Lista completa de Questões sobre Oncologia (Cancerologia Clínica) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à braquiterapia em tumores do lábio, analise as assertivas abaixo.
I. O reforço com braquiterapia (BQT) por implante intersticial de baixa com alta dose de 20 a 30Gy em 2 (dois) a 3 (três) dias pode ser realizado. II. A adição de BQT ao leito linfonodal está em investigação, porém, parece ter um papel definitivo no reforço. III. Braquiterapia de Baixa Taxa de Dose (BBTD), com uma taxa de dose de cerca de 0,5Gy por hora, pode ser utilizada com dose final de 20 a 25Gy. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
No que diz respeito à teleterapia em tumores do lábio, assinale a alternativa correta.
O tratamento, em geral, é dirigido para a lesão primária se esta for bem diferenciada. Lesões T1 têm indicação de irradiação da primeira estação de drenagem linfonodal.
Nas lesões T3, a radioterapia com ortovoltagem ou elétrons de baixa energia com bolus superficilizadores são preferenciais.
Tumores T2 e T3, envolvendo menos da metade do lábio devem ser tratados com fótons ou elétrons, com doses de 70 a 75Gy (Gray), com margem de 3cm em relação ao GTV. Como PTV, sugere-se o CTV14 com margem de 8mm.
O uso de campos combinados com fótons e elétrons é desejável com o intuito de reduzir a dose recebida pelas glândulas salivares contralaterais, segundo os limites de dose recomendados.
Tumores com envolvimento linfonodal têm necessidade da inclusão na primeira estação de drenagem, além do GTV (Gross Tumor Volume) no campo de irradiação, e tratados com dose de 70Gy e reforço de dose ao GTV com 3cm de margem até 75 a 78Gy.
1/ 3/ 5/ 6/ 7/ 2/ 4
2/ 4/ 7/ 1/ 6/ 3/ 5
2/ 4/ 7/ 1/ 6/ 5/ 3
1/ 4/ 7/ 2/ 6/ 5/ 3
2/ 4/ 7/ 1/ 5/ 3/ 6
Em relação à Leucemia Linfoide Crônica (LLC), analise as assertivas abaixo.
I. A LLC é uma doença linfoproliferativa e caracteriza-se por um quadro clínico benigno, de evolução lenta e grande leucocitose no sangue.
II. Alguns casos de LLC são diagnosticados quase que por acaso, após a realização de um exame hematológico, sem que haja nenhuma sintomatologia clínica.
III. Alguns casos de LLC apresentam quadro clínico severo, com anemia grave, icterícia, hepatoesplenomegalia e adenomegalia generalizada.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
Todos os protocolos de tratamento da LLA visam à eliminação das células leucêmicas através da quimioterapia intensiva na fase de indução. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um quimioterápico usado na LLA de adultos na fase de indução.
PRD + VCR + DRM.
PDR + VCR + MTX.
PRD + VCR + DRM + TG.
Ara-C + CFM + L-ASP.
PRD + VCR + L-ASP + CFM.
3/ 2/ 1
3/ 1/ 2
1/ 3/ 2
2/ 1/ 3
2/ 3/ 1
Em relação ao diagnóstico laboratorial da Leucemia Mieloide Crônica, no que diz respeito ao hemograma, assinale a alternativa correta.
O hemograma mostra leucocitose invariável, característica da LMC.
Na LMC pode haver, por exemplo, maior porcentagem de metamielócitos ou de bastonetes do que de mielócitos.
Raramente as células blásticas estão em porcentagem alta (> 10%).
As plaquetas estão sempre em número aumentado.
A plaquetopenia é frequente e, em estados avançados da doença, traduz pior prognóstico.
Acerca do diagnóstico da Leucemia Mieloide Crônica, assinale a alternativa correta.
A doença evolui de forma rápida e progressiva. Com frequência o diagnóstico é feito em até um ano de instalação da doença.
Os pacientes referem fraqueza progressiva, aumento do baço e, frequentemente, aumento de gânglios.
Queixas de febre e hemorragias são frequentes e a hepatomegalia já está presente, em grau variável, em muitos casos.
Alguns casos têm quadro ligado à trombocitose exagerada, com fenômenos trombócitos. Frequentemente há hemorragia por trombocitopenia.
Pacientes que têm leucocitose elevada podem ter queixas de dor ligada a priapismo.
Em relação à Leucemia Mieloide Crônica (LMC), analise as assertivas abaixo.
I. A LMC caracteriza-se como uma proliferação de células mieloides granulocíticas que mantêm sua capacidade de diferenciação.
II. A LMC é uma doença de origem clonal, surgindo em decorrência de anomalia da célula primordial ou indiferenciada (stem cell) da medula óssea.
III. O clone anômalo se expande e infiltra o parênquima medular de forma rápida e progressiva, em detrimento da proliferação das células normais.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
O tratamento de qualquer tipo de leucemia aguda baseia-se em dois pontos importantes: medidas de suporte e tratamento específico. Entre as medidas de suporte, que visam a melhorar as condições gerais dos pacientes, diminuindo o risco de complicações, pode-se citar
I. hidratação oral.
II. transfusões de hemácias e/ou plaquetas.
III. desinfecção de pele e orifícios naturais.
IV. descontaminação de possíveis focos infecciosos e, eventualmente, antibioticoterapia preventiva contra bactérias e fungos.
V. evitar a ingestão de verduras e frutas cruas.
VI. isolamento ou semi-isolamento.
VII. evitar a hiperuricemia que aparece por lise celular (alopurinol).
É correto o que está contido em
II, IV e VI, apenas.
I, III, V e VII, apenas.
I, II, III, IV, V, VI e VII.
II, IV, VI e VII, apenas.
I, III, V e VI, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...