Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao quadro clínico da insuficiência cardíaca, analise as assertivas abaixo.
I. Os sinais e sintomas comuns a qualquer faixa etária incluem, entre outros, taquidispneia, taquicardia e batimentos de asa. II. Terceira e quarta bulhas são achados frequentes, podendo cadenciar um ritmo de galope. III. Sinais de congestão pulmonar podem se apresentar com sibilância, tornando-se necessário o diagnóstico diferencial com doenças respiratórias. IV. A fadiga e intolerância aos esforços estão presentes em crianças menores. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Constituem critérios maiores no diagnóstico de febre reumática, EXCETO:
poliartrite.
artralgia migratória em pequenas articulações.
cardite.
eritema marginado.
nódulos subcutâneos.
Em relação aos tipos mais prevalentes de anemia na infância, assinale a alternativa correta.
A profilaxia para anemia ferropriva consiste na suplementação de ferro em todas as crianças entre 6 e 18 meses de idade, na dose de 4,5-6mg/kg/dia em 2-3 tomadas, sob a forma de sulfato ferroso ou gluconato ferroso.
A anemia megaloblástica clinicamente se caracteriza por letargia, fadiga, anorexia, glossite e diarreia. Na deficiência de ácido fólico, podem ocorrer manifestações neurológicas, como retardo de desenvolvimento, irritabilidade, parestesias e marcha atáxica.
No tratamento da anemia megaloblástica, a reposição de folato pode reverter as manifestações hematológicas da deficiência de vitamina B12, enquanto as manifestações neurológicas podem progredir, sendo obrigatória a exclusão da deficiência de vitamina B12 do diagnóstico de anemia megaloblástica antes de repor-se apenas ácido fólico.
Nos casos de anemia ferropriva associada à trombocitose, é necessário um tratamento paralelo para estabilizar os níveis normais de plaquetas.
A anemia ferropriva associada à deficiência de vitamina B12 e ácido fólico se apresenta tipicamente como uma anemia microcítica.
(1) Tipo I; (2) < 40mmHg; (3) < 55 a 60mmHg.
(1) Tipo II; (2) > 40mmHg; (3) > 55 a 60mmHg.
(1) Tipo I; (2) < 30mmHg; (3) > 50 a 65mmHg.
(1) Tipo III; (2) < 30mmHg; (3) > 50 a 70mmHg.
(1) Tipo I; (2) > 40mmHg; (3) > 30 a 65mmHg.
Na criança a principal etiologia da miocardite é:
coxsackie B.
tuberculose.
autoimune.
vírus da imunodeficiência humana.
parvovírus.
Sabendo-se que o leite materno é a nutrição mais adequada para o completo e eficiente desenvolvimento do lactante, assinale a alternativa correta.
Em geladeira comum, o leite humano não pasteurizado pode ser conservado por 24 horas. Quando congelado apropriadamente no freezer, o ele pode ser estocado por 6-10 meses.
Há poucas contraindicações ao aleitamento materno, mas mãe com lesões herpéticas ativas no seio e mães em tratamento com quimioterápicos não devem amamentar. Mães com sarampo devem suspender temporariamente a amamentação.
O descongelamento do leite humano pode ser feito no micro-ondas ou por imersão do recipiente em água morna.
A criança em aleitamento materno exclusivo precisa ser exposta ao sol por cerca de 2 horas por semana ou receber suplementação de vitamina D na dose de 200 UI/dia a partir do 4º mês.
Após descongelado, o leite humano não deve ser novamente levado ao freezer e deve ser consumido em um período máximo de 36 horas.
Os seguintes critérios estão relacionados à convulsão febril, EXCETO:
serumquadro benigno e com bom prognóstico.
ter geralmente história familiar de epilepsia.
apresentar tempo de duração inferior a 15 minutos.
ocorrer nas primeiras 24h do quadro febril.
acometer faixa etária entre 6 meses e 6 anos.
Assinale a alternativa incorreta em relação à diarreia aguda.
A vacina pentavalente deve ser administrada por via oral, em três doses, a partir de 6-12 semanas de vida, podendo ser administrada até a 42ª semana de vida.
O cozimento incorreto de alimentos naturais ou o descongelamento incompleto também têm sido apontados como responsáveis pela transmissão da diarreia aguda.
A transmissão do rotavírus ocorre desde antes do início dos sintomas até 10-12 dias após, com pico de eliminação no terceiro dia.
A vacina monovalente deve ser administrada por via oral, em duas doses, sendo indicada a partir de 6-14 semanas de vida e podendo ser administrada até a 24ª semana de vida.
Entre os agentes virais da diarreia aguda, o rotavírus é o mais frequente, mas o adenovírus, o calicivírus e o astrovírus também podem provocar quadros de diarreia aguda.
Os seguintes itens relacionados abaixo são considerados sinais de alerta para pesquisa de Imunodeficiência Primária na criança, EXCETO:
história familiar de imunodeficiência.
efeito adverso ao BCG e/ou infecção por micobactéria.
infecção por fungo.
asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune.
duas ou mais pneumonias no último ano.
Em relação às cardiopatias congênitas, assinale a alternativa incorreta.
Em CIVs (comunicação interventricular) grandes, sem resposta ao tratamento clínico, deve-se realizar a intervenção cirúrgica com 12-18 meses.
Quando há interrupção do arco aórtico, os pacientes apresentam sofrimento respiratório com cianose, má perfusão, pulsos periféricos diminuídos ou choque cardiogênico nos primeiros dias de vida.
Nos casos de coarctação de aorta, o tratamento clínico é feito com inotrópicos de ação rápida, diuréticos e O2, além de prostaglandina E1 para abrir ou manter pérvio o ducto.
Sempre que houver sopro em dorso, deve-se suspeitar de coarctação de aorta.
Nos casos de atresia tricúspide geralmente ocorre a junção entre átrio e ventrículo direito, podendo a válvula ser imperfurada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...