Lista completa de Questões sobre Neuropediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de 7 anos chega ao ambulatório de neuropediatria para consulta de primeira vez, com queixa de dificuldades no aprendizado e na alfabetização. A mãe não relata nenhum outro sintoma na anamnese dirigida, o exame neurológico é normal e sua hipótese diagnóstica é que o paciente a presenta dislexia . A mãe trouxe um eletroencefalograma solicitado pelo pediatra e o exame apresenta a seguinte alteração: EEG anormal inespecífico, com ritmo dominante posterior com frequência teta de 5 Hz. Nesse caso, a melhor droga a ser prescrita é:
nenhuma.
carbamazepina
ácido valproico.
topiramato.
lamotrigina.
A Síndrome de Lennox-Gastaut (SLG) é uma epilepsia grave da infância, idade-dependente, classificada como encefalopatia epiléptica severa. A respeito disso, assinale a alternativa incorreta.
A coreia de Sydenham é uma manifestação maior e tardia de febre reumática. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
Quanto aos diagnósticos diferenciais de paralisias flácidas, assinale a alternativa correta.
O traumatismo cranioencefálico é uma causa comum de desabilitação adquirida e mortalidade durante a infância. Quanto ao termo concussão cerebral, é correto afirmar que
Assinale a alternativa incorreta quanto à(s) manifestação(ões) da sífilis congênita em sua apresentação tardia.
Os distúrbios de sono são frequentes na população infantil, e as parassonias são manifestações físicas indesejáveis que acometem o sistema motor e(ou) o neurovegetativo. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que não apresenta característica da distrofia miotônica congênita.
Assinale a alternativa que não apresenta manifestação clínica observada no uso do metilfenidato de ação imediata.
Texto para responder às questões 42 e 43.
Marcos, sexo masculino, nascido de parto cesário, com IG de 38 semanas e 5 dias, boletim de Apgar de 8 e 9, recebeu alta com 36 horas de vida e evoluiu sem intercorrências no período neonatal. É o segundo filho da prole, de pais jovens e consanguíneos. Aos 8 meses de vida, durante a consulta de crescimento e desenvolvimento (CD), a pediatra notou que ele não apresentava o sustento cefálico e o encaminhou para avaliação especializada. O neuropediatra que examinou a criança relatou, em prontuário, nível de alerta preservado, normocrania, palato ogival, pares cranianos preservados e simétricos, atitude em batráquio, suspensão ventral com os membros pendentes em deflexão, movimentos anormais na língua, hipotonia de predomínio global e hiporreflexia global. Considerando o paciente apresentado no texto, assinale a alternativa correta quanto ao exame indicado nesse caso hipotético.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...