Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Criança de 5 anos apresenta diarreia com fezes líquidas, sem muco, pus ou sangue. A mãe relata em consulta que, só durante a manhã, a criança já apresentou 10 episódios de diarreia. Em exame, a criança apresenta olhos encovados, turgor de pele pastoso, pulsos finos e a perfusão tecidual demorou 7 segundos para retornar ao normal. Com base nesse relato, assinale a alternativa que indica o grau de desidratação dessa criança:
3º grau (grave).
1º grau (leve).
2º grau (moderada).
4º grau (muito grave).
5º grau (choque).
O tratamento com hormônio do crescimento (GH) é indicado em várias condições clínicas. Assinale a alternativa em que EXISTEM EVIDÊNCIAS CONCRETAS de benefícios com o uso do GH.
Recém-nascidos prematuros que demoram a ganhar peso.
Síndrome de Down.
Retardo constitucional do crescimento e puberdade.
Síndrome de Seckel.
Síndrome de Turner.
Menino de 8 anos é levado ao hospital porque se queixou à mãe de dor no tornozelo esquerdo quando calçava o tênis. Ao médico, o menino disse que achava que tinha um bichinho no tênis. No exame físico, foi encontrado edema local com presença de várias ulcerações locais, rash cutâneo, petéquias e suspeita de picada. Os exames laboratoriais não mostraram sinais de hemólise. Essas evidências caracterizam provavelmente a ação de que animal peçonhento?
Aranha caranguejeira.
Lagarta.
Potó
Formiga
Aranha marrom.
Pré-escolar, 30 meses de idade, apresenta quadro de dor intensa à mobilização do cotovelo esquerdo. Vinha descendo a escada de mãos dadas com o irmão de 12 anos que a segurou bruscamente pelo antebraço para evitar uma queda. Assinale a alternativa MAIS PROVÁVEL para essa condição clínica.
Subluxação da cabeça do rádio.
Fratura de úmero.
Fratura em galho verde da ulna.
Hemorragia na articulação do cotovelo.
Luxação de ombro.
Joana, 15 anos, foi internada no hospital devido a uma diarreia. O soro de reposição continha: glicose, NaCl 0,9% e HCO3. Preocupada pois o soro estava fluindo muito devagar, sua mãe resolve aumentar o fluxo. Após a atitude materna, qual o distúrbio do equilíbrio acidobásico pode ocorrer com essa paciente?
Acidose respiratória.
Alcalose respiratória.
Acidose metabólica.
Acidose mista.
Alcalose metabólica.
Com relação ao atendimento aos adolescentes, assinale a alternativa CORRETA.
Adolescentes menores de 14 anos nunca devem ser atendidos sem a presença de acompanhantes.
Em caso de gravidez é necessário comunicar aos pais ou responsáveis.
A presença dos pais nas consultas deve ser desencorajada.
O sigilo deve ser quebrado em caso de atividade sexual desprotegida em menor de 16 anos.
A prescrição de anticoncepcionais para adolescentes deve ser feita com autorização dos pais.
Paciente de 10 anos foi trazido ao hospital por apresentar diarreia crônica e fraqueza muscular, íleo adinâmico, hipotensão e extrasístoles. No ECG: inversão onda T, segmento ST retificado. A dosagem de Na+ era 140 mEq/L e a de K+ 2,2 mEq/L. Nesse caso, qual distúrbio hidroeletrolítico está ocorrendo?
Hiponatremia.
Hipocalcemia.
Hipomagnesemia.
Hipocalemia (hipopotassemia).
Hipofosfatemia.
Lactente com cinco meses de idade, prematuro de 35 semanas, é levado à UBS com a seguinte história: começou com febre há três dias (38 ºC), tosse e chiado no peito. Ao exame: regular estado geral, FR = 66 irpm, FC = 144 bpm, tiragens subcostais e intercostais, sibilos e estertores difusos. Assinale a alternativa que contém o PROVÁVEL DIAGNÓSTICO E A TERAPÊUTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS indicada para o caso.
Pneumonia bacteriana, necessitando internação com uso de penicilina cristalina.
Pneumonia bacteriana, tratamento domiciliar com amoxicilina e retorno em 48 horas caso não melhore.
Pneumonia bacteriana, necessitando internação com uso de ampicilina e gentamicina, pela prematuridade.
Bronquiolite viral aguda, necessitando internação, tratamento suportivo com oxigênio, uso de Beta 2 agonistas, corticosteroide via oral e fisioterapia respiratória.
Bronquiolite viral aguda, necessitando internação e tratamento suportivo com oxigênio, hidratação endovenosa e medidas gerais.
Uma criança de 8 anos foi trazida ao PS com queixa de chio no peito. Ao examiná-la, o médico encontrou: dispneia intensa, FR de 56 irpm, obnubilado, incapaz de falar frases completas, com ausência do murmúrio vesicular, retração subcostal, subesternal e intercostal intensas. A gasometria arterial mostrava uma acidose respiratória, com paO2 de 50 mmHg e paCO2 de 60 mmHg. Com base nesses dados, pode-se considerar que essa criança possui:
Asma grave.
Asma moderada.
Asma muito grave.
Asma leve para moderada.
Asma leve.
No que se refere às pneumonias na infância, é CORRETO afirmar que:
o mecanismo de resistência do pneumococo à penicilina ocorre por inibição das betalactamases.
quanto mais jovem a criança, com exceção dos primeiros dois meses de vida, maior a chance de doença de etiologia bacteriana.
nos países em desenvolvimento, importante percentual dos óbitos ocorre no domicílio, com poucas horas de evolução da doença.
a frequência de co-infecção vírus-bactéria ocorre em mais de 50% dos casos, principalmente nos países desenvolvidos.
na presença de sibilância, as crianças com taquipneia devem ser classificadas como tendo pneumonia, até prova em contrário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...