Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O crescimento é um bom indicador de saúde da criança desde o período fetal. Em relação ao crescimento adequado, pode-se afirmar que:
o crescimento intrauterino é o período de maior velocidade de crescimento.
o baixo peso de nascimento está direta e unicamente relacionado à prematuridade.
considera-se baixo peso a criança que nasce com peso inferior a 2.000
os prematuros sempre têm crescimento pós-natal compensatório alcançando peso e comprimento normais para a idade.
os pequenos para a idade gestacional atingem o peso mas não o comprimento normal para a idade, no período pós-natal.
Sabendo-se que atualmente o Brasil passa por uma mudança no perfil demográfico nutricional da população, com aumento da obesidade, inclusive infantil, analise as assertivas abaixo.
I. Até os 3 anos, o maior fator de risco para obesidade na infância é a obesidade dos pais. II. O melhor método de avaliação da obesidade é o IMC, sendo considerados como sobrepeso valores acima do percentil 97 e, como obesidade, valores acima de 105. III. Interrupção precoce do aleitamento materno, alimentação complementar inapropriada e uso de fórmulas lácteas diluídas de modo incorreto, entre outros fatores, têm associação comprovada com a obesidade exógena na infância. IV. A partir dos 8 anos, a sertralina pode ser usada em casos de obesidade associada à depressão. Já a fluoxetina pode ser usada a partir dos 6 anos nos casos associados à compulsão alimentar. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
O tratamento de primeira escolha da Otite Média Aguda NÃO complicada é:
sulfametoxazol associado a trimetoprim.
cefaclor.
cefuroxima
amoxacilina
azitromicina.
Assinale a alternativa correta no que se refere a abdome agudo.
A apendicite aguda é mais comum em meninos menores de 5 anos, sendo raro em lactantes e incomum em maiores de 10 anos.
No quadro clínico da apendicite aguda, a dor abdominal é sintoma mais comum. Geralmente começa na fossa ilíaca direita (FID), migrando, em algumas horas, para região periumbilical.
Em casos de obstrução intestinal por bolo de áscaris, é indicado tratamento clínico inicial com SNG, reposição hidroelétrica e vermífugos. O uso de óleo mineral é indicado apenas na ocorrência de vômitos. Uma vez desfeita a obstrução, deve-se administrar NPO.
É muito difícil de diferenciar a diverticulite de Meckel da apendicite aguda, sendo que a frequência da primeira é menor, porque a base é mais larga e tem menos tecido linfoide, porém sua apresentação é mais grave e rápida, com índices maiores de perfuração e peritonite generalizada.
Na apendicite aguda complicada, é fundamental que seja realizada uma correção hidreletrolítica imediatamente após a cirurgia. E o uso de antibióticos deve ser continuado por, no mínimo, cinco dias, ou até a melhora clínica.
Quais das anemias cursa com aumento do volume corpuscular médio (VCM)?
Anemia ferropriva.
Talassemia minor.
Anemia por doença crônica.
Anemia por deficiência de ácido fólico.
Anemia falciforme.
Em relação a queimaduras, assinale a alternativa correta.
Em pacientes com queimaduras extensas, para aliviar a dor e interromper a lesão tecidual, recomenda-se lavar a queimadura com água corrente fria (15ºC) por 20 minutos. Lembrando que esse procedimento não traz benefício se aplicado uma hora após a queimadura.
Na reposição hídrica, a transfusão com concentrados de hemácias é recomendada com hematócrito <24% (hemoglobina 8g/dL), ou com hematócrito <30% (hemoglobina < 10g/dL) nos pacientes com manifestações sistêmicas. O plasma fresco é indicado quando há distúrbios de coagulação.
Quando ocorre febre elevada em pacientes queimados, deve-se monitorar periodicamente a infecção por meio de avaliação clínica e avaliação da ferida cirúrgica durante os curativos. Nos casos mais graves, recomenda-se o uso profilático de antibiótico.
Nos casos de lesão por inalação, dependendo da extensão da queimadura, pode haver necessidade de acesso venoso para controle da oferta hídrica.
Em caso de queimadura elétrica com lesão das vísceras maciças e do íleo, deve-se procurar por lesões de entrada e saída da queimadura e verificar a vacinação antitetânica.
Quanto à Ventilação Mecânica (VM) para o recém-nascido, é incorreto afirmar que
Linfonodomegalias são comumente observadas em crianças sadias. São indicações de biópsia, EXCETO:
localização mediastínica e supraclavicular.
não redução de tamanho em 4 a 6 semanas.
crianças com menos de 5 anos de idade.
associação com febre persistente e inexplicável e/ou perda de peso, sudorese noturna e hepato esplenomegalia.
crescimento rápido, consistência endurecida e fixação à pele ou a planos profundos.
Em relação à classificação das queimaduras quanto à profundidade, assinale a alternativa correta.
São classificadas como queimaduras de 2º grau ou de espessura parcial as que provocam lesões na epiderme e em parte da derme, sendo que as mais profundas cicatrizam-se em 10-15 dias, podendo necessitar de enxerto.
As queimaduras de 3º grau não são capazes de reepitelizar, podendo cicatrizar a partir da periferia, com retração das bordas, e requerem enxertos cutâneos.
São classificadas como queimaduras de 3º grau as que provocam lesões na epiderme e na derme, com presença de eritema, edema e bolha. São dolorosas ao toque e, em alguns casos, o tecido subjacente empalidece à digitopressão.
São classificadas como queimaduras de 1º grau ou superficiais as que provocam lesões na epiderme, não são dolorosas e cicatrizam-se sem sequelas em 3-6 dias
Nas queimaduras mais profundas de 1º grau, a pele apresenta-se pálida, endurecida e seca.
Acerca do recém-nascido com ânus imperfurado que apresenta mecônio na urina, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...