Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os níveis de ácido úrico reduzem linearmente com a idade. No homem idoso, eles se equiparam aos níveis mais inferiores das mulheres não idosas.
Asfixia moderada.
Asfixia leve.
Asfixia grave.
Normal.
Insuficiência cardíaca.
Um lactente de três anos de idade é o quarto filho de sua irmandade a ser acometido de varicela, com imunização prévia realizada há seis meses. Ele recebeu o diagnóstico de varicela infectada e foi encaminhado para internação no setor de infectologia pediátrica de um hospital. Após três dias em uso de cefazolina, ele evolui com sonolência e escala de coma de Glasgow de 10. O neuropediatra solicitado para o parecer da criança decide submetê-la à punção lombar. Com base nessas informações, as contraindicações para realização de punção liquórica incluem
I infecção no trajeto da agulha.
II agitação extrema do paciente.
III inabilidade técnica.
IV hipertensão intracraniana.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas um item está certo.
Apenas dois itens estão certos.
Apenas três itens estão certos.
Todos os itens estão certos.
Uma criança de oito anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, residente no entorno do Distrito Federal, é admitida na pediatria de um hospital por evoluir com dificuldade de marcha iniciada há dez dias, com piora progressiva, até perda da marcha em três semanas. O seu exame clínico evidenciou paralisia flácida de membros inferiores com reflexos patelares e aquileus abolidos e bexiga neurogênica. Considerando essa situação, assinale a alternativa correta.
Para o diagnóstico de mielorradiculopatia esquistossomótica, a ressonância magnética de coluna é o exame neurorradiológico de primeira escolha em crianças.
A eletroneuromiografia tem características específicas para o diagnóstico da mielorradiculopatia por esquistossomose.
Diante da suspeita de tumor intrarraquidiano, os achados de mielotomografia computadorizada têm sensibilidade de 63%.
Não há indicação de notificação para casos suspeitos de paralisia flácida/poliomielite, pelo fato de a poliomielite por vírus selvagem ter sido erradicada.
Nesse caso, pode-se afastar definitivamente o diagnóstico de mielorradiculopatia por esquistossomose, pois essa forma de apresentação neurológica só acomete adultos e idosos.
O termo paralisia cerebral (PC) foi descrito no ano de 1843 pelo ortopedista inglês William John Little, que observou 47 crianças acometidas de rigidez espástica. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A PC acomete lactentes, levando-os a distúrbios de motricidade, tônus e postura.
O potencial de reabilitação de uma criança está diretamente relacionado ao sistema percepto-cognitivo e ao controle motor.
A PC atáxica pode ter como causa a síndrome de Dandy-Walker.
A PC hipotônica tem como diagnóstico diferencial, nos primeiros meses ou anos de vida, outras formas de PCs.
É uma encefalopatia crônica infantil que se caracteriza por distúrbios de caráter crônico-progressivo, os quais se manifestam em um cérebro em desenvolvimento.
Lactente de seis meses, nascido na zona rural de Pedro II, foi amamentado com seio materno exclusivo até os 2 meses, quando a sua mãe faleceu após acidente de moto. Então introduziram leite de vaca meio a meio, mas a criança apresentava diarréia, distensão, irritabilidade e vômitos horas após tomar o leite. Devidos aos sintomas relatados a criança passou a tomar exclusivamente leite de cabra com melhor aceitação. O controle laboratorial mostra hemoglobina= 7,5g/dl, VCM= 100, leucócitos= 4,200/mm3 e reticulócitos de 2%. O tratamento inicial desta criança deve incluir a suplementação dietética com:
ácido fólico;
ferro;
vitamina B12;
piridoxina;
niacina.
Qual o sinal de maior valor no diagnóstico de sinusopatia aguda bacteriana em lactentes?
Obstrução nasal.
Tosse noturna.
Presença de secreção purulenta pós-nasal.
Cefaléia.
Radiografia com seios da face sem aeração.
Criança de 10 meses, chega ao pronto socorro com quadro clínico de febre alta, vômitos e diarréia há 6 horas. As evacuações são líquidas com sangue e muco. Ao exame está desidratada de segundo grau, irritadiça. O hemograma mostra 19.000 leucócitos com 19% de bastões, 65% de segmentados, 1% de eosinófilos, 10% de linfócitos e 5% de monócitos. O germe causador desta infecção é provavelmente:
shigella;
salmomela;
E. coli enteropatogênica;
rotavírus;
mebíase.
Lactente de 14 meses, apresenta há três dias febre alta com tosse, dispnéia progressiva e queda do estado geral. Na radiografia de tórax nota-se processo pneumônico inespecífico lobo médio. Você o interna e inicia penicilina cristalina, após 48 horas a radiografia de tórax é repetida devido à piora do quadro clínico. Nela aparece derrame pleural à direita. Sua principal hipótese diagnóstica é:
tuberculose miliar;
pneumonia estafilocócica;
insuficiência cardíaca congestiva;
abscesso pulmonar;
tumor pulmonar.
Criança de 18 meses, chega ao Pronto Socorro do Satélite às duas horas da manhã trazido por sua mãe com tosse rouca importante. Após a anamnese e exame físico você chega ao diagnóstico de laringotraqueobronquite (crupe viral). Qual é o agente mais comumente associado a esta doença?
Adenovírus
Influenza.
Parainfluenza.
Rinovírus.
Vírus sincicial respiratório.
O aleitamento materno deverá ser contra-indicado no caso de a mãe ter:
HIV positivo;
tuberculose;
mastite;
hepatite A;
existem duas alternativas corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...