Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O refluxo gastroesofágico (RGE), que pode ser definido como o fluxo retrógrado e repetido de conteúdo gástrico para o esôfago, caracterizado pela presença de regurgitações, é muito frequente em crianças. Na maioria das vezes, sua evolução é benigna. Ao lado da dor abdominal e da constipação intestinal, o refluxo constitui uma das principais causas de consultas na pediatria. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. RGE é um processo fisiológico, que ocorre várias vezes ao dia tanto em lactentes como em crianças, adolescentes e adultos e que ocasiona pouco ou nenhum sintoma.
Um lactente de oito meses de vida é levado à consulta por apresentar aumento das partes moles na região deltoide esquerda. A mãe referia que desde o nascimento, a criança movimentava pouco o braço esquerdo além de apresentar irritabilidade e palidez. No exame, apresentava gânglios cervicais e axilares pequenos e móveis. O fígado era palpável a 4 cm do RCD e ponta de baço palpável no RCE. Radiografia do úmero com presença de osteocondrite e periostite. Punção lombar com líquor límpido, sem células, cultura negativa. A principal hipótese diagnóstica é:
O refluxo gastroesofágico (RGE), que pode ser definido como o fluxo retrógrado e repetido de conteúdo gástrico para o esôfago, caracterizado pela presença de regurgitações, é muito frequente em crianças. Na maioria das vezes, sua evolução é benigna. Ao lado da dor abdominal e da constipação intestinal, o refluxo constitui uma das principais causas de consultas na pediatria. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A principal ferramenta diagnóstica da DRGE, além da história clínica e da anamnese, é o ultrassom esofagogástrico, considerado padrão-ouro na sua identificação e na diferenciação entre essa doença e o RGE.
Em relação ao Índice Preditivo de Asma para Crianças, que avalia os fatores de risco dos pré-escolares no prognóstico de asma persistente na idade escolar, a resposta que contêm dois fatores de risco considerados critérios maiores para esta doença é:
O refluxo gastroesofágico (RGE), que pode ser definido como o fluxo retrógrado e repetido de conteúdo gástrico para o esôfago, caracterizado pela presença de regurgitações, é muito frequente em crianças. Na maioria das vezes, sua evolução é benigna. Ao lado da dor abdominal e da constipação intestinal, o refluxo constitui uma das principais causas de consultas na pediatria. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Confirmada clinicamente a doença do refluxo, indica-se como tratamento o uso de antagonistas do receptor H2 ou bloqueadores da bomba de prótons.
Um adolescente de 14 anos de idade, infectado pelo HIV, por transmissão vertical, sem adesão aos medicamentos antivirais, apresenta febre e tosse, há 10 dias. Ao exame: febril, tossindo, emagrecido, hipocorado, dispneico, porém com boa saturação periférica de oxigênio. Ausculta pulmonar: estertores subcrepitantes nos dois terços superiores do hemitórax esquerdo. Teste tuberculínico não reator. Radiografia de tórax: consolidação em lobo inferior direito. Mãe falecida, há cinco anos por tuberculose. O quadro clínico sugestivo é de pneumonia:
O refluxo gastroesofágico (RGE), que pode ser definido como o fluxo retrógrado e repetido de conteúdo gástrico para o esôfago, caracterizado pela presença de regurgitações, é muito frequente em crianças. Na maioria das vezes, sua evolução é benigna. Ao lado da dor abdominal e da constipação intestinal, o refluxo constitui uma das principais causas de consultas na pediatria. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A realização do exame contrastado do trato gastrointestinal superior (RxEED) é uma boa opção para confirmar ou não a presença de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
A mucopolissacaridose que se caracteriza por ser um distúrbio ligado ao X é a doença de:
Em relação às convulsões na infância e na adolescência, julgue os itens a seguir. Crises caracterizadas por movimentos breves e abruptos de flexão axial, adução dos membros superiores e flexão dos membros inferiores, em salvas de curta duração e com padrão de EEG hipsarrítmico caracterizam a epilepsia mioclônica grave do lactente.
Uma menina de 9 anos de idade, apresenta febre vespertina, tosse e emagrecimento. Tem mal estado geral e mucosas hipocoradas. Sua mãe é soropositivo para HIV, em tratamento irregular e seu pai é alcoólotra e tem tosse persistente. Já havia histórico de investigação diagnóstica anterior que revelou, no RX de tórax, imagem de condensação em lobo inferior direito. Fez uso de amoxilina, por uma semana e a imagem radiológica se manteve. O teste tuberculírico não mostrou reação. Há suspeita de que a criança possa estar infectada por HIV. Nesse caso, a melhor conduta é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...