Lista completa de Questões sobre Neuropediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as opções abaixo, qual seria a etiologia a ser considerada em um lactente com hipotonia e hiporreflexia?
Esquizencefalia.
Miopatia congênita.
Lissencefalia
Sequela de insulto isquêmico perinatal.
Adrenoleucodistrofia.
Você foi chamado para atender a um adolescente internado na Pediatria. Trata-se de uma menina com lúpus eritematoso sistêmico, com 14 anos e que vinha em uso de corticoterapia prolongada para o tratamento de sua doença de base, mas precisou interromper o uso subitamente em virtude de um quadro de hipertensão arterial refratária aos antihipertensivos. O motivo do parecer é que a paciente vem se queixando de cefaleia com intensidade crescente, predominantemente matinal e associada com vômitos nas últimas 12 horas. Seu exame neurológico evidencia redução da acuidade visual, edema bilateral de papila óptica e paralisia de VI nervo bilateral. O pediatra já solicitou uma ressonância de crânio, cujo resultado foi normal. Dentre as hipóteses diagnósticas abaixo, assinale a mais adequada.
Pseudotumor cerebral.
Esclerose múltipla.
Vasculite cerebral.
Encefalopatia hipertensiva.
Doença de Kearns Sayre.
Uma criança de 3 anos vem para o atendimento com queixa de que apresenta despertar noturno frequente.Amãe relata que o paciente senta na cama e grita muito. Permanece de olhos abertos, mas parece que não está consciente e não reage quando estimulado pelos pais. Os episódios duram cerca de 10 minutos e ocorrem semanalmente. Em uma situação como essa, o melhor exame complementar a ser solicitado é:
polissonografia
ressonância magnética do crânio.
eletroencefalograma em sono induzido.
potencial evocado auditivo.
exame do liquor.
Um paciente de 11 meses está internado na unidade de terapia intensiva com insuficiência respiratória e se encontra em ventilação mecânica há 2 meses. Seu exame neurológico evidencia atrofia muscular intensa envolvendo musculatura torácica, proximal e distal dos membros e fasciculações. Considerando estas anormalidades no exame neurológico, localize a lesão.
Região subcortical frontoparietal bilateral.
Mesencéfalo.
Músculo
Ponta anterior da medula espinhal.
Junção neuromuscular.
Um paciente de 3 anos e com diagnóstico de Epilepsia Mioclônica Grave da infância síndrome de Dravet chega para o atendimento em seu ambulatório com relato de crises mioclônicas frequentes. Considerando a doença de base, qual a droga que deve ser EVITADA nessa situação?
Ácido valproico.
Clobazam.
Carbamazepina
Topiramato
Fenobarbital.
Uma paciente de 9 anos chega ao ambulatório com queixa de baixo rendimento escolar. Não há história de qualquer intercorrência perinatal ou atraso do desenvolvimento psicomotor. Ingressou na escola aos 4 anos e foi alfabetizada aos 6 anos sem nenhuma dificuldade. Os sintomas tiveram início no último ano, após a troca de turma e são relatados pela escola, mas não pelo professor do curso de inglês. Durante a consulta, a criança disse: não me sinto bem nessa escola e os colegas mexem muito comigo.Amãe está muito preocupada porque a filha não quer mais brincar com os primos, dorme muito e está com pouco apetite.Aavaliação neuropsicológica revelou: QI global: 84 (executivo: 78; verbal: 90). Dentre as opções abaixo, qual seria a conduta mais recomendada?
Iniciar metilfenidato.
Encaminhar para o fonoaudiólogo.
Solicitar eletroencefalograma.
Solicitar exame de neuroimagem.
Encaminhar a criança para avaliação da saúde mental.
Entre os achados clínicos listados abaixo, aquele que pode indicar uma lesão motora central em uma criança de 6 meses é a presença de:
reflexo tônico-cervical assimétrico.
hipotonia.
preensão plantar.
reflexo de Landau.
sinal de Babinsky.
Um paciente de 8 anos foi internado com quadro clínico sugestivo de encefalomielite aguda disseminada (ADEM), confirmado pela ressonância magnética. Dentre os achados liquóricos abaixo, qual o que você comumente espera encontrar nessa criança?
Presença de bandas oligoclonais.
Síntese intratecal de IgG.
Celularidade discretamente aumentada com proteína elevada.
Reação deWeinberg positiva.
Entre as drogas antiepilépticas listadas abaixo, qual a mais indicada para iniciar o tratamento de um adolescente de 14 anos com crises mioclônicas frequentes e que são agravadas pela privação do sono e uso de bebidas alcoólicas?
Lamotrigina.
Etosuximida.
Clobazam
Ácido valproico.
Carbamazepina.
Você está atendendo uma criança de 2 anos que está apresentando crise convulsiva tônico-clônica generalizada há 45 minutos e que não foi revertida após o tratamento venoso com diazepam (3 doses) e fenitoína (dose de ataque). Neste caso, o próximo passo terapêutico a ser dado é:
repetir o diazepam venoso.
iniciar midazolam em infusão contínua.
iniciar tiopental venoso.
aplicar midazolam intranasal.
iniciar quetamina venosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...