Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabendo-se que A. é um paciente assintomático com coarctação de aorta, assinale a alternativa que corresponde às manifestações clínicas que ele pode vir a apresentar.
Dor nos membros inferiores, pulsos periféricos diminuídos ou ausentes nos membros inferiores.
Ritmo de galope, pulsos periféricos diminuídos ou ausentes em membros inferiores.
Sopro sistólico 2 a 4+, com epicentro no segundo e terceiro espaços intercostais e transmissão para o pescoço e para a região apical.
Retardo de crescimento e insuficiência cardíaca, cianose e intolerância ao exercício.
Cianose evidente ao nascimento, retardado do crescimento e fadiga, além de história de crises hipoxêmicas.
A principal causa de morte nos pacientes pediátricos vítimas de trauma é o
comprometimento das vias aéreas e circulatórias.
comprometimento das vias circulatórias e lesões internas.
rompimento de vasos e fraturas.
comprometimento de órgãos importantes.
rompimento de nervos e fraturas expostas.
Um lactente de 3 meses, prematuro de 35 semanas, foi amamentado exclusivamente ao seio materno até os 2 meses de idade. Desde então, vem sendo alimentado com fórmula láctea, papa de frutas e cereais. Com relação a suplementação de ferro, a conduta é:
1 mg/kg/dia desde os 2 meses de idade.
2 mg/kg/dia desde 1 mês de idade.
2 mg/kg/dia desde os 2 meses de idade.
1 mg/kg/dia desde 1 mês de idade.
Em relação às cardiopatias congênitas, assinale a alternativa incorreta.
Em casos de defeito do septo atrioventricular, em lactantes pequenos com insuficiência cardíaca congestiva, o tratamento clínico é realizado quando o risco da cirurgia é grande, e é feito com digoxina, diurético e inibidores da enzima conversora de angiotensina.
Ducto arterioso patente é mais frequente em recém-nascidos do sexo feminino, com trissomia do 21, e em recém-nascidos prematuros. Também é a cardiopatia mais comum em rubéola congênita no primeiro trimestre.
Nos casos de estenose pulmonar, o ecocardiograma mostra espessamento dos folhetos da válvula pulmonar com restrição da abertura e do tronco pulmonar.
No tratamento clínico dos casos graves de estenose pulmonar, indica-se restrição a exercícios físicos. A opção cirúrgica é recomendada nos casos em que a valvuloplastia por cateter balão falhar e houver estenoses subvalvares.
Parte das CIAs (comunicação interatrial) fecham-se espontaneamente até 1 ano de vida, mas CIAs grandes evoluem para hipertensão pulmonar, insuficiência cardíaca e arritmia entre 30-40 anos.
Assinale a alternativa incorreta em relação à insuficiência respiratória aguda (IRA).
É uma importante causa de morbimortalidade na faixa etária pediátrica, correspondendo a 50% das admissões em unidades de terapia intensiva pediátrica.
A IRA caracteriza-se pela incapacidade do sistema respiratório de adquirir oxigênio, essencial para o metabolismo adequado do organismo, e eliminar gás carbônico produzido nesse metabolismo.
Em relação à idade, sabe-se que dois terços dos casos ocorrem em crianças com menos de 1 ano de vida, sendo 50% no período neonatal.
A criança, especialmente o recém-nascido, apresenta certas características anatômicas, funcionais e imunológicas que concorrem para o desenvolvimento de falência respiratória e para a baixa capacidade de adaptação.
A hipoxêmica ou IR alveolocapilar, também chamada de não-ventilatória, é caracterizada por alto conteúdo de O2 arterial e conteúdo de CO2 normal ou reduzido.
Recém-nascido de 12h de vida, com 5.550g, nascido de parto normal sem intercorrências. Você é chamado para atendê-lo devido ao início de uma crise convulsiva tônicoclônica generalizada. A causa mais provável da convulsão é:
Hiponatremia
Hipernatremia.
Hipoglicemia
Hiperglicemia.
Em relação a anemias, assinale a alternativa incorreta.
A deficiência de ferro em crianças é capaz de causar retardo de desenvolvimento e distúrbios de comportamento, indo desde a redução da atividade motora e chegando até mesmo à violência.
A introdução de leite de vaca antes de 1 ano de idade e o consumo diário de mais de 700mL de leite de vaca por crianças maiores de 1 ano são fatores de risco para a deficiência de ferro.
No tratamento da anemia ferropriva, espera-se como resposta adequada um aumento na contagem dos reticulócitos 5-10 dias após o seu início. Seguindo esse pico, a Hb deve aumentar cerca de 0,25- 0,4g/dL/dia ou Ht 5% ao dia nos primeiros 2-3 dias.
Se a anemia megaloblástica não for causada por ingestão inadequada de nutrientes, a reposição deverá ser feita a longo prazo e, em alguns casos, durante toda a vida.
Pacientes com talassemia do tipo β-talassemia intermédia são cronicamente anêmicos e podem apresentar deformidades ósseas, icterícia intermitente, litíase biliar e esplenomegalia moderada.
Assinale a alternativa que não apresenta um dos sinais de CAD.
Taquicardia.
Desidratação.
Coma.
Diarreia.
Hálito cetônico.
Ao receber um recém-nascido de parto normal domiciliar, com 3 horas de vida, pesando 3.650g, você detectou cianose de extremidades, dispnéia e salivação excessiva. O diagnóstico mais provável e a conduta a ser tomada são:
Pneumonia aspirativa; intubação e aspiração traqueal.
Hérnia diafragmática congênita; ventilação com AMBU e máscara e cirurgia de urgência.
Cardiopatia congênita cianótica; intubação orotraqueal e cirurgia de urgência.
Atresia de esôfago; administrar oxigênio suplementar, tentar sondagem gástrica e aspirar o coto proximal.
A talassemia é uma anemia hereditária na qual ocorre uma deficiência na síntese das cadeias de globina. Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo.
I. Pacientes com talassemia do tipo β-talassemia minor geralmente são assintomáticos. Alguns podem apresentar anemia discreta associada à microcitose, hipocromia e hemácias em alvo e pontilhado basofílico. Não há necessidade de nenhum tratamento, apenas aconselhamento genético para o casal. II. Pacientes com talassemia do tipo β-talassemia major são praticamente assintomáticos até a adolescência, devido à presença da Hb F. A partir de então, instala-se uma anemia grave e hemólise periférica e medular. III. A hemoglobina de Bart é incompatível com a vida extrauterina. Como resultado, tem-se ou um natimorto ou um recém-nascido com hidropisia fetal que evolui rapidamente para o óbito. IV. A ausência de 3 genes na doença da hemoglobina Hb H permite o nascimento de um bebê sadio, porém já com anemia, podendo apresentar icterícia no período neonatal devido ao quadro de anemia hemolítica. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...