Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às convulsões na infância e na adolescência, julgue os itens a seguir. As convulsões febris simples são do tipo tônico-clônicas generalizadas, de curta duração, únicas e precoces. Se acompanhadas por sinais neurológicos transitórios, denominam-se atípicas ou complexas.
Dentre as hiperlipidemias de causas secundárias, aquela associada à hipertrigliceridemia é a:
Em relação às convulsões na infância e na adolescência, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Um adolescente foi atendido no ambulatório queixando-se de sofrer de crises de desmaios com queda súbita e postura de hiperextensão de tronco, braços e pernas. Durante as crises, ele treme, geme e pisca repetidas vezes. Assertiva: Nesse caso, trata-se de distúrbio não epiléptico, não estando indicado tratamento anticonvulsivante.
As características bioquímicas do derrame pleural que sugerem a realização de drenagem são:
Julgue os próximos itens, a respeito das patologias genéticas, suas características e seus diagnósticos. A função da bomba de sódio e potássio na membrana da hemácia do portador de anemia falciforme é reduzida, sendo essa característica responsável pelo acúmulo de hemoglobina S e pela elevação da concentração de hemoglobina corpuscular média.
Criança de quatro anos de idade, previamente hígida, é atendida por seu pediatra por apresentar tosse e febre alta há dois dias. Observou-se discreta tiragem intercostal, regular estado geral e frequência respiratória de 48 ipm. A radiografia de tórax evidenciou consolidação pulmonar em lobo superior direito. Foi prescrito amoxacilina oral para a criança. Na reavaliação, ocorrida 72h, após o exame inicial, o estado geral da criança era mais comprometido: febre baixa, porém persistente e frequência respiratória de 50 ipm. A radiografia de tórax de controle mostrou pequeno derrame pleural associado à consolidação dos lobos superior e médio direito. A conduta adequada é:
Julgue os próximos itens, a respeito das patologias genéticas, suas características e seus diagnósticos. Os testes de triagem neonatal são relevantes para o diagnóstico da deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), já que a maioria dos pacientes com essa deficiência é assintomática.
Os seguintes marcadores genéticos e características histológicas da mucosa do intestino delgado, estão associados à doença celíaca:
Julgue os próximos itens, a respeito das patologias genéticas, suas características e seus diagnósticos. A deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), uma condição autossômica recessiva e ligada ao cromossomo X, é a desordem enzimática mais comum em humanos.
Menino de cinco anos de idade, apresenta febre com duração de 6 dias, lábios hiperemiados e fissurados, adenopatia cervical de 2,5 cm unilateral, edema e eritema das mãos ou pés. É critério de diagnóstico de doença de Kawasaki quando houver associação com:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...