Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Você intubou um prematuro de 35 semanas em sala de parto. No momento de fixar a cânula orotraqueal, assinale a alternativa que apresenta qual a marca em cm que deve ficar no lábio superior do paciente, conforme as novas diretrizes da Reanimação Neonatal.
A chamada síndrome metabólica (SM) é caracterizada pela agregação de fatores de risco de origem metabólica que, inter-relacionados, estão diretamente envolvidos no desenvolvimento da doença cardiovascular aterosclerótica e no diabetes melito do tipo 2. No que concerne à criança e ao adolescente, a SM não é formalmente reconhecida, devido à ausência de consenso quanto a sua definição. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Em se tratando da avaliação de pacientes maiores de quatorze anos de idade com fatores de risco para SM, o primeiro exame a ser solicitado, independentemente do critério diagnóstico adotado, é a glicemia de jejum.
Recém-nascido de 31 semanas, parto vaginal, nasceu chorando e com movimentação ativa. Nessas condições o clampeamento do cordão deve ocorrer:
A chamada síndrome metabólica (SM) é caracterizada pela agregação de fatores de risco de origem metabólica que, inter-relacionados, estão diretamente envolvidos no desenvolvimento da doença cardiovascular aterosclerótica e no diabetes melito do tipo 2. No que concerne à criança e ao adolescente, a SM não é formalmente reconhecida, devido à ausência de consenso quanto a sua definição. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. O excesso de tecido adiposo libera citocinas inflamatórias e, em resposta a esse estado inflamatório crônico, o organismo libera fatores pró-trombóticos. Assim, no paciente obeso, pode-se encontrar elevação de proteína C-reativa (PCR), fator inibidor do ativador de plasminogênio (PAI-1) e fibrinogênio.
As cardiopatias congênitas representam causa importante de morbimortalidade no período neonatal, de modo que o diagnóstico precoce e o conhecimento de fatores de risco materno, assim como da fisiologia do sistema cardiológico do feto, são importantes. Em relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Em relação à circulação no feto, destaca-se a complexidade: o oxigênio é extraído da placenta e retorna ao átrio direito, por meio da veia umbilical e do ducto venoso; o sangue oxigenado da veia umbilical é direcionado, através da fossa oval, para o átrio esquerdo, ventrículo esquerdo e aorta.
As cardiopatias congênitas representam causa importante de morbimortalidade no período neonatal, de modo que o diagnóstico precoce e o conhecimento de fatores de risco materno, assim como da fisiologia do sistema cardiológico do feto, são importantes. Em relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Entre as cardiopatias congênitas acianóticas, as mais comuns são a comunicação interventricular (CIV) e a comunicação interatrial (CIA), estando essa última associada a complicações como inversão do shunt em função de embolia pulmonar.
As cardiopatias congênitas representam causa importante de morbimortalidade no período neonatal, de modo que o diagnóstico precoce e o conhecimento de fatores de risco materno, assim como da fisiologia do sistema cardiológico do feto, são importantes. Em relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A dificuldade respiratória é um dado de avaliação cardiovascular importante para o diagnóstico das cardiopatias congênitas. Na ausência de cianose, deve-se considerar o diagnóstico de pneumopatia ou hipertensão pulmonar.
Crianças que fazem uso crônico de ácido acetil salicílico (AAS), após a vacinação contra varicela, devem suspender o AAS por:
As cardiopatias congênitas representam causa importante de morbimortalidade no período neonatal, de modo que o diagnóstico precoce e o conhecimento de fatores de risco materno, assim como da fisiologia do sistema cardiológico do feto, são importantes. Em relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Após o nascimento e a queda da resistência arterial pulmonar, os pulmões passam a fazer as trocas gasosas. Nesse momento da vida, pode ocorrer a chamada asfixia perinatal, que causa sofrimento miocárdico, com lesões compatíveis com isquemia, acompanhadas de graus variáveis de disfunção ventricular e hipertensão arterial-pulmonar.
Uma menina negra de 18 meses de vida apresenta palidez e irritabilidade há três meses. O exame físico revelou: mucosa descorada e sopro sistólico na borda esternal esquerda. O fígado era palpável a 2 cm do RCD e ponta de baço palpável a 1 cm do RCE. Exames laboratoriais: dosagem de hemoglobina: 4,6g; hematócrito: 17%; hemácias: 2.400.000. Aspecto das hemácias microcítico e hipocrômico com presença de hemácias em alvo. Reticulócitos de 1%. Ferro sérico: 28 mcg/100mL e índice de saturação de transferrina de 10%. O diagnóstico provável é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...