Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O pediatra deve considerar atraso puberal na menina quando:
não houver estirão de crescimento.
não ocorrer telarca após os 16 anos.
ausência de menarca após os 16 anos.
não apresentar pubarca após os 16 anos.
a idade óssea apresentar menos de 2 desvios padrãoemrelação à idade cronológica.
Assinale a alternativa correta em relação à diarreia aguda.
A diarreia aguda caracteriza-se pela passagem de fezes amolecidas ou líquidas, em uma frequência de, no mínimo, três evacuações por dia, com duração superior a duas semanas.
Em relação à dieta de pacientes com diarreia aguda, recomenda-se a manutenção da dieta habitual, mas oferecendo volumes pequenos em intervalos curtos e diluição do leite, entre outras recomendações.
A única contraindicação às vacinas para rotavírus é a presença de imunodeficiência primária/secundária.
No diagnóstico da diarréia aguda, devem ser coletados os eletrólitos em todos os pacientes que têm necessidade de hidratação parental e na suspeita de desidratação hipernatrêmica.
As causas mais comuns da diarreia aguda são as dietéticas e as imunológicas, seguidas das infecciosas.
Qual droga está indicada no tratamento da semi-iclusão intestinal por áscaris?
Piperazina.
Mebendazol
Albendazol.
Pamoato de pirantel.
Ivermectina.
Assinale a alternativa correta em relação à insuficiência cardíaca congestiva.
Quando a insuficiência grave se instala agudamente, não há tempo suficiente para reequilíbrio. A evolução, em geral, é para baixo débito cardíaco ou mesmo choque cardiocirculatório.
O tratamento da insuficiência cardíaca em crianças visa a melhorar a contratilidade cardíaca, diminuir a pós-carga e aumentar a ativação neuro-hormonal compensatória.
No tratamento farmacológico, a dioxina diminui a pré-carga e pode ser usada nos casos em que o paciente tolera mal os inibidores de enzima conversora da angiotensina.
No tratamento farmacológico, os betabloqueadores melhoram a fração de ejeção e a tolerância ao exercício, devendo ser utilizados no início do tratamento clínico, mas é preciso usar com cautela em pacientes asmáticos.
Segundo a classificação de Ross, a insuficiência cardíaca leve caracteriza-se por dispneia ao realizar esforços, retrações, noradrenalina plasmática levemente aumentada e sudorese ao mamar, no caso de lactantes.
Apesar do crescimento físico ser indolor, algumas crianças apresentam dores de crescimento, cujas características são:
serem contínuas e bilaterais nos membros inferiores.
ter comprometimento articular e serem unilaterais nos membros inferiores.
apresentarem limitação de movimento nos membros afetados.
ocorrerem no fim do dia ou à noite.
cursarem com alterações laboratoriais mas não de imagem.
Assinale a alternativa incorreta em relação à insuficiência cardíaca congestiva.
Após o primeiro ano de idade, a insuficiência cardíaca pode resultar de miocardiopatias, febre reumática, outras doenças vasculares do colágeno, endocardite e arritmias cardíacas graves.
Neonatos são menos dependentes da frequência cardíaca elevada do que da pré-carga para manutenção do débito cardíaco.
Neonato com padrão alimentar caracterizado por aumento no tempo de mamada, necessidade de interrupção para descansar ou desconforto respiratório associado à sudorese, mesmo em temperaturas amenas, precisa ser investigado para caso de insuficiência cardíaca congestiva.
Na evolução crônica da insuficiência, os mecanismos compensatórios tentam fornecer substrato mínimo para a subsistência, protegendo áreas metabolicamente críticas, como cérebro e miocárdio, em detrimento da circulação periférica e da demanda metabólica para o crescimento.
Na insuficiência cardíaca congestiva, a congestão venosa sistêmica provoca náuseas, vômitos e anorexia, contribuindo para a desnutrição protéico-calórica.
A febre é uma queixa muito comum nos atendimentos pediátricos. Considerando a temperatura corporal pode-se afirmar que:
apresenta ritmo circadiano sendo menor no final da tarde.
varia na faixa de 36,5 a 37,8 ºC a nível axilar.
se for medida na orelha é igual à temperatura bucal.
a nível retal é cerca de 0,5 ºC maior que a temperatura axilar.
sua variação no lactente é menor em relação ao adulto.
Assinale a alternativa correta quanto aos tipos de meningites.
A meningite criptocócica usualmente tem evolução subaguda, em poucas semanas, com sintomas inicialmente inespecíficos e brandos, para, a seguir, tornar-se bastante sintomática, com febre, vômitos cefaleia, irritabilidade e letargia. Se não tratada, é 100% fatal.
Na meningite tuberculosa, os pacientes já apresentam, na fase inicial da doença, um grau importante de deterioração, com alterações de tônus e de consciência, muitas vezes irreversíveis.
Na maioria dos casos de meningite viral, o líquido cerebroespinhal apresenta pleocitose, acompanhada de aumento nos níveis de glicorraquia e de proteinorraquia, mas a bacterioscopia/bacteriologia é negativa.
Os sintomas da meningite viral normalmente obedecem à mesma divisão etária da meningite bacteriana, porém com curso mais agressivo, principalmente nos casos das infecções herpéticas.
No período neonatal, a meningite costuma estar associada à sepse, também sendo comum a irritação meníngea.
O principal hormônio regulador da excreção do potássio é:
antidiurético
corticosteroide.
insulina.
aldosterona.
renina.
Sabendo-se que a meningite é um processo inflamatório purulento no sistema nervoso central, analise as assertivas abaixo.
I. Na meningite criptocócica, os exames de neuroimagem podem ser normais em até 50% dos casos, mesmo nas fases mais avançadas. Já o exame cultural costuma ser positivo em menos de 50% dos casos. II. A meningite tuberculosa é uma forma subaguda ou crônica de meningite, mas pode apresentar-se de modo agudo, mimetizando um quadro de meningite bacteriana, principalmente na população pediátrica. III. Na meningite bacteriana, o tempo de tratamento varia para cada germe, sendo 14 dias para os casos neonatais e listeriose, 21 dias para enterobactérias, 5-7 dias para penumococo e 10-14 dias para meningococo. IV. Após 72 horas do início do uso do antibiótico, todos os pacientes, mesmo os que se apresentarem afebris nas primeiras 24-48 horas do tratamento, precisam ser submetidos a nova punção lombar. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...