando esclerosado da bebida. O exame clínico geral revela um fascies pletórico, com hipertrofia de parótidas; e, em termos neurológicos, observa-se evidente deterioração cognitiva, de moderada a grave intensidade associada com abolição dos reflexos aquileus; dor à compressão das panturrilhas e movimentos oculares anormais com aparente paralisia dos movimentos oculares externos. Exame cardiovascular com alterações mínimas.
Dentre as várias alternativas diagnósticas possíveis para o seu caso, inicialmente seria recomendável pensar em qual das alternativas elencadas abaixo?
Doença de Alzheimer
Síndrome de Wernicke-Korsakoff
Demência por múltiplos infartos cerebrais
Hematoma subdural crônico
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Constituem desordens perixissomais, exceto:
síndrome de Zellweger.
adrenoleucodistrofia neonatal.
doença de Fabry.
doença de Fabry.
Identifique nas alternativas abaixo aquela contendo uma lista de drogas todas envolvidas em Parkinsonismo iatrogênico.
Aspirina, Cinarizina, Fenobarbital, Fenitoín
Dipirona, Flunarizina, Drogas Neurolépticas, Metoclopramida, Lítio
Cinarizina, Flunarizina, Reserpina, Metoclopramida, Drogas Neurolépticas. a, Metoclopramida
Clonazepam, Etosuximide, Flunarizina, Nimesulide, Paracetamol
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Muitas doenças metabólicas e heredodegenerativas, como as listadas abaixo, têm um curso lento e podem simular vários tipos de paralisia cerebral, exceto:
leucodistrofias.
distonia sensível à dopamina.
acidúria glutárica tipo I.
doença de Leigh.
síndrome de Zellweger.
Uma senhora de 63 anos, funcionária pública aposentada, foi conduzida por seu filho ao ambulatório de Neurologia por dificuldade para andar. Ela refere dor associada à fraqueza muscular generalizada. Seus sintomas não variam de intensidade ao longo do dia. Além disso, observa que esses sintomas iniciaram há cerca de seis meses e que desde então vem sofrendo piora gradual. Faz uso de drogas para tratamento de HAS e de Estatinas diversas desde há, no mínimo, dois anos para reduzir o colesterol. Recebeu recentemente o diagnóstico de Fibromialgia, sendo-lhe prescrita medicação antidepressiva, sem nenhuma melhora (sic).
Assinale qual, dentre as alternativas abaixo, deve ser considerada como hipótese diagnóstica prioritária.
Polimiosite
Artrite reumatoide
Lúpus eritematoso sistêmico
Miopatia secundária a Estatinas
Síndrome miastênico induzido pela medicação anti-HAS
No que diz respeito às hemiplegias/hemiparesias congênitas, é CORRETO afirmar que:
a paralisia facial central é comum.
a etiologia é pré-natal na maioria dos casos.
o déficit motor predomina no membro inferior nos RN a termo.
a debilidade motora predomina nos setores proximais dos membros.
as funções visuoespaciais são mais afetadas nas lesões do HCD.
JNT é um juiz aposentado de 70 anos que reside desde há 10 anos na localidade de Antônio Carlos (região metropolitana de Florianópolis). Ele foi encaminhado para avaliação neurológica por seu dentista. Seus sintomas iniciaram há cerca de seis meses e desde então minha vida transformou-se num calvário sem fim. Ele conta que se dedicava ao estudo de Botânica e escrevia suas memórias; porém, nos últimos quatro meses não consigo ter tranquilidade para fazer mais nada. Vivo ansiosamente na expectativa de um sempre novo ataque de dor na minha face direita. Ele refere que a dor é lancinante, inicia-se de maneira repentina e que após alguns minutos de intenso sofrimento, ela vai aos poucos se desvanecendo. Nesse período ele fica transfigurado e procura ficar isolado em seu escritório. A dor acomete sua região malar, onde geralmente fica localizada. Notou que vários episódios foram desencadeados por escovação dentária e por essa razão tem evitado fazer a toalete bucal. Aliás, alguns dentes da sua arcada superior, supostamente em mau estado e identificados pelo dentista como etiologia, foram extraídos desde que o problema começou. Entretanto, após algumas poucas semanas de trégua, o sintoma retornou como descrito acima e suas crises têm sido cada vez mais frequentes. Sua esposa acrescenta mais alguns detalhes. Ela relata um emagrecimento expressivo e que seu marido está ficando um neurótico urbanoide, agressivo e impaciente com seus netos e com ela própria. Por recomendação de um clínico geral, vem usando desde há um mês doses baixas de um derivado benzodiazepínico e um anti-inflamatório não hormonal; contudo, nega qualquer benefício com tais medicamentos. Seu exame clínico evidenciou um indivíduo tenso, emagrecido e com halitose importante. Nenhuma anormalidade foi observada no seu exame neurológico.
Assinale a alternativa diagnóstica mais apropriada.
Arterite temporal
Esclerose múltipla
Osteomielite malar
Enxaqueca neurálgica
Neuralgia do trigêmio
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. São características principais dos critérios diagnósticos para o complexo da esclerose tuberosa, exceto:
cistos renais múltiplos.
hamartoma retiniano nodular.
astrocitoma de células gigantes subependimário.
angiolipoma renal.
rabdomioma cardíaco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...