Lista completa de Questões sobre Oftalmologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Criança com quadro de esotropia congênita com grande ângulo de desvio, torcicolo e nistagmo sacádico com dificuldade de abdução é levada a consultório. Considerando essa situação hipotética, o diagnóstico mais provável é o de síndrome
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de radiação com maior poder cataratogênico.
Em relação a fisiologia ocular, assinale a alternativa correta.
A acuidade visual diminuída unilateralmente na ausência da doença orgânica do olho é denominada
O ligamento suspensório superior do globo que ajuda a sustentar a aponeurose e o retrator da pálpebra superior é denominado
Em relação a embriologia ocular, assinale a alternativa correta.
As doenças dos olhos afetam uma grande parcela da população mundial, dentre as quais encontra-se a córnea plana que é uma doença:
Em pacientes com glaucoma, deve-se avaliar o ângulo da câmara anterior através da lente de Goldmann. Esta lente é para:
No que se refere à doença ocular não infecciosa relacionada ao HIV, assinale a opção correta.
O carcinoma de células escamosas em pacientes HIV positivos ocorre, geralmente, em idade muito mais precoce do que nos pacientes HIV negativos e costuma ser particularmente mais agressivo.
Geralmente, o sarcoma de Kaposi apresenta-se como um nódulo vermelho ou púrpura, ricamente vascularizado, localizado na órbita e raramente nas pálpebras ou carúncula.
O envolvimento intraocular pelo sarcoma de Kaposi, raro no paciente imunocompetente, é comum no paciente infectado pelo HIV.
Em pacientes infectados pelo HIV, o carcinoma de células escamosas conjuntival ocorre mais comumente na conjuntiva tarsal.
O envolvimento ocular ocorre na maioria dos pacientes com linfomas primários do sistema nervoso central de células B, neoplasia considerada oportunista que pode complicar o curso da AIDS.
No que diz respeito aos traumas químicos oculares, é correto afirmar que
o primeiro procedimento a ser realizado é tentar neutralizar a superfície corneana com soluções ácidas (em acidentes com bases) ou alcalinas (em acidentes com ácidos).
as queimaduras por ácidos são geralmente mais destrutivas que as queimaduras por álcalis, pois os ácidos reagem com os lípides das células epiteliais corneana, produzindo saponificação que causa graves danos celulares e permitindo ainda mais sua penetração no olho.
o tratamento do glaucoma agudo secundário às queimaduras químicas deve ser feito preferencialmente com o uso tópico de mióticos e análogos de prostaglandinas.
as queimaduras químicas oculares secundárias à rotura de air bags automotivos devem ser tratadas como lesões por ácidos em virtude de partículas dessa natureza existentes dentro deles.
os ácidos causam necrose de coagulação e precipitação das proteínas teciduais, criando uma barreira física, o que limita a profundidade da lesão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...